Escola de Formação e Criação do Ceará

Foto Joyce S. Vidal (128)

Porto Iracema das Artes abre inscrições para 6ª turma do Curso Técnico em Dança

foto joyce s vidal 128

O curso, gratuito, é dividido em cinco módulos e tem duração de aproximadamente dois anos

Estão abertas a partir desta terça-feira, 9, as inscrições para o processo seletivo da 6ª turma do Curso Técnico em Dança (CTD) da escola Porto Iracema das Artes. Ao todo, serão ofertadas 30 vagas para o curso, que tem duração de aproximadamente dois anos. A formação, cujo público-alvo são pessoas com  alguma experiência em técnicas corporais, tem como objetivo preparar profissionais técnicos de nível médio, capazes de atuar em dança como intérpretes/criadores a partir de saberes práticos e teóricos aplicáveis em contextos artísticos, técnicos, culturais e sociais contemporâneos.

“O Curso Técnico em Dança é uma ação formativa do Porto Iracema das Artes, reconhecida e certificada pelo Conselho Estadual de Educação, que completa 13 anos em 2018 e se afirma no cenário nacional como referência de uma política pública consistente de formação em dança”, afirma a coordenadora do CTD, a pedagoga e bailarina Cláudia Pires. Para ela, ao apostar no viés formativo para o intérprete-criador, o curso avança na compreensão de percurso formador em dança. “Além disso, rompe com a ideia tecnicista de formação nessa linguagem que ao longo de décadas dissociou pensamento e ação vislumbrando essencialmente capacitação técnica nas mais diferentes vertentes da dança cênica”, acrescenta.

O curso é dividido em cinco módulos de qualificação que incluem Dança Clássica, Dança Contemporânea, Composição e Improvisação, Técnicas Alternativas, Elementos da Música, História da Dança, Cinesiologia Aplicada à Dança, dentre outros, totalizando uma carga horária de 1.380 horas.

As inscrições são gratuitas e seguem até dia 4 de fevereiro de 2018, realizadas exclusivamente pela internet, com o preenchimento do formulário disponível AQUI. Para participar do processo, é necessário ter idade mínima de 16 anos no ato da matrícula, ter concluído ou estar cursando o 2º ano do ensino médio e ter total disponibilidade de segunda à sexta-feira para jornada escolar das 8h30 às 12h30.

Processo seletivo

Após o encerramento das inscrições, entre os dias 5 e 6 de fevereiro haverá a análise de dados e de documentos. De 7 a 11 de fevereiro, começam os agendamentos da primeira etapa da seleção, período em que a coordenação entrará em contato com o aluno informando dia e hora desta etapa. A análise dos documentos e as duas fases da seleção são etapas eliminatórias. No dia 9, haverá uma reunião com todos os inscritos  em que a presença é obrigatória, caso contrário, o candidato será eliminado.

A primeira fase-aula da seleção (elementos de técnica clássica e moderna, composição e improvisação) acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro e nos dias 21 e 22 será a segunda fase (final), com apresentação de um solo composto pela candidata (o) (máximo 3 min) e entrevista individual.

A lista com o resultado final de aprovados (as) será divulgada nas instalações da escola, em nosso site e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) no dia 23 de fevereiro. O período de matrícula compreende os dias 26 de fevereiro a 02 de março, com início das aulas no dia 5 de março.

Leia todos os detalhes do processo seletivo no MANUAL DE INSCRIÇÃO.

A coordenação

A bailarina Cláudia Pires, licenciada em Pedagogia e Especialista em Arte-Educação, tem uma trajetória marcada pela passagem por diferentes companhias de dança da cidade bem como pela atuação na docência em dança nos diversos espaços formativos de Fortaleza. Concluiu pelo Instituto Dragão do Mar, através do Colégio de Dança do Ceará, o curso de Professor de Dança.

Dirigiu o equipamento cultural Vila das Artes, escola de formação em artes da Prefeitura de Fortaleza, entre 2013 e 2016. Integrou o Conselho Municipal de Educação nos anos de 2013, 2014 e 2016 onde presidiu a Câmara de Ensino Fundamental. Integrou a Câmara Setorial de Dança do Ministério da Cultura nos anos de 2005 e 2006. Criou e presidiu a Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (PRODANÇA) de 2003 a 2005.

Representou a dança na Comissão de Análises de Projetos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, onde também prestou serviços à Comissão Estadual de Incentivo à Cultura e ao Festival de Dança do Litoral Oeste. De 2003 à 2010 foi curadora e diretora artística do programa Circuladança da Bienal Internacional de Dança do Ceará. De 2009 à 2012 coordenou, em 20 escolas municipais, o Programa Dançando na Escola, realizado a partir de uma parceria entre Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, através da Vila das Artes, e Secretaria Municipal de Educação.

Sobre o CTD

O Curso Técnico em Dança (CTD), hoje, certificado pelo Conselho Estadual de Educação, é uma experiência que nasceu em 2005, no Instituto Dragão do Mar (IDM), e já se consolidou no Ceará, sendo referência para o resto do País. Ao longo dos últimos anos o Curso Técnico em Dança tem tido como professores convidados nomes como: Flávio Sampaio (CE); Denise Stutz (RJ), (RJ), Graça Martins (CE), Luis Fernando Bongiovanni (SP), Elisa Abraão (GO), Esther Weitzman (RJ), Wilemara Barros (CE), Ernesto Gadelha (CE), Lourdes Macena (CE), Carolina Wiehoff (RJ/CE), Andrea Bardawil (CE) Izabel Gurgel (CE) dentre outros. Integrado a escola Porto Iracema das Artes desde a fundação, em 2013, o curso encerrou o ano de 2017 com a formação da sua 5ª turma com trabalhos que tratam, sobretudo, das relações e inicia 2018 com mais uma turma para formação.

Serviço

O quê: Abertura das inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Dança (CTD)

Quando: De 9 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018

Onde: Inscrições pelo formulário disponível AQUI.

Leia o MANUAL DE INSCRIÇÃO.

GRATUITO