Escola de Formação e Criação do Ceará

feespe-matsuri-14-11-2013-fts-dona-mariana-fotografia-m-23-2

Oficina “O Ator Estrangeiro”, com Tomaz de Aquino

out_labpesquisateatral_o-ator-estrangeiro_tomaz-aquino_08a11nov_09has13h_alt04

 

Entre nos dias 07, 08, 09 e 11 de novembro o Laboratório de Pesquisa Teatral realiza a Oficina “O Ator Estrangeiro”, com Tomaz de Aquino. As inscrições acontecem de 10 a 23 de outubro no site da escola.

A oficina

O ator estrangeiro é aquele que se descobre na sala de trabalho. Não é um colecionador de técnicas, mas um ator que experimenta e reinventa a sua poética e sua artesania, perdendo-se e reencontrando-se em sua cidade-corpo. Por meio do treinamento expressivo poético, técnicas meditativas e de alguns princípios do butoh, pretende-se introduzir o participante no universo desse ator estrangeiro.

TOMAZ DE AQUINO

Professor do IFCE, Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Estagiário do Curso de Artes, da UFF. Diretor Teatral, preparador corporal, performer e ator. Pesquisador nas linhas da Mímica, Teatro Físico, Butoh e Performance. Graduado em Artes Cênicas pelo IFCE e formado em Artes Dramáticas pelo Curso de Arte Dramática da UFC. Estudou Butoh com Tadashi Endo (Alemanha), Tetsuro Fukuhara (Japão), Gyohei Zaitsu (França); Mimo Corporal com Corinne Soum (Londres), Luis Torreão (França), Victor de Seixas (São Paulo); Teatro Corporal com Los Corderos (Espanha), Lume (Campinas). Atualmente, dirige o novo espetáculo do Coletivo As Travestidas: TransOhno, dentro do Laboratório de Pesquisa Teatral, do Porto Iracema das Artes; participa como pesquisador do grupo Poéticas do Corpo – de pesquisa e experimentação do corpo em teatro e dança, com registro no CNPQ, sob a orientação da Profa. Dra. Monica Braga Marçal-Domine, e dirige o grupo Teatro MiMO, que tem como foco de pesquisa cênica a mímica, o butoh e a performance.

INFORMAÇÕES

Período: 7, 8, 9 e  11 de novembro, das 9h às 13h.

Inscrições: de 10 a 23 de outubro

Inscreva-se AQUI

OBS:  As inscrições poderão ser encerradas antes da data limite, caso se atinja o número de 80 inscritos.