Escola de Formação e Criação do Ceará

imaginario-criador

Imaginário Criador: uma amotinação estético-visual-sonoro de possibilidades

Resumo: Partindo da criação de um boneco geminado e de uma máquina-carro, Imaginário Criador  propõe uma amotinação estético-visual-sonora de possibilidades, pois dialoga com o teatro, as artes visuais e a música, no intuito de dar vida a um inventor e sua máquina por atores-manipuladores-músicos que ocupam o espaço urbano. Os desafios da pesquisa são: a investigação sonora realizada a partir dos materiais que constituem a máquina, o aprimoramento de técnicas de manipulação de bonecos e a construção de uma dramaturgia performativa que intervenha nas ruas.

Tutor: Luciano Wieser

É criador, diretor, ator-bonequeiro e cenógrafo. Co-fundador, com Raquel Durigon, do Grupo de Teatro DE PERNAS PRO AR, que possui trabalho continuado em artes cênicas desde 1988. Seus espetáculos propõem novas formas de se comunicar com o espaço urbano e com o público, construindo uma linguagem própria que borra as fronteiras da arte, fazendo uma junção entre o trabalho do ator, o teatro de animação, o circo, a música e as artes visuais, num processo que se caracteriza pela forma simples, simbólica e poética de se comunicar. Luciano e o Grupo de Pernas pro Ar possuem a maioria de seus espetáculos em repertório, um acervo de cenários móveis e mais 50 bonecos únicos. Entre suas principais obras podemos destacar: Automákina Universo Deslizante (espetáculo de rua); Mira Extraordinárias Diferenças Sutis Igualdades (espetáculo de rua com bonecos gigantes); O Lançador de Foguetes (espetáculo de rua) e Os Trovadores do natal (espetáculo de rua).

Artistas pesquisadores: Francisco Henrique Lima Oliveira, Antônio Manoel Filho e Diego Anderson de Sousa, da Trupe Motim de Teatro (de Quixeré).