Escola de Formação e Criação do Ceará

maria-helena-bernardes_capa-site

Laboratório de Artes Visuais promove curso “Arte: modo de usar em tempos de resistência” com Maria Helena Bernardes

A formação será nos dias 20, 21 e 22 de novembro e a inscrição será por ordem de chegada

A artista visual e professora de História e Teoria da Arte Maria Helena Bernardes ministra, no auditório do Porto Iracema das Artes, nos próximos dias 20 a 22 de novembro, o curso “Arte: modo de usar em tempos de resistência”. No curso serão discutidas obras e processos poéticos de mulheres artistas e como seus trabalhos e vidas fizeram e fazem frente ao conservadorismo do último século. A ação, organizada pelo Laboratório de Artes Visuais, é aberta a todos os interessados e acontecerá das 14h às 18h. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada a partir das 13h.

Do Modernismo, serão abordadas as trajetórias de Claude Cahun, primeira artista a se identificar em gênero neutro; Maya Deren, cineasta russa, linguista, antropóloga e sacerdotisa vodu, uma das criadoras do cinema experimental; Dewey-Hagborg, que em parceria com a militar e mulher trans, e Chelsea Manning, que realizou uma série de esculturas multi-étnicas a partir do DNA de uma única pessoa.

Da arte contemporânea, Maria Helena analisará as obras da argentina Marta Minujin, autora do primeiro happening multimídia nas artes visuais, e Mierle Ukeles, com o Manifesto Arte Faxina, lançado na emergência da segunda onda do feminismo internacional. E também, a brasileira Virgínia de Medeiros, representando a força libertária do Nordeste brasileiro com sua diversidade de corpos resistindo ao abismo.

SOBRE MARIA HELENA

Maria Helena Bernardes é artista visual e professora independente de História e Teoria da Arte. Seu trabalho é compartilhado em falas ao público e por meio de publicações, entre as quais: “Vaga em Campo de Rejeito” (2003); “Histórias de Península e Praia Grande” (2009); “Dilúvio” (2010); “Ensaio” (2012); “Em Torno de Nadja”(2005-2015); “A Praia” (2006-2015) e “A Dança do Corpo Seco” (2018).

SERVIÇO

O que: Laboratório de Artes Visuais promove curso “Arte: modo de usar em tempos de resistência” com Maria Helena Bernardes

Quando: Dias 20, 21 e 22 de novembro, das 14h às 18h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Inscrições por ordem de chegada a partir das 13h

GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme

Publicado em: 06/11/2018