Escola de Formação e Criação do Ceará

boubacar-cissokho-700x470

Músico senegalês Boubacar Cissoko ministra oficina de kora no Porto Iracema das Artes

boubacar cissokho

Fruto de uma parceria entre o músico, a Aliança Francesa e a Escola, acontecerá no dia 15 de março. Senegalês também se apresenta em concerto no Dragão do Mar, no dia 17.

Em turnê pelo Brasil, o músico senegalês Boubacar Cissoko ministra, pela primeira vez no Porto Iracema das Artes, uma oficina de kora – instrumento similar a uma harpa-alaúde de 21 cordas. A atividade, que é uma parceria com a Aliança Francesa de Fortaleza, é voltada a estudantes e artistas de música, mas é aberta a todos os interessados e acontece no dia 15 de março, das 14h às 17h na sala de música do Porto. Não é necessário fazer inscrição e a entrada estará aberta até a lotação da sala (30 lugares).

Originário de Marssassoum em Casamance, Senegal, o músico representa hoje a esperança senegalesa do kora ou corá, instrumento amplamente cultuado por povos na África Ocidental. Boubacar toca desde os 13 anos. Ele é filho de um grande músico de kora e maestro da orquestra do Théâtre National Daniel-Sorano em Dakar, além de ser primo do Ballaké Sissoko, com quem aprendeu a tocar no Mali. E foi no Mali que o artista conheceu o mestre Toumani Diabaté, com quem se apresentou pela primeira vez em 2007.

Em 2012 o senegalês começou uma colaboração com Yann Tambour e seu grupo, Stranded Horse, com quem gravou o disco Luxe e com quem vem se apresentando. Boubacar, apesar de ser ainda muito jovem, é considerado um autêntico representante da música mandingue senegalesa. Atualmente, ele é representado pela produtora francesa Murailles Music (www.muraillesmusic.com).

Durante a oficina , Boubacar irá desenvolver duas peças musicais que serão apresentadas no concerto que ele apresentará na Arena Dragão do Mar, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no dia 17, dentro da programação “Pôr do Som”. O artista já passou pelas cidades de Salvador, Recife, João Pessoa e Natal.

SERVIÇO
O que: “Oficina de kora, com senegalês Boubacar Cissoko”
Quando: Quinta-feira, 15 de março, das 14h às 17h
Onde: Sala de música do Porto (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 05/03/2018