Escola de Formação e Criação do Ceará

6-anos_preamar_capa-site

Lançamento do PREAMAR 2019 reúne diversas linguagens no Porto

6 anos preamar capa site

No dia 14 de agosto, a partir das 18h, haverá debate, apresentação cênica e divulgação dos alunos selecionados para o programa de realização do Porto Iracema das Artes em 2019

Enquanto celebramos o aniversário de 6 anos do Porto Iracema das Artes em agosto, o mês também é marcado pelo lançamento do PREAMAR 2019. Na próxima quarta-feira, dia 14, o programa realiza debates e apresentações de trabalhos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Escola, formado pelos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Fotopoéticas. A programação é gratuita e aberta a todos os interessados.

A partir das 18h, no pátio da Escola, tem início a roda de conversa com os artistas que participam da Exposição Poéticas da Existência – Rotas de Criação dos Percursos de Artes Gráficas e Fotografia Digital, que reúne os trabalhos finais dos alunos no Rotas de Criação 2019.

Às 19h, também no Pátio, está marcada a reapresentação do Rotas de Criação do percurso Práticas do Ator, ofertado pelo Curso Básico de Artes Cênicas. No encontro, os alunos participantes da formação apresentarão exercício cênico de finalização dos percursos formativos de 2019.

Mais tarde, às 19h30, ainda no Pátio, os Cursos Básicos de Artes Cênicas e Audiovisual da Escola divulgam os selecionados para o Programa Preamar Audiovisual 2019, que participaram da apresentação do pitching dos roteiros desenvolvidos durante o percurso Ateliê de Escrita Dramática, ofertado entre os meses de abril a julho deste ano.

Programa PREAMAR

O programa tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Escola: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Fotopoéticas. A proposta é compor equipes de alunos que passaram pelo Porto para se engajarem em projetos de criação de vídeos de ficção e documentários, montagens de peças, ensaios, exposições e outras práticas, sob a tutoria de profissionais de carreira consolidada.

Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, com seis anos completados em 2019, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

De 2013 a 2019, no Programa de Formação Básica, a Escola realizou mais de 10 mil matrículas em 540 percursos formativos, com 21.255 horas-aula. Foram formadas quatro turmas dos Cursos Técnicos de Dança e de Computação Gráfica nesse período. Ao longo das sete edições dos Laboratórios de Criação, 413 artistas passaram pelos Labs e 128 projetos já foram desenvolvidos. Mais de 50 mil pessoas foram alcançadas diretamente pelas formações e eventos dos Cursos Básicos, Técnicos e nos Laboratórios de Criação.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do PREAMAR 2019 apresenta trabalhos de diversas linguagens no Porto
Quando: 14 de agosto, a partir das 18h
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 08/08/2019