Escola de Formação e Criação do Ceará

6-anos_musica_22_capa-site

Música eletrônica e instrumental embala a terceira noite de shows em comemoração aos 6 anos do Porto Iracema das Artes

6 anos musica 22 capa site

As apresentações da Orquestra Transversal e do músico Lua acontecem na próxima quinta-feira (22), a partir das 19h, no Pátio do Porto

A terceira noite de shows em comemoração aos 6 anos do Porto Iracema das Artes acontece na quinta-feira (22) com apresentação de dois dos quatro projetos da edição 2019 do Laboratório de Música da Escola. O grupo Orquestra Transversal, com o projeto “Peripécias Transversais”, e o cantor Lua, do projeto “Atlântico”, sobem ao palco a partir das 19h, no Pátio do Porto, com acesso gratuito.

Para Lua, o show é uma oportunidade única para que o público conheça mais de perto seu projeto, tutorado pelo produtor musical e DJ carioca Omulu. Durante o Laboratório deste ano, o artista visa desenvolver uma proposta de música dançante, misturando música eletrônica com ritmos brasileiros, num trabalho de composição que tem Fortaleza como inspiração. “É legal poder fazer parte da história da Escola por meio dessa apresentação. Vejo essa oportunidade como uma primeira assinatura do que foi desenvolvido no projeto até agora, pois vai ser o meu primeiro show oficial”, celebra o produtor, compositor e músico Lua.

Passando da música eletrônica para a instrumental, a Orquestra Transversal traz para a noite um repertório inédito, ao estimular a criação musical, composição, arranjo, performance e a difusão de sons de autores cearenses e nacionais. “O repertório que a gente preparou para a apresentação reúne, além de composições de artistas daqui, músicas de compositores nacionais consagrados, como Caetano Veloso, Hermeto Pascoal e Luiz Gonzaga. Pra gente é uma alegria imensa mostrar o nosso trabalho ao participar desse evento, em um dia de festa das maiores escolas do Ceará e do Nordeste”, comemora o professor da Uece Heriberto Porto, integrante e fundador do grupo.

No projeto “Peripécias Transversais”, o grupo tem como tutora a flautista, compositora versátil e arranjadora Léa Freire. Além de Heriberto, a orquestra é composta por Adeilson Freitas, Ailton Santana, Marcílio Holanda, Matheus Albano, Manuel Barbosa, Raquel Lopes, Samuel Pereira, Sara Rebeca, William Madeiro, Willian Robson e Yan Guedes.

Sobre o projeto “Peripécias Transversais”

peripecias transversais foto alan sousa
Foto: Alan Sousa

Formada por nove instrumentistas das graduações em música da UECE, a Orquestra Transversal propõe executar um repertório inédito, estimulando a criação musical, composição, arranjo, performance e, notadamente, a difusão de autores cearenses Além dos jovens flautistas, a Orquestra Transversal também agrega instrumentos de cordas e percussão. Integrantes: Adeilson Freitas, Ailton Santana, Heriberto Porto, Marcílio Holanda, Matheus Albano, Manuel Barbosa, Raquel Lopes, Samuel Pereira, Sara Rebeca, William Madeiro, Willian Robson, Yan Guedes.

Sobre o projeto “Atlântico”

lua atlantico foto te pinheiro 3
Na imagem, o cantor Lua e seu parceiro de Lab Música 2019, Rony Duarte. Foto: Té Pinheiro.

Lua é produtor, compositor e músico. Desde 2012 vem trabalhando em projetos independentes de música eletrônica. Em 2018 começou a compor e produzir o álbum Atlântico, que fala da relação com sua ancestralidade, espiritualidade, a cidade de Fortaleza e seu litoral, mesclando experiências amorosas e suas visões em relação à natureza do lugar onde nasceu. O trabalho, com nove faixas, traz sonoridades latino-eletrônica, new wave, dancehall e house. O projeto no Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes é desenvolvido com Rony Duarte.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, com seis anos completados em 2019, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

De 2013 a 2019, no Programa de Formação Básica, a Escola realizou mais de 10 mil matrículas em 540 percursos formativos, com 21.255 horas-aula. Foram formadas quatro turmas dos Cursos Técnicos de Dança e de Computação Gráfica nesse período. Ao longo das sete edições dos Laboratórios de Criação, 413 artistas passaram pelos Labs e 128 projetos já foram desenvolvidos. Mais de 50 mil pessoas foram alcançadas diretamente pelas formações e eventos dos Cursos Básicos, Técnicos e nos Laboratórios de Criação.

Serviço

O quê: Música eletrônica e instrumental embala a terceira noite de shows em comemoração aos 6 anos do Porto Iracema das Artes
Quando: Quinta-feira, 22 de agosto, a partir das 19h
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 16/08/2019