Escola de Formação e Criação do Ceará

João-Candido-Portinari

João Cândido Portinari realiza palestra no Porto Iracema das Artes

portinari-01

A Escola Porto Iracema das Artes recebe nesta quinta-feira (05), a palestra Cândido Portinari: do cafezal à ONU, com o filho do artista brasileiro, João Cândido Portinari. É a terceira vez que a palestra vem à Fortaleza, apresentando-se em 3 três partes: (I) a vida e obra de Portinari (1903-1962); (II) o trabalho do Projeto Portinari; (III) e sua mais recente iniciativa, o “Projeto Guerra e Paz”.

A brilhante trajetória artística de Portinari começa em um humilde povoado perdido nas imensas plantações de café do estado de São Paulo e, após legar ao país um retrato emocionado e grandioso do povo, da vida e da alma brasileira em mais de 5 mil obras. Na segunda parte é apresentado o trabalho de mais de 36 anos do Projeto Portinari, do qual João Cândido é fundador e diretor-geral, empenhado no levantamento, catalogação, pesquisa e  disponibilização da obra e vida do pintor.

A última parte focaliza o ápice de seu trabalho nos monumentais painéis “Guerra” e “Paz”, um presente do Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1956. Após os esforços do filho, a guarda dos originais  “Guerra” e “Paz” retorna durante o período 2010-2015, graças ao Projeto Portinari que trouxe a obra prima do pintor para restauro e exposição no Brasil, e em Paris. A reinauguração aconteceu depois no grande plenário da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 8 de setembro de 2015.

João Cândido Portinari

João Candido Portinari é Ph.D. pelo Massachusetts Institute of  Technology – MIT. A convite da  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro — PUC-Rio, regressou ao  Brasil, em 1966, após  dez anos no exterior, com a missão inicial de ajudar a  fundar o Departamento de Matemática da PUC-Rio. 

Em 1979, após 13 anos de atividades de  pesquisa, ensino e administração desenvolvidas tempo integral no Departamento, o Professor Portinari concebeu e implantou o Projeto Portinari, trabalho universitário de equipe  multi-disciplinar, empenhado no levantamento, catalogação, pesquisa e  disponibilização de um vasto acervo documental sobre a obra, vida e época do  pintor Cândido Portinari (1903-62).

Ao longo dos anos, coleciona várias premiações e condecorações, como: o Prêmio CLIO de História (2004); Prêmio Sérgio Milliet (2005); Prêmio Sérgio Milliet (2005); Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (2005 – IPHAN); Ordem do Mérito Cultural (2008 – título de Comendador pela Presidência da República); Medalha Antonio Olinto (2010 – União Brasileira de Escritores); Personalidade do Ano (2012 – Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA); Prêmio ABERJE (2012); Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico Nacional, do IBRAM (2014).
Serviço:
Palestra Candido Portinari: do Cafezal à ONU
Com João Candido Portinari
Dia: 5 de novembro
Horário: 19h
Local: Auditório do Porto Iracema das Artes
Aberta ao público