Maria Vitória comanda ciclo de palestras com o tema “O Boneco Geminado e a Dramaturgia de um Terceiro Corpo”

Atriz Maria Vitória

No próximo 21 de novembro, o Porto Iracema das Artes recebe a palestra “O boneco geminado e a dramaturgia do terceiro corpo” da atriz e bonequeira Maria Vitória. A fala faz parte do Ciclo de Palestras sobre Dramaturgia, uma parceria entre o Porto Iracema, o Grupo Formosura de Teatro e a Escola de Mamulengos. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados, inicia às 18h30 e acontece no Auditório da Escola.

Com o objetivo de aprofundar os estudos na técnica do boneco geminado, Maria Vitória fará uma análise em volta da composição de um personagem específico que se divide em duas esferas, a parte ator e a outra, boneco, e que se transformam em um terceiro corpo, o boneco geminado. Assim, uma dramaturgia específica surge dessa articulação, moldando-se através dessa imagem poética que é o boneco geminado.

O ciclo de palestras é voltado para atores, estudantes de artes cênicas, atores, aspirantes a dramaturgos e profissionais do texto teatral. Além de Maria Vitória, outros nomes do teatro de bonecos do Ceará deverão passar pelo Porto para discutir o tema com o público.

A Palestrante

Maria Vitória se dedica ao fazer teatral desde a década de 1990. Tem conquistado seu espaço no cenário artístico como atriz, bonequeira, diretora e dramaturga. A artista iniciou sua trajetória no Grupo Formosura de Teatro e em paralelo atua como diretora e atriz no Grupo Terceiro Corpo. Desde o ano de 2003 investiga possíveis treinamentos para o ator-criador e atualmente desenvolve uma pesquisa a partir do diálogo entre teatro, dança e teatro de bonecos. Os resultados de suas pesquisas são compartilhados através dos grupos com os quais teve ou tem contato, por via de cursos e oficinas de teatro, trabalhos acadêmicos e através de seus espetáculos teatrais. Durante mais de duas décadas, essa artista cearense, vem se dedicando de forma ininterrupta ao fazer artístico. Sempre em uma atitude de resistência de ter a arte como única atividade profissional.

Serviço

O quê: Maria Vitória comanda ciclo de palestras com o tema “O Boneco Geminado e a Dramaturgia de um Terceiro Corpo”
Quando: 21 de novembro, a partir das 18h30
Onde: Auditório – Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes

(Publicado em 19/10/2018)

Atualizado em 05/11/2018