Escola de Formação e Criação do Ceará

philippe-dubois_capa-site

Philippe Dubois ministra segundo módulo do curso Cinema e Arte Contemporânea no Porto Iracema das Artes

philippe dubois capa site

Iniciada em fevereiro, a segunda parte da formação acontece nos dias 23 a 27 de abril

O professor francês Philippe Dubois retorna à Escola Porto Iracema das Artes nos próximos dias 23 a 27, para ministrar o Módulo II do curso “Cinema e Arte Contemporânea”. Parceria entre o Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e os Cursos Básicos de Audiovisual do Porto, a formação terá um total de 60 vagas, sendo 40 destinadas prioritariamente aos participantes que concluíram o Módulo I, em fevereiro. As aulas acontecerão das 15h às 18h, no auditório da Escola. Todo o curso é gratuito.

Durante este ano, o curso será dedicado ao chamado “Cinema de exposição”, objetivando o estudo de como as relações entre cinema e arte contemporânea se desenvolveram ao longo dos últimos 20 anos. Analisando um conjunto de práticas artísticas mistas que testemunham várias “formas de presença” do cinema no campo da arte, o curso tem foco em áreas como: cinema expandido, instalações de cineastas, as “reprises” de filmes nas obras de artistas, migrações de dispositivos da sala de cinema para a sala do museu (e vice-versa) etc. O último módulo será realizado ainda maio deste ano.

As inscrições serão presenciais na recepção do Porto, por ordem de chegada, a partir das 14h do dia 23. Das 60 vagas do curso, 40 são para os alunos que finalizaram o Módulo I. As 20 restantes são abertas ao público em geral. Caso as vagas prioritárias não sejam preenchidas, serão ofertadas aos demais interessados. A formação é voltada para estudantes de cinema, artes visuais, comunicação e áreas afins, além de pessoas que se interessam por artes de maneira geral.

PHILIPPE DUBOIS

Philippe Dubois é considerado um dos principais pesquisadores da atualidade no campo da estética de imagem e da figura. Com contribuições decisivas na área da fotografia, cinema, vídeo e domínio digital. Professor do Departamento de Cinema e Audiovisual da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, ocupa a cadeira de “Teorias de formas visuais”. Depois de mais de seis anos como vice-presidente desta Universidade (responsável pela política internacional), ele é, desde setembro de 2012, membro sênior do Institut Universitaire de France (IUF). É professor-visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC.

SERVIÇO
O que: Módulo II do curso “Cinema e Arte Contemporânea”, com Philippe Dubois
Quando: 23 a 27 de abril, das 15h às 18h
Onde: Auditório do Porto Iracema (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Inscrições: Segunda-feira, 23, a partir das 14h na recepção da Escola
60 vagas*
GRATUITO

*40 prioritárias aos participantes que concluíram o Módulo I e 20 abertas ao público em geral

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 17/04/2018