Escola de Formação e Criação do Ceará

cinedrama_capa-site (1)

Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto lança “CINEDRAMA – Grupo de Estudos de Roteiros”

cinedrama capa site 1

Atividades acontecerão de julho a dezembro deste ano

O Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) do Porto Iracema lança uma nova atividade formativa em julho: é o “CINEDRAMA – Grupo de Estudos de Roteiros”, que será coordenado pela cineasta e roteirista Luciana Vieira. Partindo de análises fílmicas e de imersões teóricas, o projeto tem como objetivo criar um espaço de debate sobre as técnicas e recursos de escrita que são essenciais ao processo criativo de roteiristas de cinema. Os encontros acontecerão, gratuitamente, no período de julho a dezembro de 2018 e os interessados em participar devem preencher uma ficha de intenção no site do Porto até o próximo dia 6 de julho.

A dinâmica do grupo se dará de forma colaborativa e o dia e horário de início das atividades serão decididos mediante preenchimento da ficha de intenção pelos futuros participantes. Os interessados devem relatar as suas experiências com o Cinema, Audiovisual e Roteiro e seus desejos em participar do “CINEDRAMA”, além de escolher o dia e turno em que poderão frequentar os encontros. O dia e turno com maior número de adeptos será o escolhido para o início dos encontros, que acontecerão uma vez por semana, no prédio do CENA 15.

Para a coordenadora do Cena 15 e do Laboratório de Cinema do Porto, Lis Paim, a atividade formativa nasce como uma resposta à demanda de maior aprofundamento nos estudos e pesquisa na área de roteiro entre os realizadores de cinema de Fortaleza. “O grupo vai se dar a partir de um viés espontâneo e colaborativo, que coloque a análise fílmica no centro da questão, analisando a estrutura das narrativas plano a plano, cena a cena, compreendendo o todo e as mínimas partes que constroem a complexidade dos filmes”, explica a coordenadora.

A ideia do grupo é também formar, reunir e reconhecer na cidade, para além do trabalho já feito pelo Laboratório de Cinema há 5 anos, um grupo mais amplo de contadores de histórias para o cinema.

 

SOBRE LUCIANA VIEIRA

É graduada no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua como diretora, roteirista e produtora na cena audiovisual de Fortaleza. É sócia-fundadora da Orla Filmes e desde 2014 é colaboradora criativa e produtora da Tardo Filmes. Luciana tem em seu currículo a co-direção com Wislan Esmeraldo do telefilme de natal Guerra da Tapioca (Tv Verdes Mares / Tardo Filmes), a co-direção da série infanto-juvenil Lana e Carol (Tv Brasil / Deberton Entretenimento e Praia à Noite), a produção executiva da série Identidade (Tv Brasil / Tardo Filmes), a realização do média-metragem Porque era Ela (Pirinópolis Doc / Orla Filmes e Tardo Filmes), a co-direção do longa-metragem em episódios O Animal Sonhado (18º Mostra de Cinema de Tiradentes / Tardo Filmes) e o roteiro de longa-metragem Natan, desenvolvido no Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes e que posteriormente circulou em laboratórios nacionais como Curitiba Lab, Sesc Novas Histórias e Brasil CineMundi, onde recebeu a menção honrosa do Torino Film Lab (Itália).

SOBRE O CENA 15

Com uma área de 775,52 m², a sede do Centro de Narrativas Audiovisuais da escola Porto Iracema das Artes, o CENA 15, ocupa um antigo sobrado na Praia de Iracema, pertinho da sede principal da escola. O prédio é um local histórico para o cenário artístico da cidade, e é concebido hoje como um espaço de formação, pesquisa e experimentação de narrativas para o cinema, a televisão e os espaços expositivos.

Serviço

O quê: “CINEDRAMA – Grupo de estudos de roteiros”, com Luciana Vieira

Quando: julho a dezembro de 2018

Onde: CENA 15 (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema)

Ficha de intenção para participar do grupo: DISPONÍVEL AQUI 

GRATUITO

 

 

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Eduardo Sousa

Publicado em 21/06/2018