Escola de Formação e Criação do Ceará

Memórias de Mestres: a mímesis corpórea dos mestres da tradição popular do Cariri

Resumo: O projeto irá pesquisar as memórias corporais, vocais e sociais dos mestres da cultura popular do Cariri, suas relações com os brincantes em seus processos de criação, e elaborar material cênico a partir da técnica da mímeses corpórea, desenvolvida pelo LUME Teatro, bem como um catálogo que registre todos os rastros da pesquisa.

TutoresCarlos Simioni Ator-pesquisador, diretor, natural de Curitiba (PR), radicado em Campinas (SP), foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o LUME Teatro (Unicamp) em 1985. Atualmente participa dos espetáculos do LUME em repertório. Desde 1989 é ator do Grupo Internacional “VINDENES BRO”- “Ponte dos Ventos” – Dinamarca, onde desenvolve técnicas de treinamentos para o ator e atua nos espetáculos “Ur-Nat” e “The Voices of The Windows”, sob orientação e direção da atriz e diretora Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret. É fundador e coordenador do PATUANÚ – Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator, grupo itinerante de pesquisa, com atores e dançarinos de diversos estados brasileiros. Desde 2007 é professor convidado da Teaterhoyskolen Rodkild (Escola Superior de Teatro), na Dinamarca. Apresentou espetáculos, demonstrações e ministrou cursos nos seguintes países: Itália, Alemanha, França, EUA, México, Colômbia, Argentina, Portugal, Inglaterra, Coréia do Norte, Noruega, Bolívia, Costa Rica, Dinamarca, Egito, Grécia, Nicarágua, Escócia, Peru, Bélgica, Israel, Espanha, Equador e Polônia. Jesser de Souza Inicia seus trabalhos em teatro em 1981. Em São Paulo, em 1985 ingressa no Teatro-Escola Macunaíma, onde aperfeiçoa seus estudos por dois anos e participa como ator do CPT – Centro de Pesquisa Teatral do SESC, dirigido por Antunes Filho. Dede 1992 é ator-pesquisador do LUME Teatro (Unicamp). Participou de festivais nacionais e internacionais, apresentou espetáculos, ministrou workshops e demonstrações técnicas sobre o trabalho desenvolvido no LUME em diversas cidades do Brasil, além de ter realizado pesquisa de campo no interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Amazonas. No exterior realizou trabalhos na Dinamarca, Equador, França, Egito, Israel, Bolívia, Itália e EUA.

Realizadores: Edceu Barboza, Joaquina Carlos, Sâmia Ramare, Elizieldon Dantas, Rita Cidade, Jânio Tavares e Zizi Telécio, integrantes do grupo Ninho, do Crato (CE).