Escola de Formação e Criação do Ceará

Ozi - São Paulo

Pela quarta vez, Porto Iracema das Artes recebe atividades e intervenções artísticas do Festival CONCRETO

ozi sao paulo

Festival conta com mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais em 16 dias de evento por Fortaleza.

De 10 a 26 de novembro, Fortaleza recebe a 4ª edição do CONCRETO – Festival Internacional de Arte Urbana com grafite, murais, instalações, esculturas sonoras, performances, rodas de conversa e oficinas por toda a cidade. E a escola Porto Iracema das Artes, parceira do evento desde a primeira edição, receberá a abertura oficial do evento, no dia 18, além de oficinas, palestras e novos murais artísticos pintados pelos artistas do festival, durante os dias 19 a 25. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

O Festival CONCRETO tem como objetivo ressignificar e dar vida aos muros e paredes de Fortaleza, além de proporcionar aos artistas mostrar suas cores, formas e estilos, transformando a cidade em uma grande galeria a céu aberto. As ações são realizadas de forma simultânea, congregando todas as manifestações em um grande evento. A última edição, em 2016, contou com mais de 110 artistas locais, nacionais e internacionais, contemplando mais de 35 projetos do Ceará, 25 propostas nacionais e 13 artistas internacionais de países como Chile, Espanha, México, Polônia, entre outros.

Este ano, o festival receberá mais de 100 participantes, entre artistas e coletivos cearenses, brasileiros de 11 estados e artistas de 12 países. Na edição de 2017, o festival concentra-se em pontos específicos da cidade e não mais espalhados por ela, como nas edições anteriores. Entre os locais que receberão atividades e intervenções do evento, estão o Centro de Eventos do Ceará, os centros socioeducativos da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS), no Passaré, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Espaço Cultural Belchior, a Praça do Ferreira, o Parque Cidade da Criança, a Praça Portugal e o Porto Iracema das Artes.

A edição de 2017 já está com atividades desde o dia 10, com pinturas de grafite nas paredes externas do Centro de Eventos. Mas a abertura oficial e o credenciamento dos artistas acontecerá no dia 18, a partir das 19h, no Porto Iracema. A ocasião contará com falas dos parceiros e organizadores do evento.

No dia seguinte, 19, a partir das 10h, iniciarão as atividades de pintura e grafite nos muros da escola. Os artistas que darão uma nova cara às paredes serão o artista Pablo Tenam, do Chile, o coletivo A Tres Manos, da Colômbia, a artista cearense Raisa Christina, o carioca Bruno BR e a paulista Karen Dolorez. Do dia 20 até o dia 25, as atividades iniciam às 8h. Simultaneamente, também acontecem as pinturas nos centros do SEAS e no Dragão do Mar, com outros artistas.

rian fontenele ceara

No dia 20, às 14h, o Porto Iracema recebe uma oficina de Lambe Lambe, a primeira desta edição, com o coletivo cearense Fóssil Coração de Peixe. A ação terá um limite de 20 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada. Já no dia 21, o coletivo ministra outra oficina, “A Fotografia e o Lambe”, às 14h, e com um limite de 20 vagas preenchidas por ordem de chegada.

No mesmo dia, às 19h, a artista curitibana residente no Maranhão, Zeferina, e a paulista Karen Dorolorez, ministram a palestra “Mulheres na Arte Urbana”, no auditório do Porto. A atividade é aberta ao público.

SOBRE O CONCRETO

Em quatro edições, o festival já contou com a participação de quase 400 artistas que, com grafite, mobiliário urbano, bazares, oficinas, palestras, festas e inúmeras criações se utilizam do potencial arquitetônico da capital e objetivam criar uma nova história para a cidade. Os propósitos vão além de intervir, produzir e difundir a arte urbana. O CONCRETO também visa promover o diálogo com culturas diversas, assim como ampliar seu poder de voz no âmbito da responsabilidade social. Para saber mais sobre o evento e conferir a programação completa, acesse a página do festival.


SERVIÇO

O que: Abertura oficial e credenciamento do 4º Festival CONCRETO

Quando: Dia 18, das 19h às 21h

Onde: Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO

O que: Pinturas de murais artísticos

Quando: 19/11, a partir das 10h  |  20 a 25/11, a partir das 8h

Onde: Porto Iracema

GRATUITO

O que: Oficina de Lambe Lambe e Oficina A Fotografia e o Lambe, com coletivo Fóssil Coração de Peixe

Quando: 20 e 21/11, às 14h

Inscrições: 20 vagas por ordem de chegada para cada oficina

GRATUITO

O que: Palestra Mulheres na Arte Urbana, com Zeferina e Karen Dolorez

Quando: 21/11, às 19h

Onde: Auditório do Porto

GRATUITO


Publicado em 14/11/2017