Escola de Formação e Criação do Ceará

DRAMATURGIAS-DA-ÁGUA-E-DA-SECA_capa-site

Laboratório de Teatro realiza Roda de Conversa “Dramaturgias da Água e da Seca” com Alexandre Costa

dramaturgias da agua e da seca foto alan sousa2
Projeto “Dramaturgias da Água e da Seca”
Foto: Alan Sousa

O Laboratório de Teatro do Porto Iracema das Artes realiza a roda de conversa “Dramaturgias da Água e da Seca” com o professor e cientista do clima, Alexandre Costa, no dia 24 de outubro às 20h no Estúdio de Audiovisual do Porto. A ação integra o projeto “Dramaturgias da Água e da Seca”, que vem sendo desenvolvido no Laboratório de Teatro da Escola em 2018, e é uma parceria com o grupo Pavilhão da Magnólia. A tutoria é do carioca Miguel Vellinho.

O projeto busca aproximar debates científicos, filosóficos e políticos para contribuir na criação artística, que tem como inspiração a crise hídrica cearense a partir da obra “O Quinze”, de Rachel de Queiroz. A ação é gratuita e aberta ao público.

SOBRE O PAVILHÃO DA MAGNÓLIA

O Grupo Pavilhão da Magnólia, surgido em 2005, é um dos expoentes grupos de teatro de Fortaleza, com uma prática voltada para ações que movimentam a cena cultural da cidade. Com produções para o palco, rua e para o público infanto-juvenil. Em 2018, integra o Laboratório de Pesquisa Teatral, com o projeto “Dramaturgias da Água e da Seca” que tem inspiração na obra “O quinze” de Rachel de Queiroz, com tutoria de Miguel Vellinho. O projeto envereda por uma pesquisa de ator-manipulador e objeto-boneco, até então, não experimentada pelo grupo.

 

alexandre costa
Alexandre Costa

SOBRE ALEXANDRE COSTA

Alexandre Araújo Costa Bacharel em Física pela Universidade Federal do Ceará (1992), Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (1995), Doutor em Ciências Atmosféricas pela Colorado State University (2000), com Pós-Doutorado pela Universidade de Yale (2004-2005). Foi Gerente do Departamento de Meteorologia e Oceanografia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (2005-2008) e atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará.

Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Microfísica e Macrofísica de Nuvens, Modelagem Atmosférica, Climatologia Física, Mudanças Climáticas e Meteorologia Aplicada. Publicou mais de 40 artigos em periódicos científicos com revisor e mais de uma centena de trabalhos completos em anuais de eventos científicos.

É Bolsista de Produtividade do CNPq, Nível 2 e integra o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. No entanto, mais do que uma produtividade acadêmica contabilizada nestes números e títulos, considera fundamental que pensemos sobre que ciência desenvolvemos e a serviço de quem ela se coloca. Num contexto de crise ecológica e profundo fosso social, os avanços científicos devem, inequivocamente, se colocar a serviço da defesa da vida, do equilíbrio ambiental e climático e do combate às injustiças em nossa sociedade.

Serviço

O quê: “Laboratório de Teatro realiza Roda de Conversa “Dramaturgias da Água e da Seca” com Alexandre Costa”
Quando: 24 de outubro, às 20h
Onde: Estúdio de Audiovisual do Porto
Gratuito

 

 

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lua Latorre

(Publicado em 19/10/2018)