Porto Iracema das Artes lança Plânctons, novo programa com foco na formação em Música Eletrônica

As primeiras oficinas acontecem nos dias 5, 6 e 7 de novembro, com acesso gratuito e aberto a todos os interessados

O Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes lança, em novembro, o Plânctons – Núcleo de Formação em Música Eletrônica, que reúne uma série de atividades formativas nas áreas da música eletrônica. A programação inicial conta com três oficinas gratuitas, nos dias 5, 6 e 7 deste mês, destinadas ao aprendizado e à reflexão sobre o uso de recursos eletrônicos na criação e produção musical. A ideia é que as formações oferecidas pelo novo programa sigam o perfil do EntreVozes, também criado este ano, que propõe um ciclo formativo direcionado ao campo da voz como expressão artística.

No dia 5 de novembro, das 15h às 18h, o produtor musical Herlon Robson ministra a oficina “Convergência: Uso de soft e hardwares em diversos gêneros musicais”. A atividade conta com 20 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada. E, na data em que se comemora o Dia Nacional da Cultura, logo após o final da oficina, o Porto Iracema das Artes lança oficialmente o Programa Plânctons com um pocket show de Herlon Robson. Às 18h30, terá início a Sessão Vinil, com a presença da Loja 8″ Polegadas, que trará uma vitrola e seu acervo de álbuns clássicos da discografia brasileira e mundial para que o público possa escolher seus preferidos e tocar.

No dia seguinte, 6 de novembro, também das 15h às 18h, o músico e produtor musical Paulo Tomé, ex-Lab Música 2017, orientará a formação “Ableton Live: o caminho mais rápido entre seu cérebro e os alto falantes”, com a proposta de abordar as possibilidades performáticas do software sequenciador Ableton Live. Encerrando as primeiras atividades do programa, no dia 7 de novembro, o ex-Lab Música 2017, Ivan Timbó ministra a oficina “Como criar música eletrônica sem computadores”, novamente das 15h às 18h. A vivência mostrará como utilizar recursos dos sintetizadores, instrumentos e gravadores, sem uso de software. Em ambas as oficinas também serão ofertadas 20 vagas preenchidas por ordem de chegada.

Todas as oficinas acontecerão na Sala de Música do Porto Iracema das Artes, abertas aos interessados.

Sobre

Paulo Tomé


O músico e produtor musical Paulo T está à frente do Wide Open Mind Project, projeto experimental que mergulha no universo de sintetizadores, sequenciadores, grooveboxes , samplers e cultura de colagens, mesclando com harmonias desenvolvidas e arranjos estudados. Sua identidade musical foi criada a partir do ano 2000. Mas o produtor começou seu envolvimento com a música bem antes, aos 14 anos, quando tocou em diversas bandas.

Atualmente integra o cast do Vaivem Records. Lançou três álbuns com a gravadora nova-iorquina System Recordings (Harmony,Three and a Half , Breed). Outro material de destaque foi o Ep Brassy, com o selo Chocolat Soul Records espanhol, além de coletâneas e singles lançados por diversas gravadoras como Putz Rec, Grooveland Music Sp Recordings e Pragatecno. Emplacou três músicas tocadas nas rádios lounge da American Airlines e Aeromexico durante um ano.

Paulo produz e toca guitarra na banda de Fusion instrumental LILT, que teve seu disco mixado pelo produtor e músico Billy Graziadei (Biohazard, Powerflo) e masterizado no lendário Metropolis Studios em Londres, lançado pelo selo paulistano Sinewave.

Hérlon Robson


Pioneiro no uso de sintetizadores, samplers e tecnologia aplicada à música no Ceará, Hérlon Robson, compositor e multi-instrumentista, de formação erudita em piano, teve seu primeiro álbum lançado, ainda em vinil, em 1984, pela CID Records, intitulado “O garoto e os teclados”.

Nos anos 90 iniciou suas atividades como arranjador e produtor musical, bem como na composição e produção de trilhas sonoras para cinema e TV, recebendo prêmios e destaques em vários festivais de cinema ao redor do Brasil e exterior pelos filmes “Vida Maria” (Dir. Marcio Ramos); “O som do tempo”, “Mãe e Filha”, “Clarisse” (Dir. Petrus Cariri); “Cine Holliudy – 1 e 2”, “O Shaolin do Sertão” (Dir. Halder Gomes) e mais recentemente, Bate Coração, de Glauber Filho, com estreia em 7/11. Além de educador e produtor musical, atua no cenário musical local e nacional em seu projeto de música eletrônica, “DOCTOR VOLTZZ”.

Já ministrou vários cursos, workshops e palestras sobre trilha sonora, produção musical e música eletrônica em várias instituições e universidades, dentre elas: Porto Iracema Das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Rede Cuca, Unifor e Universidade Federal do Ceará. Seu trabalho autoral, atualmente voltado para o ambiente virtual, pode ser acompanhado pelo YouTube.

Ivan Timbó


Ivan Timbó é instrumentista e produtor musical. Sua musicalidade transita por diversos gêneros da música urbana, combinando improvisação instrumental com a pulsação das batidas eletrônicas. O resultado dessa mistura é uma sonoridade imagética e ambiental, que faz com que seja frequentemente convidado para desenvolver oficinas, trilhas e produções para espetáculos, performances e projetos audiovisuais.

Fundou, em 2010, o estúdio e selo musical SEPASSANDO rec, plataforma de experimentação e produção musical onde realiza trabalhos artísticos e comerciais. Lançou álbuns disponíveis no Spotify e outras plataformas.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Porto Iracema das Artes lança Plânctons, novo programa com foco na formação em Música Eletrônica
Quando: Dias 5, 6 e 7 de novembro

>> Terça-feira, 5 de novembro

Oficina “Convergência: Uso de soft e hardwares em diversos gêneros musicais” e performance com Herlon Robson
15 às 18h > Sala de Música do Porto Iracema das Artes (rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)> Gratuito > 20 vagas por ordem de chegada

Pocket Show com Herlon Robson
18h > Sala de Música do Porto Iracema das Artes (rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)> Gratuito

Ação ‘Sessão Vinil – Presença da Loja 8″ Polegadas com vitrola e seu acervo de álbuns clássicos da discografia brasileira e mundial’
18h30 > Sala de Música do Porto Iracema das Artes (rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)> Gratuito

>> Quarta-feira, 6 de novembro

Oficina “Ableton Live: o caminho mais rápido entre seu cérebro e os alto falantes”, com Paulo Tomé
15h às 18h > Sala de Música do Porto Iracema das Artes (rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)> Gratuito > 20 vagas por ordem de chegada

>> Quinta-feira, 7 de novembro

Oficina “Como criar música eletrônica sem computadores”, com Ivan Timbó
15h às 18h > Sala de Música do Porto Iracema das Artes (rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)> Gratuito > 20 vagas por ordem de chegada

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 31/10/2019