Inscrições

Entenda o processo seletivo dos cursos básicos clicando aqui.

 

Opções de filtro:

  • Programa “Preamar de Artes Visuais” Cursos Básicos

    Detalhes

    CONVITE PROGRAMA “PREAMAR DE ARTES VISUAIS”

     

    Convidamos você a fazer parte da quarta turma do Programa “Preamar de Artes Visuais, que tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica.

    A proposta é compor equipes de ex-alunos da escola, para se engajarem em projetos de criação e realização de ensaios, zines, instalações e outras práticas, sob a tutoria de profissionais de referência no circuito das Artes Visuais.

    Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a Preamar, referida no título do programa.

    Na área de Artes Visuais, teremos Clara Capelo, Ingra Rabelo e Waléria Américo que orientarão uma equipe formada por egressos dos percursos Artes Gráficas e Fotografia, na montagem de uma exposição como trabalho final.

    As inscrições podem ser feitas a partir do dia 03/09, e ficarão abertas até o dia 09/09, pelo site do Porto Iracema.

     

    Período de inscrição – 03/09 a 09/09

    Período de seleção – 06/09 a 09/09

    Resultado – 12/09

    Matrícula – 13 e 14/09

    Início das atividades – 17/09

     

    Abraços afetuosos!

    Formulário de Inscrições: clique no ícone da corrente

    Resultado

    Ainda não disponível.
  • Porto Marine de Imagens Cursos Básicos

    Detalhes

    No próximo dia 30 de agosto, às 19h, no auditório da Escola, a coordenação dos Cursos Básicos de Artes Visuais faz o lançamento da convocatória para o Porto Marine de Imagens – 3º Salão de Arte dos alunos do Porto Iracema das Artes. As inscrições estarão abertas de 30 de agosto a 22 de setembro de 2018. Esta será a terceira edição da mostra que pretende exibir 15 trabalhos de técnica livre de alunos e ex-alunos da Escola durante o período de 9 de outubro a 9 de novembro deste ano. As inscrições são gratuitas.

    Podem participar do processo seletivo exclusivamente alunos e ex-alunos da Escola. Cada participante pode inscrever até dois trabalhos, com o tema “Poéticas do Feminino”, e que não tenham sido premiados até a data de encerramento das inscrições. Serão contempladas 15 obras para compor a Exposição e todos os autores selecionados receberão certificado de participação. Haverá uma premiação para os três trabalhos mais pontuados, selecionados por uma comissão julgadora, dentre os 15 selecionados.

    As inscrições serão gratuitas, e realizadas somente no site do Porto Iracema. Serão aceitos trabalhos de fotografias, ilustrações, bordado, vídeo, gravura etc. O processo seletivo dos projetos se dará em duas etapas, sendo a primeira, a análise dos documentos, e a segunda, uma avaliação técnica e criativa (das obras dos) dos classificados na etapa anterior. O resultado será divulgado no dia 1º de outubro, no site na Escola.

    Confira o regulamento completo AQUI.

    Resultado

    Ainda não disponível.
  • Percurso de Iluminação com Wallace Rios Cursos Básicos

    Detalhes

    Ementa:
    Com 100 horas-aula, o percurso apresenta, discute e exercita os conceitos, técnicas e equipamentos envolvidos no processo criativo de construção da luz de espetáculos para as artes cênicas. Propõe uma experiência de realização de projeto de iluminação cênica, por meio da qual se discute a função poética e dramatúrgica da luz.

    Carga horária: 100h/a
    Vagas: 25
    Quando: 10/09 – 07/12
    Horário: 09-12h
    Onde: CCBJ e Escola Porto Iracema das Artes
    Inscrições: 22/08 – 02/09

    Seleção:

    Primeira Fase: 03/02

    Segunda Fase:

    04/09: 09h – Escola Porto Iracema das Artes
    14h30 – CCBJ

    Matrícula: 07/09
    Divulgação no site:

    Primeira fase: 03/08

    Segunda fase: 05/09

    Matrícula: 07/09

    Minibio:
    Wallace Rios é designer (Estácio / FIC), pós-graduando em Arquitetura & Lighting (IPOG). Tem formação em Artes Cênicas (CPBT, CAD, IDM) e atua como Iluminador do ICA/UFC. Realiza projetos de criação, desenvolvimento e execução de iluminação cênica para espetáculos de teatro, dança e música. Ministra oficinas e cursos livre em iluminação cênica.

    Formulário de Inscrições: clique no ícone da corrente

    Resultado

    Ainda não disponível.
  • Percurso de Figurino com Rodrigo Ferrera Cursos Básicos

    Detalhes

    Ementa:
    Com 100 horas-aula, o percurso apresenta, discute e exercita os conceitos e técnicas fundamentais da criação de figurinos para as artes cênicas. Propõe uma experiência de realização por meio da qual se discute a função poética / dramatúrgica do figurino.

    Carga horária: 100h/a
    Vagas: 25
    Quando: 10/09 – 07/12
    Horário: 14-17h
    Onde: CCBJ e Escola Porto Iracema das Artes
    Inscrições: 22/08 – 02/09

    Seleção:

    Primeira Fase: 03/02

    Segunda Fase:

    05/09: 09h – Escola Porto Iracema das Artes
    14h30 – CCBJ

    Matrícula: 07/09

    Divulgação no site:

    Primeira fase: 03/08

    Segunda fase: 06/09

    Matrícula: 07/09

    Minibio:
    Rodrigo Ferreira é Designer de Moda (Estácio / FIC), ator, cantor e figurinista. Integrante do Coletivo Artístico As Travestidas, trabalha como Drag Queen na noite de Fortaleza. Já compôs o figurino de diversos espetáculos na cidade, como Olhe Para Os Lados (CPBT / Direção Joca Andrade – 2010); Como Representar os Negros (UFC / Direção de Thiago Fortes – 2013); Ezequiel 37 (IFCE / Direção Coletiva – 2015); Três Travestis (As Travestidas / Direção de Silvero Pereira – 2016).

    Formulário de Inscrições: clique no ícone da corrente

    Resultado

    Ainda não disponível.
  • Percurso de Cenografia com Marcelo Santiago Cursos Básicos

    Detalhes

    Ementa:
    Com 50 horas-aulas, apresenta os conceitos e técnicas básicos para a criação de espaços cênicos, considerando sua função poética e dramatúrgica. Propõe uma experiência prática de criação de projeto cenográfico, discutindo as funções poéticas e dramatúrgicas do espaço cênico.
    Carga horária: 50h/a
    Vagas: 25
    Quando: 17/09- 24/10
    Horário: 18h30-21h30
    Onde: CCBJ e Escola Porto Iracema das Artes
    Inscrições: 22/08 – 02/09

    Seleção:

    Primeira Fase: 03/02

    Segunda Fase:

    10/09: 09h – Escola Porto Iracema das Artes
    14h30 – CCBJ

    Matrícula: 07/09
    Divulgação no site:

    Primeira fase: 03/08

    Segunda fase: 11 /09

    Matrícula: 14/09

    Minibio:
    Marcelo Santiago é figurinista, cenógrafo e cenotécnico. Criou e executou cenário e figurino de diversos espetáculos de teatro e dança, tais como “Elementais”, “Jangurussu” e “Koiguera”, todos da Cia EDISCA. Trabalhou também com Direção de arte e criação de cenários e figurinos para grupos musicais, entre eles as bandas “Soul Zé” e “Jonatha Dool”. Participou de vários festivais e exposições de arte e foi agraciado com diversos prêmios, entre os quais destacam-se: 1° Lugar – Instalação – 11ª Unifor Plástica – 1990; 1° Lugar – Júri Popular – Instalação – 46° Salão de Abril – 1995; Prêmio Destaque do ano de 1996 pelo cenário da peça “Batuca o Bode”e 1º Lugar – Esculturas – Salão de Abril – 2003.

    Formulário de Inscrições: clique no ícone da corrente

    Resultado

    Ainda não disponível.
  • Laboratórios de Direção / UFC Cursos Básicos

    Detalhes

    Com: Carolina Vieira

    Seleção em parceira Porto Iracema / ICA – UFC. Os selecionados participarão como atores da disciplina Laboratórios de Direção 2018.2do curso de Licenciatura em Teatro.

    O componente curricular Laboratórios de Direção, ministrado pela profa. Carolina Vieira, foca habilidades e competências artísticas e técnicas envolvidas na realização do espetáculo teatral enquanto linguagem específica. Os principais elementos trabalhados são: ator, espaço, público, tempo e texto. Utiliza-se da metodologia do ensino por situação-problema, ou seja, da resolução de exercícios práticos de direção teatral com base em texto dramático, intercalados com aulas expositivas e dialogadas.

    Carga horária: 48h/a
    Período: 11 de agosto à 29 de nivembro de 2018
    Horário: terças e quintas de 18h30 às 21h30
    Pré-requisitos:
    – Idade mínima de 16 anos
    – Ensino Fundamental completo
    – Experiência / formação em interpretação para teatro
    Público alvo:
    Estudantes de Teatro (ensino superior ou cursos livres)

    Número de vagas: 20 vagas
    Período de inscrições: 13– 31/08
    Processo seletivo:
    – Primeira Etapa/Análise das fichas: 03/09
    – Segunda Etapa/Entrevista: 04/09, 18h30
    -Terceria Etapa/Oficina: 06/09, 18h30
    Divulgação do resultado no site da escola:
    – Primeira Etapa: 03/09
    – Segunda Etapa: 05/09
    – Terceria Etapa: 07/09

    Carolina Vieira é Diretora Teatral e Professora Adjunta do curso de Teatro-licenciatura do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC). Doutora em Educação (FACED/UFC), Mestre em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), Especialista em Gestão Cultural (EAD/SENAC-SP), Bacharel em Direção Teatral (UFBA). Coordenadora de área PIBID-Teatro (UFC) em duas gestões. Coordenadora do Projeto de pesquisa: Ensino e aprendizagem em direção teatral; e do Projeto de extensão: Ateliê do Iprede – experiência e educação estética no terceiro setor.

    * A terceira etapa do processo seletivo visa apresentar a metodologia de trabalho aos interessados para que, a partir desta vivência, eles possam decidir melhor sobre sua participação no curso. Nesta etapa faremos uma oficina com duração de 4 horas na qual criaremos cenas a partir de alguns exercícios propostos no curso.

    Resultado

    Ainda não disponível.
  • Oficina Bonecos Articulados em Miniatura com Genifer Gerhardt Cursos Básicos

    Detalhes

    Nos dias 27, 28 e 30 de agosto, no ateliê da escola Porto Iracema, acontece a oficina “Bonecos Articulados em Miniatura” com a palhaça, bonequeira e professora de teatro, Genifer Gerhardt. Com carga horária de 15 horas e aberta para artistas e interessados na arte dos bonecos, as inscrições para seleção ocorrerão entre os dias 06 a 13 de agosto, AQUI. Os candidatos selecionados participaram da segunda etapa do processo seletivo nos dias 20 a 24 de agosto.

    O curso tem o intuito de introduzir o estudo na miniatura passando pelo conhecimento em volta do menor teatro do mundo (o Teatro Lambe-Lambe), das poéticas propostas por Bachelard chegando a possibilidades de utilização de miniaturas de vídeos como stop-motion e animação em tempo real e também por meio de jogos e modelagens com massas.O objetivo do curso é estimular os alunos a experimentar a criação, confecção e animação de bonecos minúsculos, reconhecendo no universo de cada participante uma fonte infinita de criação ao explorar diferentes vertentes artísticas.

    Genifer Gerhardt
    Genifer Gerhardt Siqueira Dimpério é palhaça, bonequeira e professora de teatro. Nascida em Santa Cruz do Sul /RS, é formada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (2005 a 2008). Apresentou-se e realizou trocas culturais (2009) em povoados da Bahia ao Rio Grande do Sul com seus dois espetáculos: “Gringa Errante” e “Mundo Miúdo”. Neste projeto andou sozinha de mochilão do Nordeste ao Sul do Brasil por mais de 4 mil quilômetros durante 73 dias, a trocar, conhecer as culturas, as atividades e as sabedorias dos habitantes dos povoados.
    Em 2014 lançou o “Brasil Pequeno Itinerante” com a mesma proposta de apresentação com bonecos em miniatura, mas agora a contar diferentes histórias nas ruas e espaços públicos. Ainda em 2014 foi premiada pelo projeto “Brasil Pequeno Itinerante” – um retorno às povoações visitadas em 2009 – Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014. Pelo prêmio viajou do Sul ao Nordeste (Bahia). O percurso motivou a ampliação das histórias contadas em “Brasil Pequeno Itinerante” e a publicação de um livro, “brasil pequeno”, o segundo de Genifer. Publicado pela Editora Libretos (Porto Alegre/2017) o livro traz relatos das viagens pelo Brasil e fotos dos bonecos feitos a partir dos encontros. O primeiro livro, “TIMTIM – um filho, uma mãe, dois nascimentos”, encontra-se esgotado, publicação independente.

    SERVIÇO

    O quê: Oficina Bonecos Articulados em Miniatura com Genifer Gerhardt

    Quando: 27, 28 e 30 de agosto

    9h às 12h e 14h às 17h (27/08)
    14h às 17h (28/07)
    9h às 12h e de 14h às 17h (30/08)

    Inscrições: 06 a 19 de agosto AQUI

    Gratuito

    Resultado

    Ainda não disponível.
  • Workshop com curadora Rosely Nakagawa Cursos Básicos

    Detalhes

    Abertas inscrições para workshop com curadora Rosely Nakagawa

    Além do curso, ela ministra a aula aberta “A imagem, o substantivo e o adjetivo”, no dia 31 de agosto, no auditório do Porto

    O Porto Iracema das Artes abre inscrições, de 30 de julho a 12 de agosto, para o workshop “A fotografia, a imagem, a palavra”, com a arquiteta e curadora Rosely Nakagawa. A formação, que será ministrada nos dias 29 e 30 de julho, das 17 às 21h, propõe analisar as diversas camadas da imagem e a forma como sua estrutura gráfica e fotográfica constrói significados, dentro de um processo de edição. Serão ofertadas 15 vagas e o curso é gratuito.

    Entre os pré-requisitos para fazer o workshop, é preciso ter ensino fundamental completo, mais de 16 anos e experiência com fotografia. Além disso, o candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, projeto fotográfico autoral com 10 fotos e um texto com até 500 caracteres com informações sobre o projeto.

    A primeira etapa da seleção acontece de 13 a 20 de agosto, com divulgação do resultado preliminar em 20 de agosto. A segunda fase, que consiste em entrevista com os candidatos pré-selecionados, será de 21 a 24 de agosto. A lista final dos selecionados será divulgada no dia 27 de agosto, no site do Porto.

    Masterclass

    Além da formação, Rosely ministrará no dia 31 de agosto a masterclass ““A imagem, o substantivo e o adjetivo”, no auditório da escola Porto Iracema das Artes. No exercício criativo e no processo de desenvolvimento de um discurso escrito, as relações entre a palavra, a frase e o texto se assemelham à construção do discurso visual. Como essas relações são articuladas e relacionadas? A construção do discurso através da imagem não deixa de obedecer a alguns códigos de comunicação dentro do qual moldamos nossa percepção. É a partir desse mote que a curadora fará sua aula.

    A atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, aberta a todos os interessados.

    Sobre Rosely Nakagawa

    Rosely Nakagawa é curadora e arquiteta. É graduada em Arquitetura pela FAU-USP em 1977. Fez especialização em Museologia pela USP em 1978/80 e em Comunicação e Semiótica pela PUC SP em 2005. Rosely desenvolveu atividades de curadoria em diversos espaços e galerias, entre eles o Armazém Cultural 11, a FNAC Brasil, a Casa da Fotografia FUJI, o Festival de mídia eletrônica VideoBrasil, o Senac Escola de Comunicações e Artes, Núcleo Amigos da Fotografia NAFOTO, e no Seminário Internacional da Fotografia. É membro da Rede Nacional de Produtores de Fotografia, do Conselho do Paraty em Foco, do Instituto Choque Cultural SP, do Conselho Curador do Centro Cultural Memorial da Cultura Cearense CE e do Conselho da Associação Cultural Videobrasil SP. Rosely também foi responsável pela edição de vários livros de fotografia.

    Serviço

    O quê: Abertas inscrições para workshop com curadora Rosely Nakagawa

    Quando: De 30 de julho a 12 de agosto 

    Período do workshop: dias 29 e 30 de julho, das 17 às 21h

    Masterclass: Dia 31 de agosto, às 19h

    Onde: Ateliê e auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

     

    Formulário de Inscrições: clique no ícone da corrente

    Resultado

    Ainda não disponível.
  • Oficina de Harmonia Aplicada com Ananias Gois Laboratórios

    Detalhes

    Uma das atividades formativas da programação de aniversário do Porto Iracema das Artes, que em 2018 celebra 5 anos, no dia 22 de agosto acontece a “Oficina de Harmonia aplicada”, na sala de música da Escola, das 14 horas às 17 horas. A formação será ministrada por Ananias Gois, baixista, produtor e compositor, ex-integrante do Laboratório de Música em 2015.

    Levando em conta que os músicos precisam de algo a mais do que a técnica e a criatividade para dominar o seu instrumento, a formação tem o propósito de fazer uma imersão no campo da harmonia aplicada de tal forma que os alunos possam conhecer e aprofundar em pontos-chave da teoria musical, que vão desde a escuta ao improviso de jazz.

     

    Serviço

    O quê: “Oficina de Harmonia Aplicada”, com Ananias Gois

    Quando: 22 agosto, das 14 horas às 17 horas

    Onde: Sala de música do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

    Processo Seletivo:

    Inscrições de 30 de julho a 15 de agosto pelo site: http://www. portoiracemadasartes.org.br/ inscricoes/

    Formulário de Inscrições: clique no ícone da corrente

    Resultado

    Ainda não disponível.