Escola de Formação e Criação do Ceará

IMG_8839

Porto Iracema das Artes comemora 03 anos com programação especial durante todo mês de agosto

IMG_8839

Na próxima segunda-feira (01), o Porto Iracema das Artes dá início à programação especial do aniversário de três anos da escola, com atividades que incluem cursos, debates e apresentações de trabalhos desenvolvidos por alunos durante o ano. A agenda de aniversário ocupará todo o mês de agosto, período em que também iniciam-se os processos de aprofundamento das experiências das diversas esferas de formação da escola, em 2016.

O Porto Iracema das Artes, inaugurado em 29 de agosto de 2013, vem nos últimos três anos implantando um projeto de formação em artes, com ênfase em experiências estéticas que favorecem o ato da invenção, nas diversas linguagens artísticas. Nesses três anos de funcionamento foram realizadas um total de 9.240 matrículas entre 375 cursos ofertados no Programa de Formação Básica, já no Programa de Formação Técnica foram 140 matrículas nos cursos técnicos de Dança e Animação Gráfica para Jogos Eletrônicos. Os Laboratórios de Criação desenvolveram 63 projetos envolvendo 237 artistas, 59 tutores e mais de 100 oficinas e 284 tutorias. “Estamos num processo de amadurecimento, convivendo nestes três anos com experiências transformadoras. O Porto se estabelece como um lugar extraordinário em que grandes artistas e jovens iniciantes partilham suas poéticas, em processos de grande potência criativa” – observa Bete Jaguaribe, diretora da escola.

Durante todo o mês de agosto serão inúmeras apresentações dos mais diversos cursos e linguagens, que ocorrerão na sede da escola, no Cena 15 e no Centro Dragão do Mar. Música, teatro, artes visuais, dança, cinema e gamers, em oficinas, pocket shows, apresentações de portfólio, performances, rodas de conversa, intervenções e masterclass compõem a programação que prevê também um evento especial para os amantes de jogos eletrônicos: o “Bojogá no Porto”, uma degustação de videogames antigos, como Atari, Nintendo, Master System, Megadrive, Super Nitendo, Playstation, que vai atrair os apaixonados por jogos. Uma Masterclass com o ator Chico Diaz acontece às 19h do dia 29, data oficial de aniversário da instituição, seguida de um show que reunirá apresentações dos quatro projetos do Laboratório de Música 2016: Tocata Livre, Erivan, Banda Rivera e Nayra Costa.

O Porto Iracema, inaugurado em 29 de agosto de 2013, é uma escola de artes do Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Cultura, com gestão do Instituto Dragão do Mar, sediada na Rua Dragão do Mar, 160. O Porto Iracema das Artes tem como objetivo formar profissionais críticos, aptos a atuarem no campo das artes em suas diversas linguagens, comprometidos com os processos de criação de novas formas de perceber, pensar, conhecer e viver a experiência social contemporânea.

Confira no site da escola Porto Iracema das Artes a programação completa.

Link da programação no ISSU: https://issuu.com/portoiracemadasartes/docs/programa____o_porto_iracema_03_anos