Porto Iracema das Artes abre inscrições para três oficinas gratuitas de dança

Porto Iracema das Artes abre inscrições para três oficinas gratuitas de dança em outubro
Oficinas são organizadas pelo Programa de  Dança da escola

A escola Porto Iracema das Artes inicia outubro abrindo inscrições, a partir desta terça-feira (3), para três oficinas gratuitas de dança. As formações, organizadas pelo Laboratório e pelo Curso Técnico em Dança, acontecerão entre os dias 13 e 19, e serão ministradas pelo pernambucano Helder Vasconcelos, pelo paulista Luiz Fernando Bongiovanni e pelo baiano Leonardo França. Ao todo, são 55 vagas.Todas as atividades são gratuitas.

OFICINA PULSO-PRESENÇA
Nesta oficina, o músico, ator e dançarino Helder Vasconcelos pretende trabalhar a tradição popular como um jeito de fazer que tem em sua essência a integração com a natureza das pessoas. A principal ferramenta de trabalho da oficina é o corpo. “É a partir da integração do corpo em ação com o processo mental que se dá a integração de cada participante com sua própria essência e natureza”, ele explica. O artista, que participou do Lab Dança 2016 como tutor, volta a Fortaleza para dar a oficina dentro do projeto Corpos Embarcados, de Circe Macena, Marina Brito e Alisson Barbosa.

A formação acontecerá nos dias 13, 14 e 15, das 14h às 17h, na sala de Dança do Porto e é voltada a bailarinos e coreógrafos. As inscrições podem ser feitas AQUI até o dia 9 de outubro. O resultado será divulgado no dia 10. São apenas 15 vagas. É pedido que cada participante traga um instrumento musical e use roupas leve.

Helder Vasconcelos é formado nas tradições do Cavalo Marinho e do Maracatu Rural, manifestações populares da Zona da Mata de Pernambuco. Foi um dos criadores do grupo musical Mestre Ambrósio, uma das referências do movimento Mangue Beat, em que atuou por 11 anos. Participou de festivais de dança, teatro e música no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão. Desenvolve um trabalho de formação, por meio de oficinas, desde 1998. Dirige e atua no grupo Boi Marinho, que participa do carnaval pernambucano desde 2000. No cinema, atuou nos longa-metragens “Baile Perfumado” (1996), “O Homem que Desafiou o Diabo” (2007) e “A Luneta do Tempo” (2014).

OFICINA DANÇA ESTILHAÇADA: CORPOS MÚLTIPLOS PARA MÚLTIPLOS HORIZONTES, CIDADES, CORPOS E MATERIALIDADES 
Esta oficina é uma oportunidade para artistas de diversas áreas e curiosos diversos experimentarem práticas, conversas e compartilhamentos de obras que abordam o corpo pela perspectiva relacional e transversal. A atividade terá mediação do artista baiano Leonardo França, que vem trabalhando a ideia de dança estilhaçada e está construindo uma parceria com o artista Wellington Gadelha no projeto Afrontamento, do Laboratório de Dança do Porto Iracema.

A ideia da oficina é propor conversas e experimentos corporais coletivos a partir de três possíveis entendimentos de corpo que acompanha os trabalhos do artista Leonardo França: corpo-infiltração-paisagem, corpo-rito-jogo e corpo-ficção-fricção. A formação acontecerá de 9h às 13h, nos dias 16, 17 e 18, no Porto Iracema. Inscreva-se AQUI até o dia 11. São apenas 10 vagas. O resultado sai no dia 13.

Leonardo França integra desde 2010 a equipe de artistas-curadores da Dimenti produções culturais. Em sua atuação estilhaçada assume diferentes posições como diretor, dançarino, ator e performer. Suas criações ganham múltiplas configurações como espetáculos, instalações, livro-objeto, músicas e curtas-metragem. Em 2016, teve dois trabalhos indicados como melhores espetáculos de dança do Rio de Janeiro pelo Jornal O Globo: Ouriço e Looping: Bahia Overdub, em co-direção com Felipe Assis e Rita Aquino. No seu trajeto já realizou residências artísticas no Brasil, em Portugal e na Alemanha.

OFICINA COMPOSIÇÃO E IMPROVISAÇÃO
A oficina “Composição e Improvisação”, que será ministrada pelo bailarino, professor e coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni, tem o objetivo de desdobrar matrizes de improviso em composição e instruir os participantes a pensar e produzir estratégias de composição coreográfica a partir de materiais originados em processos improvisacionais de pesquisa de movimento, trabalhando o repetível e o irrepetível.

A formação acontecerá na sala de dança do Sesc Iracema, de 16 a 19 de outubro, no horário das 14h às 17h30. As inscrições podem ser feitas AQUI até o dia 12. São oferecidas 30 vagas. A lista de selecionados será divulgada no dia 13.

Luiz Fernando Bongiovanni é bailarino, professor, coordenador de oficinas, coreógrafo e diretor do Núcleo Mercearia de Idéias. Trabalhou na execução de oficinas de improvisação e composição com entidades diversas e nas companhias nas quais fez trabalhos coreográficos, incluindo o Balé da Cidade de São Paulo do Teatro Municipal, o Balé do Teatro Guaíra, o Balé do Teatro Castro Alves, Balé da Cidade de Niterói e o Corpo de Baile Jovem do Teatro Municipal. Coordenou a Residência Coreográfica da Oficina Cultural Oswald de Andrade, realizou Oficinas de Improvisação e Composição no Centro Cultural São Paulo, na Escola Municipal de Bailado e no Centro Cultural da Juventude.

SERVIÇO

O que: Oficina Pulso-Presença, com Helder Vasconcelos
Quando: 13 a 15 de outubro, de 14h às 17h
Local: Sala de Dança do Porto Iracema
Inscrições: 3 a 9 de outubro AQUI
Resultado: 10 de outubro
GRATUITO

O que: Oficina Dança-estilhaçada: corpos múltiplos para múltiplos horizontes, cidades, corpos e materialidades, com Leonardo França

Quando: 16 a 18 de outubro, de 9h às 13h
Local: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Inscrições: 3 a 11 de outubro AQUI
Resultado: 13 de outubro
GRATUITO

O que: Oficina Composição e Improvisação, com Luiz Fernando Bongiovanni
Quando: 16 a 19 de outubro, de 14h às 17h30
Local: Sesc Iracema (Rua Boris, 90 – Praia de Iracema)
Inscrições: 3 a 12 de outubro AQUI
Resultado: 13 de outubro
GRATUITO