Porto Iracema das Artes lança “Poéticas do feminino” como tema do ano letivo e anuncia 2.400 vagas para cursos básicos em 2018

Ilustração: Raisa Christina

A primeira oferta do ano totaliza 95 vagas para cursos de teatro e artes visuais. Inscrições iniciam nesta sexta-feira, 09, e seguem até 19 de fevereiro

Em 2018, o Porto Iracema das Artes completa 5 anos com oferta de 2.400 vagas para formação em diversas linguagens artísticas. E, para marcar o período letivo, a escola escolheu as “Poéticas do Feminino” como temática norteadora de seus processos formativos. O eixo conceitual contribuirá para a reflexão em trabalhos e ações dos Cursos Básicos, além de servir de mote para debates e eventos diversos na escola de formação e criação do Ceará.

“A importância desse debate é inquestionável, na medida em que surge num momento em que o pensamento parecia esvaziado para enfrentar os desafios do cenário da vida contemporânea. Não cabem mais questões relacionadas ao feminismo da igualdade porque ele aprisionou o ser feminino numa categoria de gênero e na simples lógica da integração ao mundo do capital”, explica Bete Jaguaribe, diretora da escola. “O que nos interessa é debater e dar visibilidade às violências físicas e simbólicas cometidas contra os grupos que tensionam a heteronormatividade machista, branca e elitista. Um debate que se relaciona diretamente com a luta geral pela democracia”, emenda.

A escolha de um tema norteador para as ações da escola acontece desde 2016 e surgiu a partir da observação de questões que emergiram no ano anterior. A ideia é aprofundar essas reflexões no período letivo seguinte. Em 2016, as “Narrativas” tiveram destaque e, em 2017, foi a vez das “Utopias”.

“Essa ideia do feminino (e não do feminismo tradicional) emergiu com muita intensidade nos processos de formação da escola em 2017, assim como ocorreu em todo o mundo. Denúncias de assédios de todas as ordens, num ambiente de crise econômica, impactaram o campo da política e das artes”, enfatiza Bete Jaguaribe. Para ela, o Porto Iracema das Artes “construirá um ambiente oportuno para abrigar estes debates” que interessam também na perspectiva das rotinas domésticas e profissionais da vida comum.

Toda a programação formativa e de eventos da escola será perpassada pelas “Poéticas do Feminino”. No entanto, vale lembrar que os Laboratórios de Criação, que têm como objetivo desenvolver projetos autorais, não são construídos com ênfase neste tema.

Para dar o tom dessas poéticas, a escola convidou a artista visual Raísa Christina para assinar as ilustrações da identidade visual que será adotada ao longo do ano. A cearense pintou um painel do Porto durante o último Festival Concreto.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Nesta primeira oferta de vagas, o Porto abre as inscrições para o Programa de Formação Básica nas áreas de Artes Cênicas e Artes Visuais com 95 vagas. A inscrição para o processo seletivo pode ser realizada gratuitamente, no site da escola, entre os dias 09 e 19 de fevereiro. Para participar, os interessados devem ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo. Cada percurso terá duas etapas de seleção. Os cursos serão realizados de março a julho de 2018. Leia AQUI os detalhes sobre cada curso.

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Eduardo Sousa

(Publicado em 09/02/2018)