“Olhares Refletidos” aborda fotografia de parto humanizado

Evento, que é uma parceria entre Ifoto e Porto, traz a fotógrafa Roberta Martins

A próxima edição do “Olhares Refletidos”, evento realizado pelo Instituto da Fotografia (Ifoto) em parceria com o Porto Iracema das Artes, traz a fotógrafa e videomaker Roberta Martins. Num link com o tema do ano trabalhado pela Escola, “Poéticas do Feminino”, a artista debaterá com o público os caminhos da fotografia de parto humanizado, abordando aspectos como a responsabilidade de registrar histórias familiares partindo da imagem como instrumento de rompimento de paradigmas sociais. O evento acontece na próxima terça-feira (29), às 19h30min, no auditório do Porto.

Pioneira desse nicho da fotografia no Ceará, Roberta coleciona publicações de suas obras em jornais e revistas de grande circulação locais e em sites internacionais, além de expor suas fotos no Congresso Nordestino de Ginecologia e Obstetrícia, sendo premiada no I Concurso Nacional de Fotografia de Parto. Mais recentemente, ela participou do documentário “O Renascimento do Parto 2”.

A Fotógrafa

Roberta Martins é mãe, fotógrafa, videomaker e registra partos desde 2014. É pioneira nesse tipo de fotografia no Ceará. Possui formação de doula pelo GAMA-SP e Cinema e Audiovisual pela Casa Amarela-UFC. É uma das colaboradoras do Portal Hora Dourada e membro da International Association of Professional Birth Photographers. Já teve fotografias publicadas nos Jornais Diário de Nordeste, O Povo, nas Revistas Vós, Crescer, Mundo Petit, e em diversos sites internacionais, tais como The Huffington Post e The Birth Hour. Além disso, concedeu diversas entrevistas sobre o papel da imagem para o movimento da humanização do parto para TV Verdes Mares, TV Diário, TV União, TV Fortaleza, Rádio O Povo CBN e Tribuna do Ceará.

Atualmente, tem uma exposição permanente com o título “Aurora: um olhar artístico sobre o parto humanizado”, abrigada no Hospital São Camilo – Cura D’ars. Tirou o terceiro lugar no I Concurso Nacional de Fotografia de Parto, realizado em 2017. Participou como Palestrante do III Congresso Nacional de Parto Humanizado em Florianópolis-SC e fez parte da Exposição Nacional Coletiva “Portal da Vida, múltiplos olhares sobre a beleza de parir”, que esteve no IV Simpósio Internacional de Assistência ao Parto em São Paulo. Em março de 2018, ministrou palestra sobre Fotografia de Parto Humanizado para os residentes de Medicina do NAMI e no Museu da Fotografia.

 

SERVIÇO

O que: “Olhares Refletidos” aborda fotografia de parto humanizado

Quando: 29 de maio, às 19h30min

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes |Lua Latorre
Publicado em: 25/05/2018