Escola de Formação e Criação do Ceará

abarca-capa-site (1)

Porto Iracema das Artes lança programa “aᗺarca” com ações para o interior do Estado

ode ao mar atlantico foto alex hermes
Ode ao Mar Atlântico Foto: Alex Hermes

O novo programa inicia parcerias com ênfase no encontro das poéticas dos artistas

Com o objetivo de ampliar e fortalecer as vivências artísticas e os processos criativos desenvolvidos pelo Porto Iracema das Artes, a escola lança agora o programa aᗺarca – Travessias do Porto. A ideia é expandir a atuação do Porto para o interior do Estado por meio de oficinas, vivências, palestras, performances e aberturas de processos. O projeto envolve todas as esferas formativas da escola, dos Cursos Básicos aos Laboratórios de Criação.

A ideia é criar aproximações e encontros com os diversos projetos artísticos que existem dentro e fora da escola, ultrapassando o escopo da cidade de Fortaleza. Como o próprio nome diz, aᗺarca leva a escola para outros espaços a fim de abranger outros artistas, comunidades e projetos culturais que pulsam para além da Capital.

Bete Jaguaribe, diretora de criação e formação do Porto Iracema, reitera que o novo programa surge com a proposta de desenvolver processos coletivos em outros polos culturais. “aᗺarca surgiu de uma urgência de nossos processos de formação, no sentido de seguir ao encontro de outras experiências artísticas. É um movimento de partilhas e trocas com processos que ocorrem em outros locais. Iniciamos por Itapipoca e Paracuru, com música, dança, artes visuais e teatro. Vamos viver esta experiência e pensar em outras possibilidades de encontros fora de Fortaleza”.

wellington gadelha projeto afrontamento divulgacao
Wellington Gadelha, do projeto Afrontamento Foto: Divulgação

Experiências em Itapipoca (CE)

A primeira ação do novo programa acontecerá nesta sexta, 6, e sábado, 7 de outubro, e será uma imersão coletiva dos projetos “Afrontamento” e “Ode ao Mar Atlântico”, projetos dos Laboratórios de Dança e Música, respectivamente, junto à Cia Balé Baião, a comunidade quilombola Águas Pretas e a Casa Ilê Axé Ogum, em Itapipoca (CE). A ideia dessa edição inaugural é levar ações que, além de integrar artistas e suas pesquisas que têm em comum questões que passam pelas africanidades, construir e firmar projetos artísticos colaborativos e coletivos.

A atividade é uma realização do Porto Iracema em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo e Prefeitura de Itapipoca.

Próximas edições

A segunda edição do programa já está sendo articulada para o mês de novembro, no município de Paracuru, com projetos dos Laboratórios de Música, Teatro e Dança. O Porto deve realizar oficinas, palestras, rodas de conversa e apresentações, sempre com foco na formação artística.

SERVIÇO
O que: Lançamento do programa aᗺarca – Travessias do Porto
Onde: Itapipoca (CE)
Quando:

Dia 06
Quilombo Águas Pretas – Manhã
Roda de conversa
Cia Balé Baião – Noite (19h)
Apresentações Afrontamento e Ode ao Mar Atlântico, seguidas de roda de conversa

Dia 07
Terreiro/Casa Ilê Axé Ogum
Roda de conversa – manhã
Experimentações e construção da ação interventiva – Tarde
Intervenção urbana colaborativa – Noite

GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO