Escola de Formação e Criação do Ceará

semana

Porto Iracema da Artes realiza programação para a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

 

semanadolivroporto_flyer

Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o Porto Iracema das Artes realiza uma programação especial nos dias 27 e 28 de outubro com a exposição dos acervos das Bibliotecas e Nudoc – Núcleo de Documentação e Registro dos equipamentos do Instituto Dragão do Mar e por fim, a Feira da Traça, um espaço de troca de livros que acontecerá no hall da escola.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é celebrada entre 23 e 29 de outubro, finalizando com as comemorações do Dia do Livro (29/10). De 19 a 28 e outubro, o Porto Iracema passará a receber livros para troca.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

– Masterclass com Talles Azignon: “Mediação de leituras: bibliotecas e espaços”

Dia 27/OUT | 18h30 | Sala A3

Talles Azigon, poeta, contador de Histórias, mediador de leituras, Editor e produtor cultural. Fundador da Página Poesia Brasileira, com quase 100 mil seguidores, escreve para os portais de literatura LiteraturaBR, Vem-Vértebras e assina o blog Eu nunca entendi. Talles Azigon é um dos criadores da Editora Substânsia, pela qual publicou seus dois primeiro livros, Três Golpes D’água e MarOriginal. É integrante do Coletivo Poetas do Templo da Poesia, produtor e criador de alguns Saraus e Programas de Literatura em Fortaleza, como o Sarau Substânsial  e o Leituras Públicas. “

– Exposição das Bibliotecas do Instituto Dragão do Mar

27 e 28.OUT | 9h às 17h | Pátio da Escola e Hall do Café

 Com parte do acervo das bibliotecas de cada equipamento do Instituto Dragão do Mar.

– Feira da Traça (Feira da troca de livros) 

28.OUT | 16h30 | Pátio da Escola e Hall do Café

Entrega de livros (doação) até dia 28/10. Entrega na recepção do Porto Iracema e retirada de livros mediante ficha com o número de livros entregues para troca.

Abertura da troca: 16h30

 

 HISTÓRIA DA SEMANA DO LIVRO

————————————————

A partir de 1808, com a vinda da família real portuguesa e a fundação da Imprensa Régia, teve início o movimento editorial brasileiro. O primeiro livro publicado aqui foi o terceiro volume de Marília de Dirceu, em 1812, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. E a escolha do Dia Nacional do Livro remonta a este período, quando a Real Biblioteca, iniciada por D. João I no século XIV, foi trazida à colônia e oficialmente instalada no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1810. Eram 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

Depois da Independência (1822), parte deste acervo retornou a Portugal e parte foi comprada pelo Brasil, dando origem à Fundação Biblioteca Nacional, assim denominada desde 1990. Com nove milhões de itens, é considerada pela Unesco a oitava maior biblioteca do mundo e também a maior da América Latina.

O Dia Nacional do Livro é comemorado nesta data desde 1966. A Lei 5.191, de 1980, instituiu a Semana Nacional do Livro, de 23 a 29 de outubro, a fim de reforçar a importância do livro e valorizar iniciativas de incentivo ao hábito da leitura.