Os Miseráveis

Resumo: Estudar e encenar Os Miseráveis é a proposta do Grupo Formosura, que também deseja aprofundar sua investigação sobre a técnica do boneco geminado. A pesquisa parte de duas instâncias: a primeira busca desvelar como o boneco geminado pode promover um treinamento para o ator; a segunda refere-se à manipulação propriamente dita e suas possibilidades.

Tutor: Duda Paiva. É manipulador de bonecos, bailarino, coreógrafo e diretor de teatro. Educado como ator e dançarino moderno em Goiânia, Paiva trabalhou para a companhia de dança contemporânea Quasar e para o Balé do Estado de Goiás. Estudou Butoh em Tóquio, com Kazuo Ohno. Em 1996 mudou-se para a Holanda, trabalhou como bailarino profissional para coreógrafos como Paul Selwyn Norton, Itzik Galili, Ron Bunzl, Raz, Piet Rogie etc. Em 1998 começaram seus estudos sobre a arte da animação de fantoches, com a companhia de teatro Gertrude Theater, de Israel, e Neville Tranter, na Holanda. Paiva foi nomeado melhor bailarino holandês em 2001, foi premiado com mais de 25 prêmios internacionais. Com sede na Holanda, a DudaPaiva Company foi fundada em 2004 e atualmente representa a Holanda e o Brasil em diversos festivais internacionais de dança, festivais de teatro de animação e festivais de teatro contemporâneo nos 5 continentes. Neste ano de 2015, Paiva é homenageado como um dos grandes manipuladores da atualidade, como “Artista de Honra” do Festival Mondial des Theatres des Marionnettes de Charleville-Mézières, na França.

Artistas pesquisadores: Graça Freitas, Leonardo Costa, Maria Vitória, Rami Freitas, Ronaldo Queiroz e Samuel Sampio, integrantes do Grupo Formosura.