Escola de Formação e Criação do Ceará

img_0079

Violência do estado autoritário é tema do espetáculo que abre a 4ª MOPI do Porto Iracema das Artes

img_0079

O espetáculo “Todos Seremos: Mãe”, do projeto Preamar de Artes Cênicas 2016, estreia no dia 03 de dezembro, no Teatro do Dragão do Mar. No total, serão quatro apresentações (duas sessões em cada dia) nos dias 03 e 04 de dezembro, às 18h e 20h. A capacidade máxima por apresentação neste local será de 50 pessoas. Já dia 09 de dezembro, o Teatro do CCBJ também recebe a peça teatral com duas sessões, sem limite de assentos, às 15h e 19h.

Este ano, o trabalho final traz a montagem do espetáculo ‘Todos Seremos: Mãe’, que tem como ponto de partida a obra ‘Os Cactos’, do dramaturgo cearense Emanuel Nogueira. Originalmente, a peça foca nas relações afetivas, especialmente entre mãe e filho, afetadas pela violência do Estado no período da Ditadura Militar no Brasil. Nesta montagem os alunos (elenco, figurinistas, iluminação) e o diretor, Murillo Ramos, trazem essa discussão para o contexto atual. A diretora do Porto Iracema das Artes, Elisabete Jaguaribe, acentua a importância do processo de construção do espetáculo. “O debate que o espetáculo sugere tem uma grande marca contemporânea. O espetáculo, baseado em temática do período da ditadura militar de 1964, tem uma atualidade dramática, no contexto atual do país. A violência patrocinada pelo estado brasileiro autoritário virou rotina nos dias atuais: contra movimentos sociais, contra movimentos estudantis.”- observa a professora. Para Elisabate Jaguaribe, as violências cotidianas contra jovens da periferia, mulheres, negros e homossexuais, por exemplo, multiplicam-se, atualmente, num contexto atual de política autoritária. “A escola cumpre um papel importante, quando instaura um debate estético sobre a violência do estado autoritário, no contexto atual”- finaliza.

A montagem faz parte da abertura oficial da IV Mostra de Artes da escola Porto Iracema, evento que apresenta toda a produção artística da escola durante o ano. O Preamar é um programa desenvolvido na escola com o objetivo de criar condições de intensas experiências estéticas, com aprofundamento aos estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica de Artes. A proposta é compor equipes de ex-alunos da escola para se engajarem em projetos de criação artística sob tutoria de profissionais de carreira consolidada, elevando ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa.

Sinopse:
A partir da obra Os Cactos, de Emanuel Nogueira, Todos Seremos: Mãe centraliza sua ação na vida/espera constante e diária do filho/sobrinho Pedro, desaparecido nos porões da Ditadura Militar Brasileira. A dor, a espera, a esperança, o desassossego das famílias que perderam seus entes nas ações violentas do Estado são mostrados em um mosaico onde ficção e realidade se confundem. Um espetáculo em carne viva, com cheiro de café, sopa, sonhos interrompidos, afagos e dores. Nesse momento todos seremos mãe, mas poderíamos ser Pedros, Amarildos, Bergsons, Janes… Todos seremos.

Ficha técnica
Texto: Murillo Ramos, com colaboração de Carlos Coreano, Danieli Flores, Emídio Gazebo, Gil Rodriguês e Iole Godinho
Inspirado na obra Os Cactos, de Emanuel Nogueira.
Direção: Murillo Ramos.

Elenco:

Carlos Coreano, Daliene Cipriano, Danieli Flores, Elizabeth Mitchel, Emídio Gazebo, Gil Rodriguês, Iole Godinho, Isaías Vasconcelos, Júlia Vasconcelos, Katiely Passos, Mateus de Sousa, Ohana Sancho.
Figurino: Eduardo Sousa, Felipe Iése e Tim Oliveira.
Confecção: Maria Madalena, Maurília Damasceno, Ateliê Papillon Artes.
Cenário: O grupo.
Confecção: Demacel Móveis Projetados
Sonoplastia: Iole Godinho, Júlia Vasconcelos e Katiely Passos.
Música Autoral: “Composição 1” de Júlia Vasconcelos.
Direção musical: Matu Miranda.
Iluminação: Danieli Flores.
Design gráfico, fotos e comunicação: Tim Oliveira.
Produção: Coordenação dos Cursos Básicos em Artes Cênicas, Danieli Flores, Emídio Gazebo, Iole Godinho e Isaías Vasconcelos.

SERVIÇO:

IV MOPI – Mostra de Artes do Porto Iracema
Espetáculo “Todos Seremos: Mãe”
03 e 04/12 – Teatro Dragão do Mar
18h e 20h (duas sessões) / 50 lugares por sessão.
09/12 – Teatro Centro Cultural Bom Jardim
15h e 19 h (duas sessões)