Escola de Formação e Criação do Ceará

Oficina “Corpo Multifacetado”, com Ana Cristina Colla, do Teatro LUME

corpomultifacetado_flyers_CRIS_COLLA

O Laboratório de Pesquisa Teatral promove a Oficina “Corpo Multifacetado”, com Ana Cristina Colla, que fará parte da primeira tutoria do projeto “TrasOhno”, do Coletivo As Travestidas. A vivência acontece de 04 a 08 de Julho, no Salão de Criação do Cena 15. Já as inscrições podem realizadas até 24 de junho (as inscrições poderão ser encerradas antes do dia 24, caso o número de inscritos atinja 05 vezes o número de vagas). Serão ofertadas 12 vagas. Os pré-requisitos são: maior de 16 anos; atores, bailarinos ou performers.

Sobre a oficina:

O LUME bebeu de várias fontes de trabalhos práticos orientais, cujos elementos foram reestruturados para o trabalho desenvolvido pelo grupo, passando a compor o treinamento técnico dos atores. O foco desta oficina será a transmissão desses elementos técnicos híbridos que rompem a fronteira entre a dança e o teatro.

Mergulharemos no corpo como agente central, multifacetado, seja ele corpo concreto, cuja musculatura necessita de alongamento, força, segmentação, enraizamento, seja ele corpo imagético, capaz de materializar diferentes qualidades de vibração, na busca de uma expressividade pessoal.

 

Conheça: https://www.youtube.com/watch?v=eT7tNkpmEmI

 

Ministrante: Ana Cristina Colla (LUME)

Ana Cristina Colla é atriz, diretora e pesquisadora, integrante do LUME Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP. Doutora em Artes pela Unicamp (2010), graduada em Artes Cênicas (1993) e mestre em Artes (2003), todos pela mesma universidade. No LUME desenvolve pesquisas na codificação, sistematização e teatralização de técnicas corpóreas e vocais não ­interpretativas do ator dentro de três linhas mestras de trabalho: o Clown e a Utilização Cômica do Corpo, a Mímesis Corpórea e a Dança Pessoal, além do desenvolvimento de uma metodologia de treinamento técnico ­corpóreo ­vocal cotidiano e a sua transmissão.

Desenvolveu vários projetos de pesquisa sobre a relação entre a Dança Pessoal e o Butoh, participando de intercâmbios com importantes mestres do Butoh, como Tadashi Endo (Japão), Anzu Furukawa (Japão) e Natsu Nakajima (Japão). Participa como atriz nos seguintes espetáculos do LUME: Parada de Rua (1995…), Café com Queijo (1999…), Um Dia… (2000…), Shi­zen, 7 Cuias (2003…), O que seria de nós sem as coisas que não existem (2006…), Você (2009…), Os Bem Intencionados (2012) e Ser Estando Mulheres (2013). É autora dos livros “Da minha janela vejo… ­ Relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no LUME” (2006, HUCITEC ­ Fapesp) e “Caminhante, não há caminho. Só rastros” (2013, Ed. Perspectiva ­ Fapesp) e é colaboradora permanente da revista do Lume.

Dirigiu os espetáculos “Espiral ­ Brinquedo Meu”, com o ator ­músico Helder Vasconcelos; “Gaiola de Moscas”, com o grupo Peleja; e “Alphonsus”, com a atriz do Lume Raquel Scotti Hirson.

INSCREVA-SE, CLIQUE AQUI

INFORMAÇÕES GERAIS:

Período da oficina: de 04 a 08 de julho de 2016

Horário: 14h às 18h

Local: Salão de Criação – Cena 15

Inscrições: de 15 a 24 de junho (as inscrições poderão ser encerradas antes do dia 24, caso o número de inscritos atinja 05 vezes o número de vagas)

Número de participantes: 12

Pré requisitos: maiores de 16 anos; atores, bailarinos ou performers.