Escola de Formação e Criação do Ceará

evocando-os-mortos_capa-site

Pela primeira vez no Ceará, espetáculo “Evocando os mortos” é encenado no dia 27 no Teatro do Dragão do Mar

evocando os mortos capa site

 

A apresentação, única, acontece por meio de parceria entre o Laboratório de Teatro do Porto Iracema e o grupo gaúcho Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz

Na próxima segunda-feira, 27 de novembro, o Porto Iracema das Artes, por meio do Laboratório de Teatro, traz a Fortaleza o espetáculo “Evocando os mortos – Poéticas da experiência”. O solo é encenado pela atriz e produtora teatral Tania Farias, do grupo cultural gaúcho Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Travez, que também é tutora do projeto ” Nossos Mortos”, do Laboratório de Teatro do Porto. A apresentação, inédita no Estado, será no Teatro do Dragão do Mar, às 19h, e a entrada é gratuita. Classificação indicativa de 16 anos.

Prestes a completar 40 anos de existência, o grupo de Porto Alegre Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Travez retorna à capital alencarina para apresentação única do solo espetáculo-desmontagem. No monólogo, Tania refaz o caminho do ator na criação de personagens emblemáticos da dramaturgia contemporânea e constitui um olhar sobre as discussões de gênero, abordando a violência contra a mulher em suas variantes, questões que passaram a ocupar centralmente o trabalho de criação do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz.

SINOPSE DO ESPETÁCULO
Desvelando os processos de criação de diferentes personagens, criadas entre 1999 e 2011, a atriz deixa ver quanto as suas vivências pessoais e do coletivo atravessam os mecanismos de criação. Através da ativação da memória corporal, ela faz surgir e desaparecer as personagens, realizando uma espécie de ritual de evocação de seus mortos para compreensão dos desafios de fazer teatro nos dias de hoje. Veja AQUI (http://youtu.be/zS4S8gLYFCI) um vídeo do espetáculo.

FICHA TÉCNICA
“Evocando os Mortos – Poéticas da Experiência”
Criação da Atuadora Tânia Farias a partir de quatro personagens de espetáculos da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
Concepção e atuação: Tânia Farias
Produção:Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
Operação de luz: Marta Haas
Duração: 90 minutos

SOBRE A ATRIZ
Tânia Farias é atriz, encenadora, produtora teatral e integrante da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz desde 1994. Como oficineira/encenadora, orientou os trabalhos Os sinos da Candelária, A última Instância, A Comédia do Trabalho, A questão da terra e Yerma, junto a oficinas populares de teatro. Como professora, coordena a oficina para formação de atores da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. Como atriz e encenadora da Tribo, participou das criações coletivas A Morte e a Donzela de Ariel Dorfmann, A Heroína de Pindaíba de Augusto Boal, Hamlet, Máquina de Heiner Müller, entre outras. Em 2013, Tania concebeu a desmontagem Evocando os mortos – Poéticas da Experiência, onde atua desde então. A atriz já foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor Atriz por Kassandra In Process (2007) e recebeu o Prêmio Açorianos por sua atuação em O Amargo Santo da Purificação (2009) e em Medeia Vozes (2013). Atualmente, Tania é tutora dos projetos Nossos Mortos e Teatro Máquina, do Laboratório de Teatro do Porto Iracema.

SOBRE O COLETIVO TRIBO DE ATUADORES ÓI NÓIS AQUI TRAVEIZ
A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz foi criada em 1978, em Porto Alegre/RS. Desde então, desenvolve pesquisas de linguagem em Teatro de Rua e na vertente intitulada Teatro de Vivência. A Tribo já participou de vários festivais nacionais e internacionais, em países como Argentina e Cuba Em 2015, o grupo recebeu o Prêmio Ordem do Mérito Cultural da República Federativa do Brasil. Para saber mais, acesse o site do coletivo (www.oinoisaquitraveiz.com.br).

SERVIÇO
O que: Apresentação do espetáculo “Evocando os mortos – Poéticas da experiência”, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
Quando: 27 de novembro, às 19h
Onde: Teatro Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Duração: 90 minutos
Classificação indicação: 16 anos
Vagas: 50 lugares
GRATUITO