Porto Iracema das Artes celebra aniversário de Paulo Freire com diversas atividades

Roda de conversa e oficina de serigrafia marcam encerramento do Programa Paulo Freire a Bombordo

Desde o mês de junho deste ano, o Porto Iracema das Artes vem promovendo uma série de ações em homenagem à vida e à obra da Educação Brasileira. Agora, o projeto Paulo Freire a Bombordo chega ao fim em uma tarde de partilhas sobre as experiências vividas durante os encontros em torno do pensamento do mestre, promovidos pelo Porto Iracema e outras instituições da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará que também estão sob gestão do Instituto Dragão do Mar. A celebração acontecerá na data em que Paulo Freire completaria 98 anos de idade, no próximo dia 19 de setembro, e as atividades acontecem a partir das 14h, no auditório do Porto Iracema das Artes.

Foto: Té Pinheiro // Aula aberta com Gleyce Kelly Heitor iniciou o projeto Paulo Freire a Bombordo no Porto Iracema das Artes.

Uma roda de conversa reunirá as equipes pedagógicas e alguns alunos e alunas do Porto Iracema, do Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ) e da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. As três integram a Rede de Escolas Criativas do Instituto Dragão do Mar, ao lado da Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco, e participaram de forma articulada do projeto Paulo Freire a Bombordo.

Também serão exibidos trechos de entrevistas com Paulo Freire e o educador Yan Belém realizará uma prática de serigrafia, em que será reproduzida e distribuída ao público, gratuitamente, a imagem de Paulo Freire. Quem tiver interesse em ter estampada o rosto do educador em papéis e tecidos específicos, como lenços e blusas, deverá trazer o material.

Dois meses de ações

Foto: Alan Sousa // Ruth Cavalcante conduziu uma manhã de formação à luz da pedagogia de Paulo Freire.

Ao longo dos últimos dois meses, no Âmbito do Paulo Freire a Bombordo, o CCBJ realizou o projeto Navegações Freirianas, que promoveu atividades formativas e culturais inspiradas pelas ideias de Freire em doze escolas estaduais do território do Grande Bom Jardim. Já a Escola Thomaz Pompeu Sobrinho realizou exposição de bordados confeccionados coletivamente por alunos da instituição, em diálogo com os ensinamentos do professor.

Foto: Té Pinheiro // Uma das seis edições do “Relendo Paulo Freire – A Pedagogia da Autonomia”, com a condução de Carolina Ruoso

O Porto Iracema das Artes realizou oficinas, aulas abertas e debates a partir das ideias do educador, tanto na sede da Escola quanto durante a programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Além disso, o Porto Iracema promoveu ações de leitura coletiva da obra do educador no “Relendo Paulo Freire: A Pedagogia da Autonomia”, cuja última edição foi realizada pela Escola na última terça-feira, 17 de setembro. Artistas, professores de diversas áreas, pesquisadores e interessados em geral participaram das seis edições.

Sobre Yan Belém

Yan Belém é autor e educador na linguagem fotográfica. Tem formação técnica em Cenografia pela EtdUFPA e formação livre em fotografia através de oficinas e workshops que participou em diversos equipamentos culturais de referência no Pará e no Ceará. Atua em ações educativas desde 2012, com a difusão dos primórdios da fotografia em projetos de arte educação nas capitais e interiores do Brasil. Atualmente se dedica aos estudos e experimentações com técnicas de impressão do Séc XIX, produzindo conteúdos distribuídos pela marca Azul Nostalgia. Seu trabalho de fotografia documental está presente em diversas exposições e publicações coletivas no Brasil, França e Argentina.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes celebra aniversário de Paulo Freire com atividades gratuitas

Quando: Quinta-feira, 19 de setembro, a partir das 14h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)

GRATUITA

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro

Publicado em 17/09/2019