Escola de Formação e Criação do Ceará

coletiva

Laboratórios de Criação-2014: 191 projetos estão na segunda fase do processo seletivo

coletiva
Bete Jaguaribe, diretora da Escola, e Paulo Linhares, presidente do IACC, em coletiva de imprensa.

Depois de um mês de inscrições, o Porto Iracema das Artes/Centro Dragão do Mar divulga a lista dos projetos que passaram para a segunda fase do processo seletivo para os Laboratórios de Criação-2014. São 191 projetos validados, das 269 inscrições realizadas, distribuídos nas quatro áreas de criação: Audiovisual/Cinema (39), Pesquisa Teatral (53), Artes Visuais (54) e Música (45). Os projetos validados (a partir da análise de documentos) serão agora analisados por comissões formadas por profissionais de reconhecimento internacional nas suas respectivas áreas de atuação. No próximo dia 21 de julho, serão anunciadas as listas dos 20 projetos finalistas dos Laboratórios de Teatro e Artes Visuais (dez em cada uma das áreas), enquanto no dia 25 de julho serão divulgados os 20 projetos dos Laboratórios de Cinema e Música (dez em cada uma das áreas), que passarão para etapa final de seleção, que prevê entrevistas presenciais com os participantes. Os 20 aprovados na última etapa serão anunciados no dia 1º de agosto de 2014, início da PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – 1º ANO do Porto Iracema das Artes, que acontecerá durante todo mês de agosto.

Em 2013, na primeira turma dos Laboratórios de Criação, foram 289 projetos inscritos e 176 validados. Deste total, 48 projetos foram inscritos no Laboratório de Artes Visuais, 39 (Audiovisual/TV), 44 no LabMúsica e 45 em Pesquisa Teatral. Os números mostram o aperfeiçoamento no processo de formulação dos projetos, considerando o crescimento no número de inscrições validadas.

Para o presidente do Centro Dragão do Mar, Paulo Linhares, os números indicam uma boa participação no processo seletivo. “Tivemos um número maior de inscrições validadas, além de um processo bastante participativo, porque implantamos bureaus de orientação de projetos, garantindo qualidade e rigor em todo processo”. Paulo Linhares acentua que a grande participação também é decorrência dos resultados positivos da primeira edição dos laboratórios. “Os projetos resultantes do primeiro ano foram de muita qualidade. Muitos dos projetos ganharam autonomia e já entraram em circuito de exibição”- disse Linhares.

Os novos projetos que entrarão nos Laboratórios de Criação em 2014 vão encontrar um processo já amadurecido com a experiência do ano anterior. “A primeira edição indicou vários elementos que irão aperfeiçoar o processo de 2014. Este ano, além dos novos projetos, vamos também trabalhar para dar visibilidade aos projetos do ano anterior”- observa Elisabete Jaguaribe, diretora do Porto Iracema das Artes. Ela cita o lançamento dos CDs e DVDs dos grupos do Laboratório de Música-2013 como uma das ações que serão desenvolvidas este ano.

A segunda fase de seleção dos Laboratórios de Criação 2014, que será concluída no dia 18 de junho, é composta de uma análise técnica e conceitual, realizada por comissões de avaliação formada por especialistas de reconhecimento internacional, nas suas respectivas áreas de atuação. A avaliação considerará os seguintes critérios:

a) criatividade do projeto: 0 a 25 pontos – 25%;
b) inovação estética e de linguagem: 0 a 25 pontos – 25%;
c) articulação e clareza das ideias: 0 a 10 pontos – 10%;
d) viabilidade de realização do projeto nos termos do referido processo seletivo: 0 a 10 pontos – 10%.
e) currículos dos integrantes: 0 a 30 pontos – 30%.

O processo de seleção seguirá o cronograma abaixo:

 

cronograma

Confira os profissionais que integram as Comissões de Avaliação, que selecionará os projetos para a próxima fase. Confira também, os selecionados para a próxima fase do processo seletivo.