[NAVEGAÇÕES ESTÉTICAS] Marcélia Cartaxo discute o ator no audiovisual em Master Class hoje

Navegações Estéticas Final-06Marcélia Catarxo participa da primeira edição das “Navegações Estéticas: partilha de experiências em criação artística” do Porto Iracema das Artes. A atriz realiza a Master Class “O ator no audiovisual – experiências de composição”  hoje, 28, às 20h, no auditório da Escola. No estilo conversa aberta, a atriz apresenta ao público o seu percurso de pesquisa e criação. Marcélia ainda ministra, entre 27 e 30 de abril, a oficina “O ator no set: preparação”, destinada aos alunos selecionados para o percurso de Ator e Câmera.

As atividades marcam o início do percurso de Ator e Câmera, onde a atriz, diretora e preparadora de elenco usará sua experiência com base para discutir o processo criativo do ator na linguagem audiovisual.

Numa perspectiva teórico-prática, a artista aborda aspectos como a construção da personagem a partir do roteiro; a criação partilhada com os demais sujeitos da cena fílmica (diretor, fotógrafo, figurinista, técnicos, entre outros); o trabalho criativo do ator no espaço fílmico (corpo e mediação tecnológica, plano, corte, fragmentação, continuidade); a cena vivenciada e a cena editada.

>> Sobre Marcélia Cartaxo

Marcélia Cartaxo atua nas áreas de Teatro, Cinema e TV. Estreou no cinema no filme “A Hora da Estrela” (1985), de Suzana Amaral – pelo qual ganhou o Urso de Prata de melhor atriz no Festival de Cinema de Berlim, em 1986.  Sua carreira cinematográfica inclui atuações em obras como “Fronteira da Almas”, de Hermano Pena (1988); “Madame Satã” (2002), de Karim Ainouz; “Batismo de Sangue” (2006), de Helvécio Ratton.

Atuou em telenovelas da rede Globo como “Porto dos Milagres” (2002), “Desejo Proibido” (2007), entre outras. Dirigiu e atuou no curta metragem “Tempo de Ira” (2013), recebendo os prêmios de melhor filme, atriz e direção no Festival Cinema e Vídeo e Dcine de Curitiba. Desenvolve pesquisa sobre o trabalho do ator com os métodos Memoria da Emoção, Memória Corporal, Ação Dramática, Observação, Caracterização e Ritmo.

Serviço:

Master class “O ator no audiovisual – experiências de composição”, com Marcélia Catarxo

Quando: 28 de abril, das 18h às 20h

Onde: Auditório do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Evento aberto ao público

Não é necessário efetuar inscrição

Oficina “O ator no set: preparação”

Quando: 27 a 30 de abril, das 14h às 18h

Aulas restritas aos alunos selecionados para o percurso de Ator e câmera