Mestre Júlio e Cyro Almeida realizam Ateliê Aberto de Fotopintura no Porto Iracema das Artes

Ação será na próxima quinta-feira, das 9h às 12h e de 14h às 16h, no Estúdio de Audiovisual da Escola. O acesso é aberto a todos interessados

O Porto Iracema das Artes, por meio do Programa de Fotopoéticas, convida o Mestre Júlio Santos para compartilhar suas experiências sobre Fotopintura, junto com o fotodocumentarista Cyro Almeida, na próxima quinta-feira (19), das 9h às 12h e de 14h às 16h, no Estúdio de Audiovisual da Escola. A atividade integra as ações do Ateliê Aberto que vem acontecendo no Museu da Cultura Cearense desde 27 de agosto e segue até o dia 26 deste mês. O acesso é aberto a todos os interessados.

Na ação, Mestre Júlio pinta os retratos de jovens e adolescentes feitos pelo fotodocumentarista Cyro Almeida. As obras retratam jovens da atualidade figurados por meio da tradicional técnica de fotopintura. Por fim, o material produzido em coautoria pelos dois resultará em uma exposição artística, com base no projeto “Deslimites da memória”.

No ano passado, Mestre Júlio ministrou no Porto Iracema das Artes o percurso de Fotopintura Digital. A formação passeou pelos conceitos da fotopintura, atualizando-o para a cultura digital, trabalhando a prática desse fazer artístico, trazendo referências e elementos para compor uma imagem que dialogue com a cena contemporânea. O percurso foi composto por três módulos.

Sobre

Mestre Júlio Santos

Mestre Júlio Santos é considerado um dos maiores profissionais da fotopintura brasileira. Com vasto conhecimento químico, histórico e digital da fotografia, seu trabalho é tido como um refinamento no conceito tradicional da técnica.

Cyro Almeida

Cyro Almeida (Araxá-MG, 1984) é fotógrafo documentarista, artista visual e professor de fotografia. Mestre em comunicação social e graduado em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Dedica-se à figuração do território urbano nas periferias de Belém do Pará, pesquisa com a qual foi contemplado, em 2015, com o XV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Em 2014 realizou a mostra individual Dandara, no Palácio das Artes, fruto de sua vivência na ocupação urbana de mesmo nome em Belo Horizonte. Publicou os livros Pequena rota do insuspeitável (2017) e Dandara (2014).

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Ateliê Aberto de Fotopintura com Mestre Júlio Santos e Cyro Almeida
Quando: 19 de setembro, de 9h às 12h e de 14h às 16h.
Onde: Estúdio de Audiovisual do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 13/09/2019