Escola de Formação e Criação do Ceará

encontrotransatlanticodedramaturgia_CAPA (1)

Porto Iracema das Artes divulga lista de selecionados para oficina de dramaturgia aformativa

A formação, realizada pelo Coletivo Soul em parceria com a escola, acontece na próxima segunda-feira, 22 de janeiro

A escola Porto Iracema das Artes torna pública a relação dos selecionados para a oficina “Dramaturgia Aformativa/Teatro Aformativo: O teatro como espaço de radicalidade negativa” com o dramaturgo paulista Alexandre Dal Farro. A formação acontece nesta segunda-feira, das 18h às 22h, na sala de teatro do Porto.

A oficina procura abordar um olhar para o teatro enquanto espaço destrutivo, como contraposição à arte enquanto “espaço de apaziguamento”. A partir da experiência de Alexandre Dal Farra como autor e diretor de peças, a a tentativa é a de criar uma alternativa à ideia do performativo.

Voltada a artistas integrantes de grupos e coletivos de teatro (cada grupo/coletivo pode inscrever até dois participantes), a formação recebeu inscrições de 15 a 18 de janeiro de 2018. Parte da programação do II Encontro Transatlântico de Dramaturgia, a oficina é realizada pelo Coletivo Soul, grupo contemplado pelo prêmio Rumos Itaú Cultural com o Projeto UnDead: Desmortais do Inominável, que consiste na encenação a partir de material dramatúrgico deixado por Abraham Stoker, designado como “Drácula, or The Un-Dead: a Play in a Prologue and Five Acts”.

O Projeto Undead começou no Porto Iracema a partir da participação do Coletivo Soul na primeira turma do projeto Criadores em Cena, em 2015, com colaboração do diretor de teatro e também integrante do Coletivo, Thiago Arrais. Em novembro de 2017, o Projeto estreou o espetáculo “Drácula ou o Desmortal” (Dracula or the Undead), resultado da pesquisa, no Teatro Académico Gil Vicente, em co-produção com a Universidade de Coimbra, de Portugal. A estreia brasileira acontecerá em Fortaleza, na próxima quarta-feira, dia 24 de janeiro, no Theatro José de Alencar.

Confira abaixo a lista dos selecionados para a oficina:

Altemar Gomes Monteiro
Francisco Glauder Da Silva
Jeísa Rodrigues Fontenele
Juliana Maria Teixeira Nunes
John Kennedy Costa da Silva
Lucas Martins Dias
Tatiane Albuquerque Alves
Velma Freire Barbosa

SERVIÇO
O que: Oficina “Dramaturgia Aformativa/Teatro Aformativo: O teatro como espaço de radicalidade negativa”, com Alexandre Dal Farra
Quando: Dia 22, das 18h às 22h
Onde: Sala de teatro do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)