Escola de Formação e Criação do Ceará

cena-cineclube_mustang_capa-site

Novo ciclo do Cena Cineclube inicia com debate sobre dramaturgia no cinema

cena cineclube mustang capa site

Nesta nova fase, as sessões serão exibidas semanalmente, sempre às quartas-feiras

As sessões do Cena Cineclube, realizadas pelo Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15), retornam em 2018 com um novo ciclo de exibições e debates a partir da próxima quarta-feira, 24 de janeiro. Na primeira projeção do ano, às 19h, ​será exibido ​o filme turco Mustang (2015), dirigido pela cineasta francesa Deniz Gamze Ergüven.

O foco agora será a construção dramatúrgica dos filmes. A programação foi pensada pelos roteiristas formados na 5ª turma do Laboratório de Audiovisual/Cinema do Porto a partir de obras que serviram de referência para a escrita de seus roteiros. “A proposta desse primeiro ciclo é fazer uma ponte com a formação em roteiro/dramaturgia que o Cena 15 realiza através do Laboratório e abrir espaço para que esses roteiristas compartilhem a bagagem e a experiência adquirida durante o ultimo ano na escola”, explica Lis Paim, coordenadora do Laboratório.

Sobre a mudança no formato, Lis acrescenta que as sessões semanais ocorrerão durante o período de férias, mas a continuidade dessa frequência será avaliada para o resto do ano. “A experiência cineclubista é sempre dinâmica e a cada ciclo temos a chance de experimentar um formato diferente”, ela emenda.

O Cena Cineclube é um espaço de exibição pública e gratuita de filmes que acontece, a partir de então, sempre às quartas-feiras. A escolha do primeiro filme é das roteiristas Fernanda Brasileiro e Emilly Benevenuto, que conversarão sobre a obra logo após a exibição, que se inicia às 19h, na sede do CENA 15.

O filme

Mustang conta a história de cinco irmãs de um vilarejo turco que sofrem punições por brincarem com rapazes da região, ato considerado escandaloso pela religião muçulmana. Por esse motivo, elas são mantidas presas em casa enquanto a família busca arranjar seus casamentos. O filme foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 2015 e venceu o Prêmio Lux do cinema, concedido pelo Parlamento Europeu.

Programadoras da Sessão

foto fernanda brasileiro e emily benevenuto para o site do porto

Fernanda Brasileiro é formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e trabalha com direção e roteiro desde 2012. Realizou os filmes Atalanta (2012), Aquele Céu Azul-Petróleo (2016) e Como o Vento (2012), todos com conflitos de personagens femininas no espaço do sertão cearense.

Emilly Benevenuto é atriz e graduanda do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalhou nas equipes de som e produção dos filmes O Vale (dir. Israel Branco, 2017) e Oceano (Dir. Michelline Helena e Amanda Pontes, 2017), respectivamente. Atua e é codramaturga da peça cearense Trinta e Duas.

Serviço

O quê: Novo ciclo do Cena Cineclube inicia com debate sobre dramaturgia no cinema
Onde: Cena 15 (Rua José Avelino, n° 495 – Praia de Iracema)
Quando: 24 de janeiro, às 19h
GRATUITO