Laboratório de Cinema

Alocado no CENA 15 - Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes, o Laboratório de Cinema tem como proposta desenvolver a escrita dramatúrgica, do argumento ao roteiro, de filmes de longa-metragem de ficção, abordando aspectos da narrativa cinematográfica, como: pesquisa, estrutura dramática, trama e subtrama, criação de personagens, formatação de roteiros, além de outras atividades que tangenciam a criação de histórias para o cinema. 

O programa de formação do Lab tem a duração de sete meses e abarca tutorias, assessorias, oficinas e aulas abertas com profissionais de referência no campo audiovisual. Além de ampliar as habilidades técnicas e narrativas dos participantes e do público mais amplo da cidade, engajado nas oficinas e aulas abertas gratuitas, o Laboratório visa também contribuir para a atuação profissional de roteiristas no mercado audiovisual nacional e internacional.

Em cada uma das sete edições, de 2013 a 2019, o Lab deu suporte formativo para que setenta e oito (78) jovens roteiristas escrevessem os seus primeiros longas-metragens de ficção, documentários ou híbridos, e até mesmo séries de TV. Ao final da escrita, todos os participantes apresentam publicamente as suas histórias de forma criativa a importantes produtores convidados do Brasil e do mundo, num evento especial chamado de Pitching de Roteiros, realizado numa das salas do Cinema do Dragão. Até o ano de 2019, quarenta (40) roteiros foram desenvolvidos com o apoio de uma ajuda de custo mensal para desenvolvimento dos projetos.

Nas duas primeiras edições, 2013 e 2014, o Lab selecionou 5 projetos por ano, tendo passado, a partir de 2015, a selecionar 6 projetos dentro de uma lógica pan nordestina: 4 do Ceará, com uma dupla de roteiristas por projeto, e 2 de estados do Nordeste do Brasil, com um único roteirista. Em 2019, o Lab passou por uma nova mudança e abriu vagas em três modalidades distintas: Ceará (com 4 vagas para projetos do estado do Ceará), Nordeste (com 1 vaga para um projeto do Nordeste, com exceção do Ceará) e Nacional (com 1 vaga para um projeto de outras regiões do Brasil, com exceção do Nordeste). 

De 2013 a 2017, nas cinco primeiras edições, todos os projetos participantes foram tutorados por KARIM AÏNOUZ, MARCELO GOMES e SÉRGIO MACHADO, cineastas brasileiros internacionalmente reconhecidos e com grande experiência que, junto com o Porto Iracema das Artes/Instituto Dragão do Mar, plantaram a semente deste Lab em Fortaleza. Em 2018, com a saída de Marcelo Gomes, a cineasta NINA KOPKO foi convidada para integrar o grupo de tutores, e em 2019 o cineasta cearense ARMANDO PRAÇA, que agora, junto com Karim, Nina e Sérgio, passaram a se revezar na tutoria dos projetos, sempre com a assessoria semanal dos roteiristas LUCIANA VIEIRA e PABLO ARELLANO.

Cerca de 60% das histórias desenvolvidas no lab já circularam ou venceram festivais e editais públicos de financiamento da produção audiovisual nos mais diversos lugares do Brasil e do mundo. Trata-se, portanto, de uma experiência inédita e de lançamento exclusivo de novas histórias no circuito do cinema e audiovisual brasileiros, inserida no Nordeste do país.

Atualmente, o Lab se encontra sob a coordenação da cineasta e professora Lis Paim.

Equipe Lab Cinema

ARMANDO PRAÇA (tutor de projetos)

Cineasta e sociólogo, se destacou com a realização do média metragem A Mulher Biônica, selecionado para o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand e também exibido na Mostra Internacional de Cinema Latino Americano em Toulouse, e em outros 20 festivais. Desde 2000 atua como diretor, roteirista, pesquisador, assistente de direção, preparador e produtor de elenco. Foi roteirista da série Bruna Surfistinha, em fase de finalização, produzida pela TV Zero para o canal Fox. Trabalhou com importantes e diversos diretores brasileiros como Marcelo Gomes, Sérgio Rezende, Rosemberg Cariry, Alexandre Veras, Ivo Lopes Araújo, Glauber Filho, José Araújo e Petrus Cariry. Em 2017, dirigiu seu primeiro longa metragem, Greta, que entrou em circuito nacional em 2019 após passar por importantes festivais como o Festival de Cinema de Berlim.

KARIM AÏNOUZ (tutor de projetos)

Natural de Fortaleza e radicado em Berlim, é diretor de cinema e artista visual. Seu longa-metragem Praia do Futuro (2014) estreou mundialmente na Competição Oficial do 64° Festival de Berlim e seu primeiro longa-metragem, Madame Satã (2002), estreou na mostra Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes. Seus longas seguintes, O Céu de Suely (2006) e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (co-dirigido com Marcelo Gomes, 2009) estrearam no Festival de Veneza. Em 2008, dirigiu a série Alice para a HBO Latin America. Em 2011, O Abismo Prateado teve sua estreia mundial na Quinzena dos Realizadores em Cannes e recebeu o prêmio de Melhor Diretor no Festival do Rio. Seu mais recente documentário, Aeroporto Central (2018), teve sua estreia no Festival de Berlim, onde recebeu o Prêmio Anistia Internacional. Em 2018, dirigiu a livre adaptação do livro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha, para os cinemas, com produção de Rodrigo Teixeira, da RT Features. Em 2019, A Vida Invisível ganhou o prêmio de melhor filme da Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes e disputa a corrida por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

NINA KOPKO (tutora de projetos)

Natural do Paraná e radicada em São Paulo, é formada em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nas áreas de direção, preparação de elenco, roteiro e montagem. Entre suas principais realizações, destacam-se: a direção assistente do longa premiado na Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2019 A Vida Invisível (dir. Karim Aïnouz, 2019) e também de O Silêncio do Céu (Marco Dutra, 2016); a preparação de elenco do filme Dentes (Pedro Arantes e Júlio Taubkin, 2019); a montagem do documentário Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Julia Murat e Miguel Ramos, 2017) e de Nós (Pedro Arantes, 2018); a assistência de direção e colaboração do roteiro de Guigo Offline (René Guerra, 2017) e a assistência de direção e pesquisa da série HQ - Edição Especial (Angelo Defanti, HBO, 2016). Foi também supervisora de desenvolvimento de projetos da produtora RT Features entre 2014 e 2015. No momento, trabalha no desenvolvimento de seus projetos pessoais de roteiro e direção.

SÉRGIO MACHADO (tutor de projetos)

Natural de Salvador e radicado em São Paulo, seus primeiros trabalhos no cinema foram como assistente de direção nos filmes Central do Brasil (1998), O Primeiro Dia (1999) e Abril Despedaçado (2001), todos sob direção de Walter Salles. Foi co-roteirista do longa-metragem Madame Satã (2002), de Karim Aïnouz, e roteirista da série televisiva Os Pastores da Noite (2002), da Rede Globo de Televisão. Cidade Baixa (2005), seu primeiro longa de ficção, foi vencedor de 30 prêmios no Brasil e exterior, entre eles: o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes e os prêmios principais dos Festivais do Rio de Janeiro, de Huelva, Verona e Mons. Dirigiu também o longa metragem de ficção Tudo que Aprendemos Juntos (2015), vendido para mais de 25 países, e o documentário A Luta do Século (2016), ambos premiados em festivais e mostras de cinemas nacionais e internacionais. Em 2018, dirigiu (junto com Aly Muritiba) e roteirizou (junto com George Walker e Pedro Perazzo) a série televisiva Os Irmãos Freitas, sobre o ex-boxeador baiano Popó. No presente momento, está trabalhando em parceria com Walter Salles na animação A Arca de Noé, inspirada nos poemas infantis de Vinicius de Moraes e numa adaptação para as telas do conto O Adeus do Comandante, do escritor amazonense Milton Hatoum.

LIS PAIM (coordenadora)

Natural de Salvador e radicada em Fortaleza, desde 2006 pesquisa e atua profissionalmente no campo expandido do Cinema, realizando filmes, exibindo-os em cineclubes e mostras, ensinando e coordenando projetos na área de gestão cultural. Jornalista graduada, é também Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará e técnica em montagem e som pelo Centro Profesional del Sindicato de la Industria Cinematográfica Argentina. Como artista, tem se dedicado ao estudo da poética da montagem em diferentes dispositivos, como a sala de cinema, a rua e o espaço do museu. Entre 2012 e 2018,  constituiu o Arquivo Audiovisual Alagoinha – resultado de 6 anos de filmagem e pesquisa da ruína modernista do antigo Alagoas Iate Clube, em Maceió. Deste arquivo, resultou a exposição Montar uma Ruína: Clube Alagoinha (2018), realizada no MAC-Ceará e na Pinacoteca Universitária de Alagoas. Atualmente, é docente das disciplinas de montagem e realização do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor) e coordena o Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) e o Laboratório de Cinema da Escola Porto Iracema das Artes/Instituto Dragão do Mar.

LUCIANA VIEIRA (assessoria de roteiros)

Natural de Fortaleza, é graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará e é sócia-fundadora da Orlam Filmes. Entre os seus principais trabalhos estão a co-direção com Wislan Esmeraldo do telefilme de natal Guerra da Tapioca (Tv Verdes Mares / Tardo Filmes), a co-direção da série infanto-juvenil Lana e Carol (Tv Brasil / Deberton Entretenimento e Praia à Noite), a produção executiva da série Identidade (Tv Brasil / Tardo Filmes), a realização do média-metragem Porque era Ela (Pirinópolis Doc / Orla Filmes e Tardo Filmes), a co-direção do longa-metragem em episódios O Animal Sonhado (18º Mostra de Cinema de Tiradentes / Tardo Filmes), a co-roteirização e co-direção da série Meninas do Benfica (CinebrasilTV / Latitude Filmes) e o roteiro de longa-metragem Natan (Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes/Curitiba Lab, SESC Novas Histórias/Brasil CineMundi / menção honrosa do Torino Film Lab).

PABLO ARELLANO (assessoria de roteiros)

Natural de Madrid e radicado em Fortaleza, é graduado em Comunicação Audiovisual pela Universidade Complutense de Madrid, especialista em roteiro de cinema pelo Instituto de Cinema de Madri e em Roteiro de Cinema e TV pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba. Já trabalhou em mais de trinta produções cinematográficas entre curtas e longas-metragens, sempre nas áreas de roteiro, direção e edição. Seus trabalhos foram premiados em festivais internacionais como Cannes, San Sebastián, Munich, Biarritz e Havana. Ministra oficinas de cinema em escolas e instituições como La Piscifactoría e La Casa de Cultura em Espanha, a escola Porto Iracema das Artes e a Vila das Artes, no Brasil, e na EICTV, em Cuba. É professor de cinema do Centro de Altos Estudios Universitarios da OEI e trabalha como curador no Festival Ibero Americano Cine Ceará desde 2015. Atualmente, trabalha como roteirista e consultor de roteiro em diversos projetos audiovisuais entre Brasil, Espanha, Cuba e República Dominicana. 

Projetos

2019

2018

2017

2016
2015
2014
2013