Porto Iracema das Artes lança tema “Poéticas da Existência” para ano letivo 2019 e abre primeira oferta de cursos com 170 vagas

Período de inscrições inicia nesta terça-feira, 26 de fevereiro, e segue até 15 de março. Os cursos, gratuitos, são das áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Artes Cênicas e Fotografia.

Com o tema Poéticas da Existência, o ano letivo da escola Porto Iracema das Artes inicia nesta terça-feira, 26 de fevereiro, abrindo inscrições para o Programa de Formação Básica. A primeira oferta do ano disponibiliza 170 vagas para os Cursos Básicos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Fotografia – 75 vagas a mais que em 2018. O objetivo das formações é iniciar o aluno no mundo das artes e da produção cultural. As inscrições serão feitas exclusivamente no site do Porto, na aba INSCRIÇÕES, até 15 de março.

A escolha do tema para nortear as formações e os eventos da Escola este ano seguiu o mesmo processo dos anos anteriores, em que a área pedagógica do Porto Iracema debate sobre as questões que emergiram nas experiências formativas do ano letivo passado. São questões que surgiram e não ganharam o espaço necessário para sua plena reflexão. Em 2019, o Porto Iracema quer provocar o debate sobre as formas como os artistas, em diálogo com as diversas pautas presentes na experiência social, especialmente na realidade brasileira recente, afirmam diferentes modos de existir na construção de suas poéticas, seus atos criativos. Nesta perspectiva, a Escola propõe o tema Poéticas da Existência.

“Neste ano que promete ser de grandes desafios para o Brasil, em especial na área da cultura, o Instituto Dragão do Mar tem como foco a formação. Mais do que nunca, precisamos formar jovens artistas com senso crítico e estético apurados como forma de abrir espaços para uma experiência social mais generosa. Nesse sentido, o tema do ano da Escola Porto resume a urgência do que precisamos buscar em todos os processos artísticos, culturais e sociais”, afirma o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares.

“As narrativas das existências contemporâneas são múltiplas e envolvem questões relacionadas à desigualdade social, ao extermínio das juventudes periféricas, ao racismo, ao feminicídio, à sexualidade, aos gêneros, à homofobia, entre outras. O campo das artes é esse lugar precioso da experiência social, que favorece o pensamento crítico e a construção coletiva de narrativas de existência. Na verdade, narrativas de sobrevivência, no caso específico do Brasil contemporâneo”, destaca a diretora da Escola, Bete Jaguaribe.

CURSOS OFERTADOS

– ARTES CÊNICAS
O Curso Básico de Artes Cênicas ofertará o Percurso Práticas do Ator, que tem como objetivo a iniciação ao fazer teatral tendo como foco a preparação do ator para a cena. Este percurso é dividido em quatro módulos, sendo o primeiro o Navegações Estéticas, seguido de Poéticas Vocais; Poéticas Corporais; e Poéticas da Criação. As aulas acontecerão às segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h, até dia 3 de julho.

Para se inscrever, é preciso ter a idade mínima de 16 anos e ter concluído o ensino fundamental. São ofertadas 25 vagas. A entrevista deste percurso acontecerá dia 20 de março.
CLIQUE AQUI para acessar a ementa de cada módulo e os currículos dos professores.

– ARTES CÊNICAS E AUDIOVISUAL
Numa parceria entre estes dois cursos básicos, o Percurso Ateliê de Escrita Dramática consiste numa experiência de estudo e criação em dramaturgia para teatro e cinema. Além do Navegações Estéticas, este percurso conta com mais três módulos: A Forma Teatral; A Forma Audiovisual; e Criação Narrativa Audiovisual e Criação Narrativa Teatral. As aulas acontecerão às segundas, quartas e sextas, das 18h30 às 21h30 e seguem até 5 de julho.

Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e ter concluído o ensino médio. Também estão sendo ofertadas 25 vagas. A entrevista acontece dia 21 de março.
CLIQUE AQUI para acessar a ementa de cada módulo e os currículos dos professores.

– ARTES VISUAIS
O Curso Básico de Artes Visuais oferta este ano o Percurso de Artes Gráficas, que tem como ênfase o desenho e a pintura, trazendo ainda referências para atuação artística profissional. Este percurso é composto de seis módulos além do Navegações Estéticas: Desenho; Pintura; Áreas de Atuação e Prática de Exposição I; Desenho Digital; Pintura Digital; e Áreas de Atuação e Prática de Exposição II. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30, até 6 de julho.

Como requisitos, é necessário ter idade mínima de 16 anos, ensino fundamental completo e gostar de desenhar e pintar. São 20 vagas. A entrevista acontece dia 21 de março.
CLIQUE AQUI para acessar a ementa de cada módulo e os currículos dos professores.

– AUDIOVISUAL
Na área de Audiovisual são ofertados três percursos: Percurso de Câmera; Percurso de Som; e Percurso de Edição. As aulas de cada um acontecerão às segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h, até 10 de julho. Para se inscrever é preciso ter 16 anos e ensino fundamental completo. A entrevista de seleção acontecerá no dia 20 de março. São ofertadas 25 vagas para cada percurso.

Além do Navegações Estéticas, os percursos são compostos por três módulos. No caso do Percurso de Câmera: O Que é Cinema, A Fotografia em Movimento e Narrativas Visuais. Já o Percurso de Som conta com O Que é Cinema, Narrativas Sonoras e Escrita Sonora. Os do Percurso de Edição são O Que é Cinema, O Software e Criação de Sentidos.

CLIQUE AQUI para acessar a ementa de cada percurso.

– FOTOPOÉTICAS (Fotografia)
Inserido dentro do Programa de Fotopoéticas, o Percurso de Fotografia proporciona uma introdução à linguagem fotográfica como campo de expressão artística. São cinco módulos, além do Navegações Estéticas, sendo: Fotografia Básica; Edição e Tratamento Digital; Áreas de Atuação e Construção de Portfólio; Fotografia e Linguagem; e Edição e Projetos Expositivos. A segunda etapa deste percurso acontece no dia 21. As aulas serão de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30, e seguem até dia 12 de julho. Como pré-requisitos, é exigido ter 16 anos e ensino fundamental completo. São ofertadas 25 vagas.

CLIQUE AQUI para acessar a ementa de cada módulo e os currículos dos professores.

SOBRE O NAVEGAÇÕES ESTÉTICAS
Este é o módulo de abertura dos percursos formativos que promove o encontro entre os alunos selecionados de todos os cursos básicos e artistas de trajetórias consolidadas para um intenso ciclo de reflexões, diálogos e experimentações. O Navegações Estéticas deste ano acontecerá de terça a sexta-feira, 26 a 29 de março, das 9h às 12h. Todos os alunos deverão participar.

SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO BÁSICA DO PORTO IRACEMA DAS ARTES
O Programa de Formação Básica do Porto Iracema abrange as áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Fotografia, sendo estruturado por percursos formativos em que a autonomia do aluno opera como conceito fundamental no processo de construção do conhecimento.

A seleção é dividida em duas etapas. A primeira consiste na análise da inscrição do candidato tendo como base os pré-requisitos específicos do curso e os critérios de prioridade do Porto para o Programa de Formação Básica, que são: ter entre 16 e 29 anos e ser aluno ou ex-aluno de escola pública, com ensino fundamental completo. A segunda é uma entrevista com todos os classificados na primeira etapa. A lista com os nomes dos classificados para a segunda etapa será divulgada no dia 18 de março e o resultado final, no dia 21.

SERVIÇO
O que: Porto Iracema das Artes lança tema “Poéticas da Existência” para ano letivo 2019 e abre primeira oferta de cursos com 170 vagas
Período de inscrição: 26 de fevereiro a 15 de março
Onde: aba INSCRIÇÕES do site do Porto
Resultado da primeira etapa: 18 de março
Resultado final: 21 de março
GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 26/02/2019