Porto Iracema das Artes lança 2º ciclo de debates com artistas da cena em formação em parceria com Curso de Teatro da UFC

Vídeos com atrizes e atores convidados serão disponibilizados no YouTube da Escola, semanalmente, a partir desta terça-feira, dia 15 de setembro, e seguem até o dia 5 de outubro.

Com o intuito de compartilhar e debater vivências, experiências e aprendizagens em trajetórias artísticas, o Porto Iracema das Artes dá continuidade ao ciclo de debates on-line “Conversas com artistas da cena em formação”. A primeira convidada da sequência é a atriz Jupyra Carvalho, que integra um bate-papo com a temática “Abismo de experiências”. Os encontros serão lançados em vídeo no canal do YouTube do Porto Iracema todas as terças-feiras, a partir das 10h, nos dias 15, 22 e 29 de setembro e 6 de outubro.

Por meio da linguagem teatral, audiovisual, circense e performática é que Jupyra busca compartilhar suas experiências e se expressar artisticamente. Graduanda em Teatro na Universidade Federal do Ceará (UFC), ela falará no vídeo sobre seus percursos de aprendizagens, com o desenvolvimento de metodologias e valores próprios formuladas a partir dos percalços encontrados, elementos também presentes na primeira série de conversas. Continua na mediação deste segundo ciclo o professor adjunto do Curso de Teatro na Universidade, Tiago Fortes.

O ponto norteador dos ciclos é a tese de doutorado de Tiago, “A condição do ator em formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate”, recém publicada pela Paco Editorial. Elementos centrais da obra serão debatidos juntamente aos processos formativos dos convidados.

Semanalmente, de 10 a 31 de agosto, foram lançados os quatro primeiros vídeos, que podem ser conferidos AQUI. A próxima edição deste segundo ciclo conversa sobre “O narcisismo do artista da cena” com o ator Rodrigo Ferreira.

O Conversas com artistas da cena em formação é promovido pelo Lab Teatro da Escola Porto Iracema das Artes em parceria com o Curso de Licenciatura em Teatro da UFC. A ação online, pensada para o momento de isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus, é um desdobramento do evento ocorrido em junho nas redes sociais da Escola, “Poéticas de Coexistência – Artes Cênicas”, que seguirá nos próximos meses debatendo sobre outras linguagens artísticas.

Sobre Jupyra Carvalho

Jupyra Carvalho é uma artista trans compelida a compartilhar a sua existência por forças terrenas, cósmicas e travestis, através da linguagem teatral, circense, da performance e audiovisual. É graduanda do curso de Teatro (Licenciatura) da Universidade Federal do Ceará. Integrou como bolsista a equipe de gestão do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno durante o ano de 2019. É integrante do coletivo circense “Desvie”, composto apenas por mulheres cis e trans, que pesquisa artística e tecnicamente a acrobacia aérea e suas possibilidades de estar corpo no circo. É atual estudante do Colaboratório em Artes Circenses.

Sobre Tiago Fortes

É professor adjunto do Curso de Teatro-licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Teatro pela UNIRIO. Autor do livro “A Condição do Ator em Formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate”. Em sua trajetória acadêmica já participou da publicação de livros, revistas e congressos nacionais e internacionais como Congreso Internacional y Congreso Nacional de Teatro (IUNA-ARG) e Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Seus trabalhos cênicos já participaram de festivais como Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Festival Atos – Campina Grande (PB), Mostra Sesc Cariri, Festival de Teatro de Fortaleza e Bienal Internacional de Dança do Ceará. Destacam-se os trabalhos “Como Representar os Negros?, “As Suplicantes” e “De Santiago do Chile, 1973” como diretor e “O Coração Denunciador” e “Cartas do Asilo” como ator.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: Porto Iracema das Artes lança 2º ciclo de debates com artistas da cena em formação em parceria com Curso de Teatro da UFC
Quando: 15, 22, 29 de setembro e 6 de outubro, a partir das 10h
Onde acessar: Canal do YouTube do Porto Iracema

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Pedro Victor Lacerda

Publicado em 14/09/2020