Escola de Formação e Criação do Ceará

Porto-3-anos_MASTERCLASS_Eduardo-Bidlovski_dia31_19h

Laboratório de Música realiza Masterclass com Eduardo Bid

Porto-3-anos_MASTERCLASS_Eduardo-Bidlovski_dia31_19h

Amanhã (31), acontece masterclass com o multi-instrumentista, compositor, DJ, arranjador e produtor musical, Eduardo Bidlovski ( Eduardo Bid). Será às 19h no auditório do Porto Iracema das Artes. Bid é tutor da cantora Nayra Costa no Laboratório de Música.

Eduardo Bid vem registrando sua marca e sonoridade desde 1985, em discos, bandas e festas. Assinou a produção musical de Afrociberdelia e CSNZ (discos de ouro de Chico Science & Nação Zumbi), BiD produziu vários discos brasileiros e internacionais, gravou álbuns autorais e fez diversos remixes para grandes artistas brasileiros, como Tribalistas, Jorge Benjor e Planet Hemp.
Morou em Los Angeles por seis anos, tocou em diferentes bandas e atuou por dois anos na gravadora Capitol Records. Nas horas vagas, iniciava suas pesquisas musicais e ampliava sua coleção de discos de vinyl. Voltou para o Brasil em 1993.

Compôs e produziu trilhas cinematográficas como “O Primeiro Dia”, de Walter Salles Jr. e fez a trilha sonora do filme “Chega de Saudade”, de Lais Bodanzky (“Bicho de Sete Cabeças”), obtendo o prêmio de melhor trilha sonora do 3º Festival Contigo de Cinema 2008. Fez também trilhas para os documentários “São Paulo – Retratos do Mundo” de Flavio Frederico e “O Avesso da Bossa” de Rogerio Gallo, criando encontros musicais inéditos como Gil e Chico César, Jorge Benjor e Carlinhos Brown, Naná Vasconcelos com Nação Zumbi e Otto e Lenine com Fernanda Abreu e Pedro Luis e a Parede.
Como DJ participou de vários eventos e festas, incluindo o festival Rec Beat (Recife), tocando para 8.000 pessoas e a festa do Greenpeace e ONGs mundias de proteção ao meio ambiente realizada em Amsterdam (Holanda). Com a “Soulcity: Fiesta”, promoveu inúmeras festas itinerantes na noite de São Paulo, antecipando os movimentos de samba-rock e música jamaicana.
Depois de Afrociberdelia com Chico Science, realizou vários trabalhos de produção musical e parcerias de destaque com: Seu Jorge, D2, Rappin’ Hood, Mundo Livre S/A, Marina Lima, Arnaldo Antunes, Fernanda Abreu, Daúde, Otto, Mariana Aydar, entre outros. Afrociberdelia correu o mundo, e o trabalho de seu produtor também: BiD foi chamado para fazer os dois álbuns da banda pop chilena Chancho en Piedra (ambos discos de platina) e o CD Manual Prático de uma Vida Banal, da banda portuguesa de hip hop Da Weasel, outro disco de platina.
Paralelamente, BiD também criou ainda os projetos Cine:lândia (jam session sonoro-visual fazendo trilhas sonoras ao vivo para os filmes projetados no telão), formou a Suba Dream Band (um tributo ao falecido produtor Suba) e a concorrida Soulcity:Fiesta (uma festa da noite paulistana semanal com BiD nos toca discos e jam session com os beats saindo dos Lp’s – inédito na época).

Em 1998 formou a big band Funk Como Le Gusta. Com 13 músicos e dez anos de carreira, a banda ganhou destaque internacional, participando de festivais como o extinto Free Jazz e o concorrido Rec Beat. Suas músicas vem sendo tocadas em rádios estrangeiras e estão presentes em 20 coletâneas na Europa, USA e Japao.
BiD se desligou da big band FCLG em 2005 e partiu em carreira solo com o disco “Bambas & Biritas vol. 1” lançado na Europa, Japão e no Brasil. Com 11 músicas inéditas compostas por BiD e seus parceiros Seu Jorge, Elza Soares, Arnaldo Antunes, Carlos Dafé, Black Alien, Rappin Hood e Iara Rennó, entre outros – que também participam do CD – o disco tráz também uma faixa inédita com Chico Science.