Escola de Formação e Criação do Ceará

marcia-tiburi_capa-site

Márcia Tiburi realiza aula aberta no Porto Iracema das Artes

marcia tiburi capa evento

 

Abrindo a programação de dezembro, a filósofa vem ao Porto para discutir o cotidiano autoritário brasileiro a partir de seus livros“Como conversar com um fascista” e “Ridículo Político”

Durante todo o ano de 2017, a escola Porto Iracema das Artes norteou suas ações a partir do conceito de Utopias. E, no encerramento desse ciclo de reflexões e trabalhos, a programação de dezembro inicia com uma aula aberta da filósofa e escritora Márcia Tiburi. O evento acontecerá no dia 01 de dezembro, às 19h, no pátio da escola. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Nestes tempos de nervos à flor da pele e agressivos embates, Tiburi traz um propósito filosófico-político: pensar com os leitores sobre questões da cultura política experimentada diariamente, de modo aberto, sem cair no jargão acadêmico. Assim, com o tema “Diálogos Possíveis”, a fala da autora partirá de leituras de trechos de seus livros “Como conversar com um fascista” (2015) e “Ridículo Político” (2017).

O argumento principal é como pensar em um método, ou uma postura, para contrapor o discurso de ódio, seus reflexos na sociedade brasileira e sua repercussão nas redes sociais. A filósofa propõe o diálogo como forma de resistência e analisa notícias recentes e acontecimentos do mundo político.

Para a diretora do Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, a presença da filósofa e escritora encerrando o ano letivo da escola é importante sob vários aspectos. “Marcia Tiburi é umas das vozes mais necessárias ao Brasil de hoje. Sua sensibilidade de observação, a coragem de uma fala franca e acessível, conceitualmente sofisticada, é um alento nesta pasmaceira intelectual do país. Reanima nossas utopias, além de dar acento à importância de uma participação feminina libertadora. Estamos muito felizes de recebê-la para esta conversa”, afirma.

Sobre Márcia Tiburi
Graduada em filosofia e artes, mestre e doutora em filosofia (UFRGS). Publicou diversos livros de filosofia, entre eles “As Mulheres e a Filosofia”, “Filosofia Cinza – a melancolia e o corpo nas dobras da escrita”, “Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero”, “Filosofia em Comum”, “Filosofia Brincante”, “Olho de Vidro”, “Filosofia Pop”, “Sociedade Fissurada”, “Filosofia Prática, ética, vida cotidiana, vida virtual”. Publicou também romances: “Magnólia”, “A Mulher de Costas”, “O Manto”, “Era meu esse Rosto” e “Uma fuga perfeita é sem volta”. É autora ainda dos livros “Diálogo/Desenho”, “Diálogo/dança”, “Diálogo/Fotografia”, “Diálogo/Cinema” e “Diálogo/Educação”.

SERVIÇO
O que: Diálogos Possíveis / Leituras de “Como conversar com um fascista” e “Ridículo Político” – Aula aberta com Márcia Tiburi
Quando: 01 de dezembro, sexta-feira, às 19h
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO