Escola de Formação e Criação do Ceará

expo-rotas-de-criacao_poeticas-da-existencia_artes-graficas_capa-site

Inspirados nas “Poéticas da Existência”, tema do ano no Porto Iracema, alunos realizam exposição no Rotas de Criação 2019

expo rotas de criacao poeticas da existencia artes graficas capa site
Pintura de Fernanda Barbosa.

A mostra conjunta reúne ensaios fotográficos, instalações, performances, desenhos, pinturas manuais e digitais, zines e livros de artistas que participaram dos percursos de Artes Gráficas e de Fotografia Digital

Quatro meses de formação intensa, 37 alunos e o resultado são cerca de 40 trabalhos expostos no pátio do Porto Iracema das Artes de 9 de julho até 30 de agosto. A exposição “Poéticas da Existência”, que parte do tema orientador das formações e dos eventos da Escola em 2019, reúne os trabalhos finais dos alunos dos percursos de Artes Gráficas e Fotografia Digital no Rotas de Criação 2019. A entrada é gratuita.

A mostra compila ensaios fotográficos, instalações, performances, desenhos, pinturas manuais e digitais, zines e livros de artistas dos alunos que participaram dos percursos formativos ofertados pelo Curso Básico de Artes Visuais e pelo Programa de Fotopoéticas de março a julho deste ano. A exposição estará aberta à visitação até o dia 30 de agosto de 2019.

No percurso de Artes Gráficas, que contou com 180 horas/aula, os módulos foram ministrados por Anna Mancini (Manzanna), Cecília Andrade, Lui Duarte e Otávio Rodrigues (Otas), com participação de Sabyne Cavalcanti, que abriu a formação no Navegações Estéticas. Durante o percurso, os alunos também puderam trocar experiências com profissionais e artistas de diferentes campos de atuação nas Artes Gráficas, durante a Semana Outros Gestos, ocorrida em maio, quando visitaram espaços como ateliês de artistas, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e a Escola Opa! de Design.

ponteio nervura
Trabalho “Ponteiro Nervura”, de Rafaela Teixeira de Oliveira.

Já o percurso de Fotografia Digital, também com 180 horas/aula, teve a condução das professoras Marília Oliveira e Thaís Mesquita, com participação da fotógrafa Ana Lira, nas Navegações Estéticas, abrindo a formação. Durante a Semana Para Ver o Mar, também realizada em maio de 2019, os estudantes e o público puderam trocar experiências com profissionais e artistas de diferentes campos de atuação na fotografia em aulas e debates abertos que aconteceram no auditório da Escola.

sergio ferreira
Fotocolagem de Sérgio Ferreira.

Nesta edição do Rotas de Criação, cada aluno apresenta o resultado do seu processo criativo ao longo dos percursos formativos, sempre em diálogo com o tema trabalhado pela Escola. Serão 19 alunos do Percurso de Fotografia Digital: Annanda Pereira, Beatriz Almeida, Cainan Coelho, Daniela Yara Cantillo, Eliseu Beco, Gabrielle Gomes, Jessika Barbosa, João Paulo Duarte, João Victor Santos de Castro, João Vitor Dias, Laura Carvalho, Louise Leite, Nayara da Costa, Nayra Maria, Rômulo Silveira, Sérgio Ferreira, Sidnei de Sousa, Stephannie Abreu e Tainá Cavalcante.

sidnei maia 2
Intervenção sobre imagem de Sidnei Maia.

Do percurso de Artes Gráficas, participarão 18 alunos. São eles: Cintia Giacumbo, Fernanda Barbosa, Francisco Ribeiro (Berim), Guilherme Pereira Batista, Iara Alves Cunha, Jocilone Gomes dos Santos Júnior, Letícia Carneiro, Letícia Policarpo, Lucas Comaru, Maria Angélia Batista da Silva, Mateus Florence Leoni, Pedro Igor de Oliveira, Rafaela Teixeira, Ronaldo Nogueira, Vinicius Braga Jacinto, Vitória Helen, Vitória Vasconcelos, Yatagan Sanchez.

SERVIÇO
O quê: Inspirados nas “Poéticas da Existência”, tema do ano no Porto Iracema, alunos realizam exposição no Rotas de Criação 2019
Quando: Até 30 de agosto
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 05/07/2019. Atualizada em 12/07/2019.