Escola de Formação e Criação do Ceará

Percurso de Câmera

Com: Janaína Marques, Letícia Simões, Mailin Milanes e Alex Meira

O percurso de Câmera apresenta, numa perspectiva teórico-prática, noções básicas de operação de câmera em suas dimensões técnica e discursiva, tendo como fundamento a imagem digital. O percurso é composto por três módulos:

Módulo I (de 03 de abril a 28 de abril) – A Narrativa e a Linguagem no Audiovisual: De caráter prático e expositivo, apresenta o conceito de estrutura narrativa, com ênfase na forma aristotélica e a compreensão da jornada do herói. Por meio da leitura de filmes, discute-se a linguagem audiovisual como recurso de expressão criativa.

Módulo II (de 3 de maio a 29 de maio) – Narrativas visuais: O objetivo é sensibilizar o participante para o uso criativo da técnica em função da narrativa, explorando a câmera e a linguagem de vídeo como meio de contar experiências, sensações e ideias. Numa abordagem teórico-prática, apresenta os equipamentos e as técnicas de manuseio, os tipos de câmera para cinema e vídeo e os acessórios, a compatibilidade entre suportes diversos e formatos de janela. Discute os fundamentos da linguagem e da operação de câmera, considerando aspectos como o uso expressivo dos valores de quadro, eixos, sua composição e ações internas.

Módulo III (de 31 de maio a 28 de junho) – Práticas Criativas em Câmera: Aprofunda, por meio de exercícios práticos, a construção da imagem no audiovisual. Aborda o uso da câmera, as lentes e filtros, os refletores e lâmpadas, os medidores de luz, a temperatura de cor, os tipos de iluminação por pontos de reflexão, a compatibilidade entre diversos suportes.

Carga Horária: 120 horas
Período: 29 de março a 28 de junho (segundas, quartas e sextas)
Horário: 9h às 12h
Pré-requisitos:
– Idade acima de 16 anos
– Ensino fundamental completo
Público alvo: Interessados em audiovisual, na área de FOTOGRAFIA E CÂMERA.
Número de vagas: 25
Período de inscrições: 22 de fevereiro a 13 de março (12h)
Processo seletivo:
13/03 a 17/03 – primeira etapa (análise das fichas de inscrição)
20/03 a 24/03 – segunda etapa (entrevistas)
Divulgação do resultado no site da escola:
17/03 – primeira etapa
24/03 – segunda etapa

PERCURSO CÂMERA:
Navegações Estéticas – 29 a 31 de março
Módulo I – A Narrativa e a Linguagem no Audiovisual – de 03 de abril a 28 de abril
Módulo II – Narrativas Visuais – de 3 de maio a 29 de maio
Módulo III – Práticas Criativas em Câmera – de 31 de maio a 28 de junho

Inscrições: Clique Aqui