Escola de Formação e Criação do Ceará

labcinema_elementos-basicos-do-roteiro-cinematografico_luciana-vieira_pablo-arellano_capa-site

Oficina de Elementos Básicos do Roteiro é realizada no Porto Iracema de 24 a 28 de junho

labcinema elementos basicos do roteiro cinematografico luciana vieira pablo arellano capa site

A atividade é a primeira ofertada pelo programa de formação do Lab Cinema 2019

Com o objetivo de dar aos participantes ferramentas e conhecimentos para começar a escrita de um projeto próprio de longa-metragem, o CENA 15 – Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes realiza a oficina “Elementos Básicos do Roteiro Cinematográfico”, ministrada pelos roteiristas Luciana Vieira e Pablo Arellano, assessores de roteiro do Lab Cinema. A atividade faz parte do programa de formação da 7ª edição do Laboratório e acontece de forma gratuita de 24 a 28 de junho, das 14h às 18h, no Auditório da Escola.

Focado nos elementos básicos necessários à estruturação de um roteiro cinematográfico, o programa dedica uma atenção especial ao paradigma aristotélico de três atos e ao modelo de divisão da narrativa do filme em oito sequências. A ideia é munir os participantes de conceitos teóricos e de técnicas de análise e aprofundamento da estrutura cinematográfica.

Etapas como a de desenvolvimento de cenas estruturantes do roteiro, a criação de personagens, a utilização de ferramentas de eixo e a sinopse argumentativa serão expostas nas aulas com o auxílio de exercícios práticos e análises fílmicas. Ao final, esses exercícios serão o ponto de partida das primeiras ideias para a narração de uma história no cinema.

Para participar da oficina não é necessário fazer inscrição antecipada. As inscrições serão feitas por ordem de chegada no primeiro dia de aula (24 de junho), a partir das 13h, e estão sujeitas ao preenchimento de 50 vagas. A formação é aberta a todos os interessados no tema e tem uma carga horária total de 20 horas/aula.

Acesse aqui o programa da oficina.

FACILITADORES

Luciana Vieira é graduada no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará e atua como diretora, roteirista e produtora na cena audiovisual de Fortaleza. É sócia-fundadora da Orla Filmes e desde 2014 é colaboradora criativa e produtora da Tardo Filmes. Luciana tem em seu currículo a co-direção com Wislan Esmeraldo do telefilme de natal Guerra da Tapioca (Tv Verdes Mares / Tardo Filmes), a co-direção da série infanto-juvenil Lana e Carol (Tv Brasil / Deberton Entretenimento e Praia à Noite), a produção executiva da série Identidade (Tv Brasil / Tardo Filmes), a realização do média-metragem Porque era Ela (Pirinópolis Doc / Orla Filmes e Tardo Filmes), a co-direção do longa-metragem em episódios O Animal Sonhado (18º Mostra de Cinema de Tiradentes / Tardo Filmes) e o roteiro de longa-metragem Natan, desenvolvido no Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes e que posteriormente circulou em laboratórios nacionais como Curitiba Lab, Sesc Novas Histórias e Brasil CineMundi, onde recebeu a menção honrosa do Torino Film Lab (Itália).

Pablo Arellano nasceu na Espanha, em 1982. Graduado em Comunicação Audiovisual pela Universidade Complutense de Madri, é especialista em roteiro de cinema pelo Instituto de Cinema de Madri e especializado em Roteiro de Cinema e TV pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba. Já trabalhou em mais de 30 produções cinematográficas entre curtas e longas-metragens, sempre nas áreas de roteiro, direção e edição. Seus trabalhos foram premiados em festivais internacionais como Cannes, San Sebastián, Munich, Biarritz e Havana. Pablo ministra oficinas de cinema em escolas e instituições como La Piscifactoría e La Casa de Cultura em Espanha, Porto Iracema das Artes e Vila das Artes no Brasil, e na EICTV em Cuba. É professor de cinema do Centro de Altos Estudios Universitarios da OEI e trabalha como curador no Festival Ibero Americano Cine Ceará desde 2015. Atualmente, trabalha como roteirista e consultor de roteiro em diversos projetos audiovisuais entre Brasil, Espanha, Cuba e República Dominicana

SERVIÇO

O que: “Oficina de Elementos Básicos do Roteiro é realizada no Porto Iracema de 24 a 28 de junho”

Quando: 24 a 28 de junho de 2019, das 14h às 18h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Inscrições: Por ordem de chegada a partir das 13h do primeiro dia de aula e sujeitas ao preenchimento de 50 vagas

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme

Publicado em: 18/06/2019