Inauguração da sala de dança Flávio Sampaio acontece no dia 17 de outubro

Homenagem é uma iniciativa do Instituto Dragão do Mar, e integra a programação de 20 anos do Colégio de Dança do Ceará

A sala de dança do Porto Iracema das Artes, localizada no Porto Dragão, será batizada com o nome do bailarino, coreógrafo e professor Flávio Sampaio, artista de trajetória reconhecida internacionalmente e autor de grandes contribuições para a dança cearense. A cerimônia de inauguração acontece na próxima quinta-feira, 17, às 17h, no Porto Dragão, agência de projetos artísticos e produtora de conteúdo do Instituto Dragão do Mar.

Participarão do evento a coreógrafa e professora Andrea Bardawil e o bailarino e professor Ernesto Gadelha, outros grandes nomes da dança com trajetórias que se entrecruzam, em alguma medida, com a de Flávio Sampaio. A cerimônia integra a programação comemorativa aos 20 anos do Colégio de Dança do Ceará, instituição que Flávio ocupou como primeiro diretor. Também no Estado, Flávio dirigiu a Escola de Dança de Paracuru, a Paracuru Cia. de Dança e o Curso Técnico em Dança do Ceará, ocupando diversas outras responsabilidades em instituições nacionais e internacionais.

Sobre Flávio Sampaio

Envolvido com o teatro desde os anos 1970, acumula 49 anos de experiências no palco e 35 anos no ensino da dança. Aluno do Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará, foi um dos fundadores do Grupo Grita de Teatro; faz participação no filme “O Homem de Papel”, do diretor Carlos Coimbra; estudou metodologia Vaganova com Nina Sperantskaya, bailarina principal do Ballet Bolshoi, e Andrey Smirnov, professor da Escola Coreográfica de Moscou.

Como bailarino, passou pelo Teatro Guaíra de Curitiba e pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde também foi professor do Corpo de Ballet. Lecionou ainda na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, no Curso de Dança da UniverCidade-RJ e em diversas companhias do Brasil, Polônia, Alemanha, Suíça, França, Portugal e Cabo Verde.

Coordenador do Curso de Dança da Universidade Gama Filho, Flávio também foi diretor do Colégio de Dança do Ceará, coordenador do Curso Técnico em Dança do Ceará e assistente do curador Ismael Ivo no projeto “Archenalle della Danza”, da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Veneza. É o idealizador do “Projeto Dançar Paracuru”, que reúne a Escola de Dança de Paracuru, a Mostra Paracuru de Dança e a Paracuru Cia. de Dança.

Sua biografia inclui ainda a autoria dos livros “Ballet Essencial” e “Balé Passo a Passo”, sobre o ensino da dança clássica, e a co-autoria de “Ceará de Corpo e Alma” e “Lições de Dança”. Foi consultor artístico do Ministério da Cultura de Cabo Verde para a criação do Cabo Verde Ballet Nacional e da Escola Nacional de Dança de Cabo Verde. Recebeu da Fundação Itaú Cultural o prêmio Rumos Educação 2011\2012.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Inauguração da sala de dança Flávio Sampaio
Quando: Quinta-feira, 17 de outubro, às 17h
Onde: Porto Dragão (Rua Bóris, 90, Praia de Iracema)

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 11/10/2019