Escola de Formação e Criação do Ceará

labs19_capa-site

Porto Iracema das Artes abre inscrições para Laboratórios de Criação 2019 com novidades

labs19 capa site

Entre as principais mudanças, o formato do Laboratório de Artes Visuais e a bonificação especial para projetos do interior do Estado. Inscrições iniciam nesta quinta-feira (28) e seguem até 31 de março.

Após seis anos, 128 projetos desenvolvidos e 329 artistas alcançados, os Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes iniciam a sétima edição com novidades. Em 2019, além de cada uma das linguagens passar a ter regulamento próprio, o Lab. Artes Visuais adotará um formato mais longo, o Lab. Cinema concederá uma bolsa nacional e os projetos vindos do interior do Ceará ganharão bonificação extra em todas as linguagens. As inscrições, abertas nesta quinta-feira (28), seguem até o dia 31 de março, exclusivamente pelo site do Porto, na aba INSCRIÇÕES.

“Os ajustes são resultados de um profundo debate da Escola com o campo artístico. No ano passado, mobilizamos encontros gerais e específicos por linguagem, que chamamos de Poéticas do Porto, para ouvir o máximo de sugestões e impressões”, explica a diretora do Porto, Bete Jaguaribe. “Além disso, também levamos em conta as avaliações dos artistas integrantes dos Laboratórios que, ao final do processo, nos deram seu feedback. Tudo isso, claro, muito discutido internamente entre as coordenações pedagógicas e a direção. O resultado são regulamentos mais democráticos e atentos às especificidades de cada área”, destaca.

Algumas dessas mudanças abrangem todos os Laboratórios e outras são específicas de algumas linguagens. Entre as gerais, os critérios de avaliação agora terão pesos diferentes. Outra novidade é a criação de uma bonificação para projetos de proponentes que residem em outros municípios do Estado do Ceará, à exceção da capital. Do máximo de cem pontos que cada projeto pode obter, se a proposta vier do interior cearense, cinco pontos serão atribuídos na segunda etapa.

despejadas lab teatro 2017 foto allan diniz
“Despejadas”, Laboratório de Teatro 2017. Foto: Allan Diniz.

No caso da Dança e do Teatro, também serão atribuídos outros dois tipos de bonificação. O segundo, de cinco pontos, será concedido aos projetos de artistas proponentes que apresentem experiência de, pelo menos, quatro anos continuados na concepção de pesquisa e criação artística. O terceiro, de dois pontos, é o chamado bônus de trabalho conjunto, que será dado aos projetos cujos artistas (proponente e colaboradores) já tenham uma trajetória de parceria na linguagem.

Ainda em relação às mudanças específicas de cada linguagem, foi criada a modalidade Nacional no Lab. Cinema, que contemplará um projeto de uma das outras quatro Regiões do Brasil (Norte, Sul, Sudeste ou Centro-Oeste). Outra novidade desta linguagem é que só serão aceitos projetos de roteiro de ficção.

LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS

preciso me comunicar com voce lab artes visuais 2017 foto joyce s vidal
“Preciso me comunicar com você”, Laboratório de Artes Visuais 2017. Foto: Joyce S. Vidal

O Laboratório de Artes Visuais inicia um novo formato a partir de 2019, com duas temporadas: a formativa e a investigativa. A primeira equivale a um curso de 7 meses, dividido em sete eixos temáticos, um a cada mês. A segunda temporada corresponde ao modelo tradicional dos Laboratórios de Criação do Porto, com o desenvolvimento dos projetos artísticos selecionados previamente. Na seleção deste ano, 30 alunos serão escolhidos para a primeira temporada e, ao final dela, os que tiverem 75% de aproveitamento das atividades submeterão projetos de artes visuais a serem avaliados por uma comissão específica, que escolherá quatro projetos entre os que serão desenvolvidos na Edição 2020 dos Laboratórios.

Durante a Temporada Formativa, a cada mês serão ofertadas 20 horas-aula de um curso, no turno da noite, mediado por profissionais convidados e com reconhecida experiência na área das Artes Visuais. Os eixos temáticos são: (1) Arte e Política; (2) Processos e Procedimentos Poéticos; (3) Questões Decoloniais: Gênero, Raça e Lugar de Fala; (4) Circuito, Instituições e Anti-institucionalidade; (5) O Ceará e a Experiência da Arte; (6) Linguagens Transversais Críticas: Texto, Linguagem e Escritura; (7) Forma e Materialidade. As 20 h/a restantes do curso deverão ser de atividades complementares (seminários internos, grupos de estudos, visitas a exposições, mesas de debate etc). Nesta primeira temporada, não haverá ajuda de custo ou bolsa para os participantes.

Os critérios para se inscrever no Laboratório de Artes Visuais são os mesmos das demais linguagens. A diferença é que, agora, o candidato não precisa submeter o projeto. No entanto, as etapas seguidas serão as mesmas: avaliação dos documentos, avaliação de currículo e portfólio e entrevista.

VEJA AQUI O ADENDO AO REGULAMENTO. 

 

O QUE CONTINUA

inferninho lab cinema 2013
“Inferninho”, Laboratório de Cinema 2013.

O que não muda nesta sétima edição dos Laboratórios de Criação é o número de projetos contemplados em cada laboratório. Os Labs de Dança, Música e Teatro terão quatro projetos, enquanto o Lab Cinema selecionará seis: quatro do Ceará, um do Nordeste e um Nacional. Como nas edições anteriores, a seleção contemplará oficialmente um proponente e até dois colaboradores por projeto (com exceção do Cinema, que nos projetos do Ceará sempre contou com uma dupla). A duração do Lab. continua a mesma e será de sete meses, de junho a dezembro deste ano.
A forma de seleção também será realizada como antes, dividida em três fases, sendo a primeira etapa a avaliação dos documentos; a segunda, a avaliação técnica, por meio de carta de intenções e portfólio/currículo; e a terceira, avaliação presencial, por meio de entrevista com a comissão de avaliação.

Também continuam valendo as principais condições de participação, como ter mais de 18 anos (isso vale tanto para os proponentes, quanto para os artistas colaboradores) e residir há no mínimo dois anos no Ceará (exceto projetos das modalidades Nordeste e Nacional do Lab Cinema). E dentre as condições que impedem a participação na seleção, continuam vigorando as de que artistas proponentes e colaboradores das duas últimas edições (2018 e 2017) não podem se inscrever.

Confira abaixo o regulamento de cada Laboratório:

Regulamento e Adendo Laboratório Artes Visuais 

Regulamento Laboratório Cinema

Regulamento Laboratório Dança

Regulamento Laboratório Música

Regulamento Laboratório Teatro

 

Para tirar dúvidas sobre os regulamentos, entre em contato com as equipes de cada laboratório:

Laboratório de Artes Visuais – laboratorioartesvisuais@gmail.com
Laboratório de Cinema – cena15.audiovisual@gmail.com
Laboratório de Dança – assistente.cenicas@gmail.com
Laboratório de Música – labmusicaporto@gmail.com
Laboratório de Teatro – assistente.cenicas@gmail.com

SERVIÇO
O que: Inscrições abertas para Laboratórios de Criação 2019
Quando: 28 de fevereiro a 31 de março de 2019
Inscreva-se AQUI.
GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes
Publicado em: 28/02/2019. Atualizada em 22/03/2019, às 21h22min, com o adendo do Laboratório de Artes Visuais.