Loading...

Laboratório de Audiovisual/Cinema

O Laboratório de Audiovisual/Cinema tem como objetivo desenvolver roteiros para longa-metragem, em qualquer gênero, abordando os aspectos de escrita cinematográfica: estrutura dramática, trama e subtrama, criação de personagens e formatação de roteiro. Além de ampliar as habilidades narrativas, o Laboratório visa contribuir para a atuação profissional no mercado cinematográfico.

LABORATORIO-DE-TV-Coordenadores-Tutores

Coordenadores-Tutores: Karim Aïnouz, Sérgio Machado, Marcelo Gomes
Coordenadora: Janaina Marques
Produtor: Maurício Macedo e João Fernandes

Projetos em Desenvolvimento

//2016

RESIDÊNCIA NORDESTE

O enterro de Neide (Bahia)

Resumo: Quando Neide morre, após 30 anos trabalhando para sua família, Gil se vê compelido a levar seu corpo para ser enterrado no lugar onde nasceu, na região de Rio de Contas, interior da Bahia. Lá, Gil irá descobrir que, mesmo convivendo diariamente, ele pouco conhecia Neide. As tragédias da vida de Neide são reveladas num longo flashback que redefine aquela mulher e expõe as feridas de uma sociedade racista, tanto no passado quanto no presente.

Roteiristas: Rodrigo Luna e Pedro Perazzo

Pederastia (Pernambuco)

Resumo: Depois de colocar a vida de um jovem flanelinha em risco, um libertário professor universitário o acolhe em sua casa. Assumindo uma postura cada vez mais paternalista, o acadêmico tenta preparar / civilizar o amante dentro de seu mundo de etiquetas. O flanelinha, no entanto, não aceita completamente a submissão e vai pouco a pouco sabotando e invertendo a relação de poder entre eles.

Roteirista: Rodrigo Almeida

CEARÁ 

Mara Hope

Resumo: No dia da demolição do navio Mara Hope, acompanhamos a vida de seis fortalezenses, habitantes de diferentes bairros da cidade. Na Barra do Ceará, João desafia o seu rival em uma corrida a nado; em Messejana, Iraci anda sem rumo após cometer um crime; no Siqueira, Edilson não tem como voltar para casa; no Benfica, jovens artistas discutem sobre política; no bairro Antônio Bezerra, Fátima prepara o aniversário de sua mãe e, na Aldeota, Natália reencontra seu ex-namorado.
Alan Góes é formado em Publicidade e Propaganda e atualmente é Mestrando em Comunicação, ambos pela Universidade Federal do Ceará.

Roteiristas: Alan Góes e Marcos Ferreira

Rota de Fuga

Resumo: Um ladrão encurralado faz do esconderijo inesperado o lar de que sonhava usufruir e se torna cúmplice de quem poderia se sentir sua vítima, aproximando universos distintos à princípio, o que elabora um caminho inusitado para sua vida.

Roteiristas: Vinícius Alves e Geovana Correia.

Assuntos Inacabados

Resumo: Fábio, um jovem policial de uma pequena e isolada cidade do interior do Ceará, encontra-se à margem de um conflito entre Meireles, um poderoso latifundiário que domina a região, e Reinaldo, um velho delegado que decide erguer-se contra a opressão deste homem. Por conta de sua posição, próxima a Reinaldo, Fábio receberá de Meireles uma proposta que não poderá recusar: matar o delegado em troca da segurança de sua família.

Roteiristas: Hugo Damasceno e César Augusto.

Madrinha de Guerra

Resumo: Fortaleza, 2015. Celina relê antigas cartas de Amaro, um correspondente português, à época soldado em Angola, relembra seu passado e decide reencontrá-lo, apesar da oposição da família e do medo do que está por vir. A busca de Celina será o fio condutor da narrativa que será desenvolvida.

Roteiristas: Samarkandra Pereira dos Santos Pimentel e Fernando Antonio Amaral Pimentel

//2015

CASA


Resumo: CASA é um documentário sobre a busca da cineasta pela herança de uma tia, herança essa que pode ou não ser fruto da imaginação de sua mãe. As informações vão surgindo a partir de advogados, certidões, diários oficiais e toda a sorte de burocracia existente quando se tenta localizar uma pessoa no Brasil. A criação dessa árvore genealógica passa pela criação e destruição de uma memória, que vai sendo desfiada.

Artista pesquisador: Letícia Simões nasceu em Salvador, em 1988. É mestranda em Estudos Contemporâneos da Arte na UFF (RJ). Trabalha como diretora, roteirista, poeta e artista visual. Dirigiu os longas-metragens “Bruta Aventura em Versos” e “Tudo vai ficar da cor que você quiser”. O último foi escolhido Melhor Documentário no Cinelatino Toulouse (França).

Mais informações: Clique aqui

O DIA ONDULA AMARELO


Resumo: No início do dia 31 de dezembro de 2009, dois jovens acordam em diferentes partes do litoral de Fortaleza. Pilar, no Cais do Porto e Ulisses, na Beira- Mar. Ao fim de 24 horas essas duas vidas se entrelaçam de forma radical, quando, no começo de um novo dia e de um novo ano, Ulisses decide tirar a própria vida no mar e Pilar tenta salvá-lo.

Artistas pesquisadores

Isadora Meneses Rodrigues é mestre em Comunicação pela UFC e graduada em Jornalismo pela mesma universidade. Desenvolve pesquisa sobre a relação entre literatura e cinema.

Pedro Henrique Cândido é fotógrafo, mestrando em Comunicação pela UFC e formado em Publicidade e Propaganda pela mesma universidade, desenvolve pesquisa sobre memória e imagem.

Mais informações: Clique aqui

NATAN


Resumo: Natan é um garoto de 13 anos que vem morar em Fortaleza na casa de seu irmão mais velho, Júnior. Numa fase de intensas descobertas e liberdade jamais vivida, Natan se vê apaixonado por um colega do judô, João Lucas. Já Júnior, recém-graduado, entra em crise com as convenções que a aproximação da vida adulta lhe reserva.

Artistas pesquisadores:

Victor Costa Lopes é graduado em Cinema e Audiovisual pela UFC. Dirigiu os curtas-metragens “Presídio” (2011), “Cidade Postal” (2013) e “Curitiba” (2013) e co-dirigiu o longa-metragem “O Animal Sonhado” (2015).

Luciana Vieira é graduada em Cinema e Audiovisual pela UFC. Dirigiu os curtas-metragens “Jaime” (2010), “A namorada do meu pai” (2010) – melhor filme do minuto UFC, menção honrosa no festival Nóia 2011 – “A Cabine Telefônica” (2013) e co-dirigiu o longa-metragem “O Animal Sonhado” (2015) – 18º Mostra de Cinema de Tiradentes.

Mais informações: Clique aqui

MULHER DA ZONA


Resumo: “Mulher da Zona” mostra o refúgio dos boêmios ávidos por sexo na década de 1940 em Fortaleza. Tereza é a mulher mais requisitada do cabaré e uma espécie de “fada madrinha” do Tereza, um jovem negro e homossexual, manicure das prostitutas. A cumplicidade entre os dois revela mais do que simplesmente aventuras sexuais.

Artistas pesquisadores:

Marilena Lima é jornalista e realizadora independente de audiovisual, tem formação em Escrita Criativa de Roteiro e é graduanda em Audiovisual pela Universidade de Fortaleza.

Nonato Carvalho formou-se em Arquitetura. Participou de várias montagens de peças. Cursou Licenciatura em Teatro. Participou e elaborou vários vídeos. Faz projetos em computação gráfica e 3D Max para projetos arquitetônicos, de edições de vídeos, cenários teatrais e composição de cinema.

Mais informações: Clique aqui

EDIFICANTE


Resumo: Edificante narra o improvável encontro de três jovens adultos, vindos de diferentes realidades pessoais e sociais, desgostosos com os rumos de suas vidas. Eles convivem num prédio em construção paralisado devido a maior crise econômica já enfrentada no mundo. E este encontro abrirá novas percepções de caminhos para suas vidas e seus modos de agir sobre suas realidades.

Artista pesquisador: Marcelo Costa Lordello é cineasta, diretor de fotografia, montador e é integrante da produtora pernambucana Trincheira Filmes. Graduou-se em Comunicação pela UFPE em 2007, onde iniciou sua carreira como cineasta realizando curtas e projetos audiovisuais seus e de parceiros. Seu primeiro longa de ficção, “Eles Voltam” (2012), estreou no Festival de Brasília.

Mais informações: Clique aqui

ANTÔNIA QUER FALAR INGLÊS


Resumo: Antônia é empregada doméstica e precisa fazer bonito num casamento chic. Pâmela, filha de Antônia, é bolsista numa faculdade particular e quer eleger sua chapa para o diretório acadêmico. Rosa, irmã de Antônia, é uma dona de casa evangélica e não compreende seu estranho interesse por uma jovem da igreja.

Artistas pesquisadores:

Miqueias Moura Mesquita é formado em Jornalismo pela Fa7, estudante do curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes. Realizador do curta de documentário Heldyeine (2013) e do curta de ficção Talvez Fulana (2014), ambos exibidos na TV e em festivais.

Daniel Pustowka é aluno da III turma do curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes. Trabalha com audiovisual há 10 anos e escreveu alguns roteiros. Dentre eles, “Jonas”, vencedor do X Edital Ceará de Cinema e Vídeo na categoria curta-metragem.

Mais informações: Clique aqui

//2014

CLANDESTINOS

RESUMO No interior do Ceará, ano de 2022, em um Brasil não laico e dominado por religiosos fundamentalistas, algumas liberdades civis foram abolidas e a população comemora os 5 anos da Lei da Libertação Divina, que criminalizou entre outras coisas as relações homossexuais, o carnaval e as religiões afro. É nesse cenário que a religiosa Ana e seu filho Pedro se encontram com o misterioso Cid. Os três passam a viver uma intensa relação envolta por dramas e esperanças.

Artistas pesquisadores:

ALYSON LACERDA

TARCÍSIO ROCHA FILHO

Mais Informações Clique aqui

ENIAC

RESUMO ENIAC é um antigo robô de reparos em uma fábrica completamente automatizada, comandado por NICHOLAS, dono do grande império e o único humano que habita o local. Eniac é responsável por manter a ordem dentro da empresa, até que acidentalmente um vírus de computador se instala em LISA, a máquina mais importante da fábrica, a única capaz de operar o sistema que mantém todos os outros robôs trabalhando em sintonia. Afetada pelo vírus, Lisa torna-se caótica e imprevisível e desperta a paixão em ENIAC, que tentava consertá-la. Agora ENIAC precisa decidir entre formatar Lisa e manter o perfeito funcionamento da fábrica ou manter o vírus em sua amada, indo contra os comandos de NICHOLAS.

Artistas pesquisadores:

GABRIEL MOTA …GABURA

GEORGE FROTA

Mais informações Clique aqui

BR 116

RESUMO A cantora Rúbia Celeste, 29 anos, após romper com o marido, também músico, decide percorrer de carro toda a BR 116, cujo ponto de partida fica na cidade de Fortaleza, e termina na fronteira com o Uruguai. Com o objetivo único de esquecer seu ex-amor, estando cada vez mais distante fisicamente dele, Rúbia conhece pessoas e lugares inusitados. A viagem é permeada por canções. Durante a viagem ela saboreia momentos de angústia pela dor do rompimento até ser tocada pela sensação de liberdade e independência de estar só na estrada.

Artistas pesquisadores:

RÚBIA MÉRCIA MEDEIROS

IRENE BANDEIRA

Mais informações Clique aqui

SAVE THE DATE

RESUMO Liana namora com Otávio desde o ensino médio. É uma noiva jovem, magra, bonita e rica. À medida que seu casamento se aproxima e é arquitetado ao seu redor, ela passa a sentir crises cada vez mais recorrentes e intensas de falta de ar, aparentemente sem causa ou solução. Durante um assalto ela sofre uma tentativa de estrangulamento. A asfixia lhe dá prazer.

Artistas pesquisadores:

TICIANA LIMA

BRENO BATISTA

Mais informações Clique aqui

O RIO

RESUMO Felipe é um médico cardiologista de 68 anos que mora em São Paulo. Quando sua mãe morre, Felipe viaja ate à cidade natal, no interior do Ceará, para enterrar seu corpo ao lado do marido, atendendo ao último desejo dela. Felipe havia deixado a cidade aos 13 anos e nunca mais havia retornado. Ao lado da mulher, Lúcia, Felipe percebe o quanto a cidade mudou, o quanto não reconhece mais aquele espaço e aquelas pessoas. No dia do enterro da mãe, Felipe reencontra Matheus, um amigo de infância e uma antiga paixão. Matheus é viúvo, dono de uma oficina de solda. Os dois homens nunca se esqueceram um do outro, e esse encontro reacende aquele amor da juventude. Felipe permanecerá na cidade até a missa de sétimo dia da mãe. É nesse pequeno intervalo de tempo que os dois amigos vivem esse amor que ficou adormecido por mais de 50 anos.

Artistas pesquisadores:

WISLAN ESMERALDO

MARIANA NUNES

Mais informações Clique aqui

//2013

Caminho de volta

RESUMO:

Caminho de volta (antigo Dinossauros de Inverno)

CAMINHO DE VOLTA apresenta a jornada da juíza recém-aposentada Vera (67), uma mulher que não acata a cultura machista da infidelidade com naturalidade. Refletindo em suas decisões questões como as transformações históricas que passou o papel da mulher na sociedade contemporânea. Vera é a avó de Caio (17) e atualmente casada com o promotor Heitor (65), marido amável e avô cúmplice. O casal cria o neto numa vida confortável à Beira-Mar de Fortaleza desde a morte de Raquel, filha de Vera do seu primeiro casamento.

Tudo está bem, até que a rotina da família é abalada com a aparição de Stenio (74), ex-marido de Vera e verdadeiro avô de Caio. Avó e neto viajam ao encontro desse homem que reaparece após mais de 30 anos. Vera conhece o outro lado da moeda durante sua estadia na serra, local onde se desenvolve a narrativa e, envolvida num triângulo amoroso entre Stenio e Heitor, coloca em xeque suas verdades absolutas sobre rancor, mágoa e traição.

Enquanto Vera confronta verdades e sentimentos ambíguos, Caio tem a chance de conhecer seu novo avô.

Artistas pesquisadores: 

Arthur Leite;

Danielle Rotholi;

Bárbara Cariry

Mais Informações: Clique Aqui.

Fortaleza Paraíso

RESUMO: “Fortaleza Paraíso” acompanha o dia-a-dia de Joelma, uma mulher que se desdobra em mil para dar conta da família e do trabalho. Sua filha, Ciça, e o marido, Maurício, ambos com quase 30 anos de idade, vivem ainda como adolescentes. Já seu pai, Romão, é um senhor que, devido ao Alzheimer, perdeu a razão. Joelma quase não tem tempo para si até o dia em que seu pai desaparece de forma misteriosa. O caso abala toda a rotina da família e Joelma passa a percorrer Fortaleza descobrindo um lado da cidade – e dela mesma – jamais antes imaginado. Uma jornada de exploração de mitos que dá novo fôlego a uma mulher que precisa reaprender a viver.

Artistas pesquisadores: 

Tiago Therrien

Janaina Marques

Armando Praça.

Mais Informações: Clique Aqui.

Cidade Submersa

RESUMO: Um homem decide voltar para a cidade onde seus pais se conheceram, ao saber que sua mãe deixou para trás um filho quando fugiu de seu primeiro casamento. Ao chegar à antiga cidade, ele descobre que ela já não existe, pois foi transposta durante a construção de uma barragem. “Cidade Submersa” é uma série criada a partir de um roteiro original e composta por quatro capítulos de 26 minutos. Ao longo da série, acompanhamos o processo de transformação do personagem principal a partir da busca por seu irmão e dos encontros que atravessam seu caminho.

Artistas pesquisadores:

Diego Hoefel

Leonardo Mouramateus

Caroline Louise

Mais Informações: Clique Aqui.

Os Herdeiros

RESUMO: “Os Herdeiros”, anteriormente denominado “As Ruínas Circulares”. Em um edifício localizado na área nobre de Fortaleza, estranhos desaparecimentos começam a acontecer. Os aparatos de segurança que vigiam o prédio em tempo integral não conseguem impedir que moradores sumam em ambientes trancafiados a cadeados, ferrolhos ou sistemas eletrônicos. Beatriz, filha do síndico, inicia uma busca por respostas paralela a da polícia, na qual precisa lidar com forças sobrenaturais.

Artistas pesquisadores: 

Samuel Brasileiro

Natália Maia

Clara Bastos

Mais Informações: Clique Aqui.

Inferninho

RESUMO: “Inferninho” é um projeto colaborativo e autoral que visa juntar, pela primeira vez, dois coletivos artísticos de reconhecimento nacional: Alumbramento Filmes e Grupo Bagaceira de Teatro. O projeto se vale de muitas gargalhadas para revelar, aos poucos, o lado mais delicado e comovente de seus personagens. Pessoas comuns, frágeis e despreparadas para a vida. Os acontecimentos são muitos, porém insignificantes, e estão a serviço da vida interior de cada um deles. De um pequeno recinto na madrugada fortalezense, Inferninho fala para o mundo. Seus conflitos criam uma ligação direta com o espectador através da inocência e dos anseios patéticos que não assumimos. Não somos resolvidos. Estamos todos na busca por um afeto, um reconhecimento ou uma esperança. Esses dilemas são universais. Mas “Inferninho” é cearense.

Artistas pesquisadores: 

Rafael Martins de Oliveira

Charles Yuri da Silva Yamamoto

Pedro Diógenes Parente.

Mais Informações: Clique Aqui.