Escola de Formação e Criação do Ceará

labartesvisuais_EDITH-DERDYK_

Laboratório de Artes Visuais realiza Masterclass e Caminhada com Edith Derdyk

labartesvisuais_EDITH-DERDYK_

Dia 29 de setembro, às 19h, o Porto Iracema recebe a masterclass “Mapa e Território na História da Arte”, com Edith Derdyk. Este primeiro encontro pretende investigar um arco extenso de referências históricas que instrumentalizem o mapeamento de conceitos praticados por “artistas- caminhantes”, recortando percursos da História da Arte Contemporânea, a partir das ações desenvolvidas pelos “situacionistas” que incorporaram o ato de caminhar como matéria poética, nos idos da década de 60.

Já no dia 01 de Outubro, a artista realiza outra atividade, a “Caminhada como prática poética”. Estes encontros estarão abertos a todas às modalidades artísticas – artes visuais, dança, teatro, música, literatura.

Serão investigados os modos de observar, registrar, se apropriar, interpretar e ressignificar, poeticamente, nossas conjunções/disjunções entre o corpo, o olhar e o espaço, a partir de caminhadas pela cidade de Fortaleza, elaborando coletivamente enunciados que se tornarão um “mapa coreográfico”. O desenho, a escrita, a fotografia, o vídeo serão os nossos instrumentos de captura do sensível, registros das observações oriundas destas caminhadas.

A partir destas anotações e registros, será pesquisado tanto o levantamento de uma memória – pessoal, social, histórica, coletiva – quanto o desenvolvimento de “projetos de futuro”, projetando intervenções no espaço urbano de Fortaleza bem como trabalhar o que seria o “espaço do relato”, evidenciando a construção de narrativas decorrentes da experiência de percorrer fisicamente o espaço urbano através de produção de cadernos e livros de artista,performances, fotografias, textos…….

No decorrer destes encontros serão abordadas algumas questões conceituais e históricas tais como mapa X território, medidas  do corpo  x tempo X espaço, site specific X non-site, intervenção na paisagem,  registro X  imagem, ação X caderno de viagem, Land Art, Land Walk, Arte Conceitual serão apresentadas com base na produção de artistas (entre  outros Richard Long, Hamish Fulton, James Turrell, Robert Smithson, Dennis Oppenheim, Michael Heizer, Situacionismo,Robert Morris; as experiências brasileiras do  Arte_Cidade, Fronteiras, Nelson Felix, Artur Barrio, Paulo Brucski, Helio Oiticica, 3×3), através de textos e imagens, visando gerar repertório para a pesquisa de uma poética pessoal.

Edith Derdyk tem realizado exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil (Museu de Arte Moderna- SP e RJ; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil-RJ; Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, França). Ministra aulas e palestras sobre desenho, livro de artista e processos poéticos em instituições, tais como Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural o_barco, Casa Contemporânea e outros. Atualmente coordena o projeto Bagagem: caminhada como prática poética, encontros imersivos envolvendo várias linguagens e medias: desenho, escrita, fotografia, livro de artista, performance e outros.

Conheça mais: