Laboratório de Artes Visuais inicia seleção de projetos para Temporada Investigativa

Entrevistas com artistas que participaram da Temporada Formativa acontecerão de 10 a 13 de dezembro

Quatro dos 30 artistas que integram a atual Temporada Formativa do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes terão seus trabalhos desenvolvidos na Temporada Investigativa, que seré realizada em 2020. A seleção dos projetos acontecerá de 10 a 13 de dezembro, das 14h às 17h, no Ateliê da Escola. O resultado com os selecionados será divulgado no dia 14 de dezembro, exclusivamente no site do Porto Iracema das Artes.

Com um novo formato a partir de 2019, dividindo o percurso em duas temporadas, o Laboratório de Artes Visuais agora tem duração de dois anos, diferente do que acontece com as linguagens contempladas pelos demais Laboratórios de Criação da Escola. Com a criação da Temporada Formativa, que equivale a um curso de longa duração, os alunos tiveram a oportunidade de estudar a área de forma mais aprofundada, consolidando conhecimentos e ganhando mais autonomia em seu processo criativo.

Esta última etapa do processo seletivo será de avaliação dos “Projetos de pesquisa” e “Entrevistas presenciais”, conforme o Regulamento da 7ª Edição do Laboratório de Artes Visuais – Processo Seletivo 2019/2020.

Em 2020, por meio de seleção ampla, junto com as outras quatro linguagens dos Laboratórios, serão selecionados mais quatro projetos individuais para serem desenvolvidos na Temporada Investigativa. Assim, o Laboratório de Artes Visuais contará com oito projetos no próximo ano.

Comissão de Seleção
A comissão de seleção dos projetos a serem contemplados pela Temporada Investigativa será composta por Elton Panamby, Sânzia Pinheiro e Alexandre Sequeira, três referências nas artes visuais que já estiveram no Porto Iracema para outras experiências. Enquanto o último foi tutor do projeto “Manual de identificação e proteção de objetos voadores não identificáveis”, de Helenita Matos, na edição 2018 do Laboratório de Artes Visuais, Elton e Sânzia integraram a comissão de seleção da Temporada Formativa do Laboratório, em 2019.

Sobre a comissão de Seleção

Elton Panamby

Performer, professore, mãe, doula, outros. Dedica-se à prática e pesquisa de performance, com foco na body art e ações radicais de limite psicofísico, desde a graduação, concluindo seu doutorado em 2017 na UERJ. Seu trabalho ainda é atravessado/orientado por questões raciais e de gênero.

Sânzia Pinheiro

Fundadora associada do Centro Cultural Bólide1050. Mestre em Ciências Sociais na área de cultura e representações sociais; Desenvolveu pesquisa no campo das artes visuais com foco na produção dos anos 1960/70, especificamente nos arquivos de Falves Silva e Jota Medeiros. Curadoria da exposição Design(io) de Jota Medeiros e Círculo do Tempo de Falves Silva no Centro Cultural São Paulo-CCSP em 2016 nesse mesmo ano integrou o Projeto Troca Livre (Maceio-AL); Responsável pela formatação do XV Salão de Artes Visuais de Natal sendo integrante da comissão e seleção (2013); integrou o comitê curatorial da 5ª edição do Programa Rumos Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural(2011-2013); foi membra do Colegiado Nacional de Artes Visuais CNPC (2010-2012); Foi chefe do núcleo de artes visuais da Fundação Cultural Capitania das Artes FUNCARTE (2009-2011); Desde 2005 vem organizando residências, intervenções e exposições na cidade de Natal e coordenou o projeto DenCidade/Conexões Artes Visuais da FUNARTE e na Rede de Artes Visuais/FUNARTE participou em 2007 (Boa Vista-RO) ; 2008/2009 (Projeto Prospecta Natal/RN)

Alexandre Sequeira

Artista visual, é Mestre em Arte e Tecnologia pela UFMG, doutor pela mesma instituição e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA. Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteridade social, tendo participado de diversas exposições e festivais no Brasil e exterior, podendo-se destacar “Une certaine amazonie” em Paris/França; Bienal Internacional de Fotografia de Liège/Bélgica; Exposição no Centro Cultural Engramme em Quebec/Canadá; X Bienal de Havana/Cuba; Paraty em Foco 2009; FotoFestPoa 2010 e 2011; Festival de Fotografia de Recife 2010; Simpósio e exposição “Brush with Light”, na Universidade de Arte Mídia e Design de NewPort no Reino Unido, Festival Internacional de Fotografia de Pingyao/China; “Gigante pela própria natureza” em Valência na Espanha; “Geração 00 – a nova fotografia brasileira; e Projeto Portfólio no Itaú Cultural em São Paulo/Brasil. Tem obras no acervo do Museu da UFPa; Espaço Cultural Casa.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Laboratório de Artes Visuais inicia seleção de projetos para Temporada Investigativa
Quando: 10 a 13 de dezembro (terça a sexta-feira), a partir das 14h
Onde: Ateliê do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
Resultado: 14 de dezembro

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 09/12/2019