Escola de Formação e Criação do Ceará

A formação abre as inscrições nesta quarta-feira, 17, no site da Escola, e seguem disponíveis até 28 de outubro. O curso é voltado para amantes de HQ com idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo

Porto Iracema das Artes segue com seleção para curso de quadrinhos

quadrinhos 2
A formação abre as inscrições nesta quarta-feira, 17, no site da Escola, e seguem disponíveis até 28 de outubro

Contar todo tipo de história em quadrinhos. Esta é a proposta do curso “Fazendo Quadrinhos do Jeito que For”, que será ministrado pelos professores Pedro Brandão, Natália Matos, Ricardo Lira e Márcio Moreira no Porto Iracema das Artes. A formação abre as inscrições nesta quarta-feira, 17, no site da Escola, e seguem disponíveis até 28 de outubro. O curso é voltado para amantes de HQ com idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo. São ofertadas 25 vagas para os interessados.

As aulas do curso, de acesso gratuito e total de 45 h/a, mesclam teoria e prática de quadrinhos, indo desde a concepção do roteiro ao desenho, colorização, balonamento e edição. A formação acontecerá de 05 a 27 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 14h30min às 17h30min, no Porto Iracema.

O processo seletivo para o curso será feita em duas fases. A primeira, análise das fichas de inscrição, acontece no dia 30 de outubro, com divulgação dos pré-selecionados no mesmo dia pelo site da Escola. Já a segunda fase, de entrevista presencial, está marcada para acontecer em 1º de novembro, às 15h, no Porto. A lista de selecionados estará disponível no dia 02 de novembro, também no site da Escola.

Matrículas dos selecionados

As matrículas dos aprovados acontecem no primeiro dia de aula do percurso (05/11), na secretaria do Porto. Os selecionados que estiverem iniciando nos cursos formativos do Porto deverão trazer cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência. Os que já passaram por formação na Escola devem apenas preencher uma ficha de inscrição, disponível na própria secretaria.

Confira o conteúdo programático do curso:

1 – Introdução do curso, apresentação da ementa, discussão sobre histórias em quadrinhos

2 – Roteiro: teoria e prática 1

3 – Roteiro: teoria e prática 2

4 – Desenho: teoria e prática 1

5 – Desenho: teoria e prática 2

6 – Fazendo quadrinhos (tiras)

7 – Fazendo quadrinhos (página)

8 – Fazendo quadrinhos (narrativas curtas)

9 – Fazendo quadrinhos (narrativas longas)

10 – Cor: teoria e prática 1

11 – Cor: teoria e prática 2

12 – Letreiramento: teoria e prática

13 – Tutoria de projetos

14 – Preparo para impressão e divulgação do trabalho 1

15 – Aula final, apresentações de trabalhos, avaliação do curso

Sobre os facilitadores

Pedro Brandão, mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É pesquisador de quadrinhos e host do “HQ Sem Roteiro Podcast”. Também é professor de roteiro da Oficina de Quadrinhos da UFC.

Natalia Matos é formada em Arquitetura pela UFC e licencianda em Artes Visuais pelo IFCE. É também ilustradora.

Ricardo Lira é ilustrador freelancer e formado em Design Gráfico pela Fa7. É amante de cultura geek, linework e aquarela.

Márcio Moreira é mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), roteirista no Laboratório de Mídias Educacionais da UFC e integrante do coletivo de quadrinistas Netuno Press.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes abre seleção para curso de quadrinhos a partir desta quarta-feira (17)

Quando: 05 a 27 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 14h30min às 17h30min

Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Inscrições: De 17 a 28 de outubro em portal.portoiracemadasartes.org/inscricoes

GRATUITO