Escola de Formação e Criação do Ceará

labmusica_imagem_andre-gress-germana-guilherme

Na segunda semana de setembro, Porto reúne atividades sobre teatro musical

labmusica imagem andre gress germana guilherme

As atividades acontecem nos dias 10, 12 e 13 de setembro e integram o Programa EntreVozes – Poéticas do canto, da fala e da performance

A Escola Porto Iracema das Artes realiza duas atividades inteiramente gratuitas que têm como ponto de partida as discussões sobre preparação vocal e habilidade corporal, dentro das ações do Programa EntreVozes – Poéticas do Canto, da Fala e da Performance. No próximo dia 10, o auditório da Escola recebe a mesa “Formação em teatro musical brasileiro”, que será mediada pelo diretor e produtor André Gress e a atriz, cantora e compositora instrumentista Germana Guilhermme, a partir das 19h. A discussão é aberta a todos(as) os (as) interessados(as).

Nos dias 12 e 13 de setembro, das 14h às 17h, acontece a oficina “Canto e Corpo Presente”, com Germana Guilhermme, na sala de Música da Escola. A formação trabalha técnica vocal, respiração, consciência corporal, performance do artista e sua relação com a plateia. “Acredito que cantar seja contar uma história, com a voz, cada célula do corpo e alma inteira. Estar a serviço da canção e ser um instrumento lapidado, entregue e presente para que a arte aconteça através de nós”, afirma Germana.

Destinada a atores, músicos, cantores profissionais e amadores, a formação oferta 20 vagas aos interessados, que devem manifestar interesse pelo email do Lab Música (labmusicaporto@gmail.com), no período de 4 a 10 de setembro. Os selecionados receberão comunicação também por e-mail.

Programa EntreVozes

Reunindo os Laboratórios de Música, de Teatro, de Dança e os Cursos Básicos de Artes Cênicas, o objetivo do “Programa EntreVozes – Poéticas do Canto, da Fala e da Performance” é investigar processos relacionados à área da voz, tanto do ponto de vista teórico quanto prático.

Sobre os artistas 

Germana Guilhermme
Atriz, cantora, professora de canto/interpretação, compositora instrumentista. Integra o coletivo artístico cHuvE (música e performance) com Suely Mesquita e Tina Werneck . Atuou em filmes, como “Bate Coração” (longa de Glauber Filho)”, no teatro, participou de espetáculos, como “Mercado Amoroso” (direção de Ernesto Piccolo). Faz direção artística do Coletivo Lupi Feram, direção musical do TACA – Teatro Amador do Colégio Andrews, e direção artística dos shows de Suely Mesquita, Janaína Azevedo, Hugo Casarini, entre outros. Foi também a preparadora e coach vocal exclusiva da atriz Larissa Maciel na minissérie da TV Globo, “Maysa, Quando Fala o Coração” (Direção de Jayme Monjardim).

André Gress
Diretor criativo e produtor formado pela NYFA (New York Film Academy). Trabalhou com grandes nomes do entretenimento nacional e internacional. Dirigiu o espetáculo “Avenida Q – O Musical da Broadway” (2015/2016) colocando a cidade de Fortaleza como terceira a montar um espetáculo licenciado no Brasil. Em 2016, trabalhou na equipe Rio 2016 na realização das cerimônias de Abertura e Encerramento das olimpíadas e Paraolimpíadas. Foi o primeiro selecionado internacional a integrar equipe da Broadway Dreams Foundation onde atualmente trabalha em parceria desenvolvendo projetos no Brasil e exterior. Em 2017, André fundou a The Biz – Escola de Artes, primeira escola temática de ensino de Teatro Musical onde desenvolve trabalhos com alunos de todas as idades focando na capacitação do performer. Em 2018, desenvolveu em parceria com a pós-unifor o projeto Ciência e Arte XXI onde dirigiu o espetáculo Godspell – O Musical da Broadway (2018) e RENT – O Musical da Broadway (2019).

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço 

O quê: Mesa “Formação em teatro musical brasileiro”, mediada por André Gress e Germana Guilhermme
Quando: 10 de setembro, às 19h
Onde: Auditório do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

O quê: Oficina “Canto e Corpo Presente”, com Germana Guilhermme
Quando: 12 e 13 de setembro, das 14h às 17h
Onde: Sala de Música do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Inscrições de 4 a 10 de setembro, mediante envio de informação para o e-mail labmusicaporto@gmail.com

ATIVIDADES GRATUITAS

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 04/09/2019