Escola de Formação e Criação do Ceará

carolina-soares_capa-site

Porto Iracema das Artes abre inscrições para curso sobre o corpo na fotografia contemporânea

 

carolina soares foto de mariana parente
Carolina Soares. Foto: Mariana Parente

Formação, que será ministrada por Carolina Soares, acontece de 15 de maio a 28 de junho, às terças e quintas à tarde

O Porto Iracema das Artes abre, nesta sexta-feira (27), inscrições para o curso “O corpo na fotografia contemporânea: entre a perversão e a dissidência”, com Carolina Soares. A formação é uma oferta complementar ao Percurso de Fotografia dos Cursos Básicos de Artes Visuais. As inscrições seguem até o dia 6 de maio e as aulas acontecem de 15 de maio a 28 de junho. São 25 vagas destinadas a artistas de todas as áreas, maiores de 18 anos. A formação é totalmente gratuita.

A formação terá um total de 45 h/a, com aulas às terças e quintas-feiras, no Porto, das 14h30 às 17h30. O programa se destina a artistas de qualquer linguagem com interesse na fotografia contemporânea e nas questões do corpo na fotografia. As inscrições vão até o dia 6 de maio na aba INSCRIÇÕES do nosso site. A seleção acontece entre os dias 7 e 8 de maio. No dia 10, ocorre a entrevista com os selecinados na primeira etapa. O resultado final será divulgado no dia 11.

O curso é dedicado ao exame do corpo na fotografia a partir da análise do trabalho fotográfico de quatro artistas: Nan Goldin, Larry Clark, Nobuyoshi Araki e Philip-Lorca diCorcia. Tendo em vista o cenário artístico e cultural da década de 1970, esses artistas irão potencializar questionamentos sobre a publicização do privado, as violências ao corpo, o tabu às drogas, à sexualidade e à AIDS. Levando em consideração todos esses aspectos, o curso propõe um debate vivo sobre relevância das produções desses artistas na atualidade.

SOBRE A MINISTRANTE 
Carolina Soares atua nas áreas de história da arte, crítica e curadoria, tendo como principal objeto de estudo a fotografia com ênfase na estreita relação que estabelece com a cultura, as artes plásticas, o cinema e a performance. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (1999) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Com especialização em Fotografia Falmouth College of Arts, na Inglaterra, e mestrado em História, Teoria e Crítica da Arte da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA – USP). E doutora pela mesma instituição e realizou pesquisa pós-doutoral na Universidade de Toronto, Canadá.

Integra desde 2004, o Grupo de Estudos Arte & Fotografia da ECA-USP, coordenado pelo Prof. Dr. Tadeu Chiarelli. Foi pesquisadora do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Participou como pesquisadora do projeto da 28ª Bienal de São Paulo. Foi coordenadora de conteúdos da Base7 Projetos Culturais onde desenvolveu projetos de pesquisa em cultura, museus e artes visuais assim como projetos editoriais.

SERVIÇO
O que: Inscrições abertas para percurso “O corpo na fotografia contemporânea: entre a perversão e a dissidência”, com Carolina Soares
Onde: Sala A5 do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Quando: 15 de maio a 28 de junho
Inscrições: 27 de abril a 6 de maio na aba INSCRIÇÕES
25 vagas
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 27/04/2018