Loading...

Porto Iracema abre inscrições para terceiro módulo de curso com Philippe Dubois

Foto: Joyce S. Vidal

 

O que é estética do cinema? E forma fílmica? O que dizem os movimentos da câmera? É para responder a questões como essas que o professor Philippe Dubois retorna a Fortaleza para ministrar o terceiro módulo do curso “Estética das formas fílmicas”. A etapa formativa terá como tema “História e Teorias do Som no cinema”, com carga horária de 15h/aula. As inscrições podem ser realizadas no link abaixo, por meio do formulário de inscrição. O curso compõe a programação do aniversário de quatro anos da escola Porto Iracema das Artes, comemorados em agosto. As aulas ocorrem entre 23 e 25 de agosto.

O terceiro módulo do curso tem como propósito discutir questões relacionadas ao som, muitas vezes negligenciadas na teoria do cinema. Com 70 vagas disponíveis, os pré-requisitos básicos para inscrição são: idade mínima de 18 anos, ser estudante de cinema, audiovisual e/ou áreas afins e, de preferência, ter feito os dois módulos anteriores, “Teoria da Câmera” e “Teoria da Montagem”, também lecionados por Philippe Dubois.

Philippe Dubois, nascido em 1952, é professor do Departamento de Cinema e Audiovisual da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, onde ocupa a cadeira de “Teorias das formas visuais.” Após mais de seis anos como vice-presidente da universidade, responsável pela política internacional, passou a ser membro sênior do Institut Universitaire de France (IUF) a partir de setembro de 2012.

Dubois publicou 15 livros e mais de uma centena de artigos sobre fotografia, cinema e vídeo, incluindo “O ato fotográfico”, sua primeira obra, em 1983. O livro foi traduzido em diversos idiomas, incluindo português, lançado pelas edições Papirus. “A Questão de vídeo: entre cinema e arte contemporânea”, da editora Yellow Now, lançado em 2012, também ganhou versão brasileira.

Em 2013, Philippe Dubois publicou, no México, uma coletância de escritos sobre a relação entre cinema e fotografia, intitulada “Fotografia e cine” (Edições Televisa). Seu último livro, também editado pelo selo Yellow Now, é um estudo monográfico do filme de Albert Lewin, “O Retrato de Dorian Gray” (2015). Com previsão de lançamento ainda este ano, seu próximo livro é um trabalho coletivo sobre o cineasta e fotógrafo italiano Paolo Gioli.

INSCRIÇÕES AQUI.

SERVIÇO: 

O quê: Estética das formas fílmicas 3: História e Teorias do SOM no cinema

INSCRIÇÕES AQUI.
Inscrições: de 1 a 11 de agosto de 2017

Seleção: 14 a 17 de agosto de 2017

Resultado: 18 de agosto de 2017

Curso: No dia 23/08, das 16h às 19h. Em 24 e 25/08, das 09h às 12h e de 15h às 18h.

 

 

X