Escola de Formação e Criação do Ceará

Pulso de Marte 02

Marujada comemora Dia Mundial do Rock no Porto Iracema das Artes

pulso de marte 02
Pulso de Marte em apresentação nas Audições do Lab Música 2019. Foto: Té Pinheiro

Protagonizado por mulheres, o evento conta com apresentação das bandas Pulso de Marte, Ouse e Filosofia Inverso

O dia 13 de julho foi escolhido para celebrar a contribuição do rock à música mundial. Na linha de frente dessa comemoração em Fortaleza, o Porto Iracema das Artes antecipou-se e promove a Marujada Rock, que trará, no dia 11 de julho, as bandas Pulso de Marte, OUSE e Filosofia Inverso, numa apresentação gratuita no Hall do Café da Escola, a partir das 19h. O encontro das três bandas celebra a presença feminina cada vez mais evidente nesse gênero musical.

Ao estilo jam session, que deixa o palco livre para que as artistas articulem a apresentação em diálogo traçado no momento mesmo em que acontece o show, sem que haja um planejamento prévio rigoroso dessa ordem, a ideia é que as bandas mesclem-se em cena, numa mostra representativa do cenário underground na cidade.

“A gente está inserido num cenário que eu acho que é bem na contramão. Aqui é uma cidade de muito forró e o rock nessa terra é resistência sempre. Celebrar isso, ainda mais com três bandas com expressão feminina muito forte, vai ainda mais na contramão (da cultura musical cearense), porque o rock é meio que dominado por homens e a gente sofre um preconceito grande. Então é muito importante as mulheres estarem tomando a frente dessa celebração”, diz Nathália Rebouças, que encabeça a banda Pulso de Marte junto a Letícia Monteiro, ambas atuando com vocal e guitarra.

Pulso de Marte integra a atual edição do Laboratório de Música do Porto Iracema. Essa é a primeira vez, em sete edições, que o Laboratório recebe um projeto de rock liderado por mulheres.

Sobre a OUSE

ouseOUSE é uma banda de rock de Fortaleza, formada em 2016 por veteranos do cenário independente da capital. É formada por Juliana Pessoa (voz), Ícaro Manfrinni (guitarra e programações), Suiane Pessoa (baixo) e Nyelsen Bruno (bateria). Apesar de pouco tempo de formação, OUSE surpreende em suas apresentações pela qualidade sonora e performance de palco, características que garantiram a presença da banda em vários palcos da cena rock local e de outros estados, como Feira da Música, Centro Dragão do Mar, Ponto.CE, Centro Cultural Ouvidor 63 (São Paulo), Centro Cultural Do Sol (Natal), Centro Cultural Espaço Mundo (João Pessoa), entre outros.

Sobre a Pulso de Marte

pulso de marte 02Pulso de Marte surgiu em 2014 com o objetivo de ter uma música autoral com muita personalidade. Formada pelas vocalistas e guitarristas Nathália Rebouças e Letícia Monteiro, Charles Costa (baixo) e Jefferson Castro (bateria), a banda mistura influências diversas de seus integrantes, como indie rock, pop rock, MPB, hardcore, música alternativa, entre outros gêneros. A banda já esteve presente em diversos palcos importantes da cena de Fortaleza, participando de festivais. “Gritando Paz” foi o primeiro single lançado pela banda. Em 2016, o Pulso de Marte lançou seu segundo single, Palavras Não São Fortes, acompanhado de um videoclipe, e o primeiro disco do grupo, “A Busca”, nasceu em 2017. Pulso de Marte integra o Lab Música 2019.

Sobre a Filosofia Inverso

mg 0033O grupo Filosofia Inverso surgiu com uma proposta ampla, além da criação poética e musical. Incorpora quebra de tabus, pesquisa sócio-cultural e valores libertários diante de questões impostas pelo meio social e leva o “teatro da vida” em apresentações envolventes na banda formada por Beatriz França (cantora e compositora), Talita Coelho (violão e voz), Jefferson Juan (guitarra e voz), Gabriel Lessa (baixo), Herison Marques (percussões) e Pedro Batucada (percussões).

 

Serviço
O quê: Marujada comemora Dia do Rock no Porto Iracema das Artes
Com Pulso de Marte, Banda OUSE e Filosofia Inverso
Quando: Quinta-feira, dia 11 de julho, às 19h
Onde: Hall do Café do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 05/07/2019